Durante a manhã desta quarta-feira (2), a Huawei realizou um evento para apresentar o seu novo sistema operacional HarmonyOS e sua nova linha de produtos integrados. Entre eles, estão o Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro, os novos smartwatches da gigante chinesa que além do novo software, carregam a tecnologia para conectividade 4G.

Eles são os primeiros relógios inteligentes a sair da caixa rodando o HarmonyOS de forma nativa, com diversos recursos e watchfaces especiais. Outro destaque está na bateria, que segundo a Huawei, pode durar mais de 20 dias na versão Pro.

Vídeo incorporado do YouTube

Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro

Huawei Watch 3. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Huawei Watch 3. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Começando pelo design dos dispositivos, os novos Huawei Watch 3 e 3 Pro adotam o padrão circular que exibe uma acabamento elegante feito em aço inoxidável, e pulseira de mesmo material, além de opções de silicone e outro material emborrachado. Eles também possuem uma coroa giratória na lateral para controlar o relógio, assim como um botão de comando na lateral oposta.

Ambos são equipados com uma tela OLED de 1,43 polegadas com taxa de atualização de 60Hz e alimentados pelo chipset Kirin. As funções em si não apresentam nenhuma grande novidade, já que assim como seus antecessores, eles trazem monitoramento de oxigênio no sangue (Sp02), monitoramento dos batimentos cardíacos e de sono. Eles também suportam diversos esportes e atividades físicas que vão desde caminhada, corrida, ciclismo ao ar livre, bicicleta ergonômica, dança e assim por diante.

Padrão circular do Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Padrão circular do Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro. (Imagem: Reprodução / Huawei)

A grande novidade é tecnologia eSIM, algo que proporciona o acesso à rede 4G, tornando o relógio como único equipamento necessário para atender e realizar chamadas, sincronizar dados de aplicativos e aproveitar o uso da rede em conjunto com o GPS. Durante o evento, a empresa destacou a parceria com algumas operadoras chinesas, mas não sabemos se esse recurso pode ser útil fora da China, se os relógios foram lançados em outras regiões.

A grande questão de ter um relógio que possui suporte ao 4G é o alto consumo de bateria. Na apresentação dos produtos a empresa não revelou a capacidade de bateria de cada modelo, mas destacou a autonomia de até 3 dias com a rede ativada no modelo Huawei Watch 3 e até 5 dias na variante Pro. Com o 4G desativado, a bateria pode fornecer energia por até 14 e 21 dias, respectivamente.

O grande destaque nesses novos smartwatches fica por conta do HarmonyOS, sistema que se parece muito com o antigo LiteOS, mas que oferece maior versatilidade e integração entre diversos dispositivos, além de funções serem exibidas no formato de ícones, o que pode ser controlado facilmente pela coroa.

Preço e disponibilidade

As vendas na China começam em 11 de junho. (Imagem: Reprodução / Huawei)
As vendas na China começam em 11 de junho. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Em território chinês, as vendas dos dois novos relógios começam a partir do dia 11 de junho. Abaixo estão os preços oficiais, convertidos pelo Oficina da Net para o real brasileiro, levando em consideração o valor do câmbio atual. De qualquer forma, não existe nenhuma informação sobre a chegada deles a outras regiões do mundo, o que inclui o Brasil.

  • Huawei Watch 3 - 2.599 yuans (~R$ 2.070)
  • Huawei Watch 3 Pro - 3.299 yuans (~R$ 2.630)