Em época de pandemia, a procura por um bom smartwatch cresceu significativamente, muito por conta dos recursos que vêm integrado neste tipo de dispositivo. O sensor que mede frequência cardíaca e o que mede a saturação do sangue tornaram-se indispensáveis em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

É verdade que essas funções do relógio nem sempre são tão precisas e por causa disso, até mesmo os fabricantes alertam os usuários a não considerar essas informações como acompanhamento médico. Porém, ter um smartwatch que dispõe dessas funções nativamente ajudam e muito qualquer tipo de usuário. Um desses dispositivos é Mibro Color, fabricado por uma empresa que faz parte do grupo Xiaomi, possui preço acessível e diversas funções interessantes.

Se você está pensando em adquirir um smartwatch baratinho mas que seja de boa qualidade, esta análise sobre o Xiaomi Mibro Color deve te ajudar. O produto está em nossas mãos há aproximadamente duas semanas e agora podemos julgá-lo de acordo com essas impressões. Vamos ver o que ele tem a nos oferecer?

Especificações do Xiaomi Mibro Color

O que vem na caixa?
O que vem na caixa?

O que vem na caixa?

  • Smartwatch Xiaomi Mibro Color;
  • Cabo magnético para carregamento;
  • Manual de instruções.

Design e construção

Xioami Mibro Color.
Xiaomi Mibro Color.

O Xiaomi Mibro Color tem uma tela retangular de 1,7 polegadas de tipo TFT-LCD e resolução HD (240 x 240 pixels). Essa configuração exibe uma imagem bem nítida em comparação com diversos modelos de relógios inteligentes do mercado, principalmente os que têm baixo custo.

Boa parte de seu corpo é fabricado em metal, mas também existem acabamentos em plástico. O seu visual é elegante, com bordas na tela rampeadas para fora e alguns detalhes modestos que integram simplicidade. Para acionamento da tela, há um botão instalado na lateral do dispositivo.

Xiaomi Mibro Color.
Xiaomi Mibro Color.

As pulseiras são feitas de silicone líquido e ABS, entregam bastante conforto e são facilmente removíveis por meio de uma trava. Para quem gosta de personalização, vale lembrar que as pulseiras do Mibro Color possuem 20 mm, podendo encontrar outros modelos com desenhos, relevos e cores diferentes sem maiores dificuldades.

Funções

As funções são exibidas em ícones e não em lista como a maioria dos smartwatches.
As funções são exibidas em ícones e não em lista como a maioria dos smartwatches.

O fator crucial para escolher um relógio é a disponibilidade de funções extras, recursos que melhoram a experiência do usuário e oferecem versatilidade, especialmente pela sua faixa de preço. As funções do Mibro Color incluem;

  • Monitoramento de batimentos cardíacos (frequencímetro);
  • Monitoramento em esportes e atividades físicas;
  • Monitoramento de saturação no sangue (SpO2);
  • Monitoramento de passos (pedômetro);
  • Monitoramento de pressão do ar (barômetro);
  • Monitoramento de Sono (acelerômetro);
  • Relaxamento com guia de respiração;
  • Temporizador;
  • Acompanhamento de clima e previsão do tempo;
  • Acompanhamento de notificações do celular;
  • Aceitar e recusar chamadas;
  • Controle de Música;
  • Cronômetro;
  • Calculadora.

Algumas dessas funções são básicas e podem ser encontradas em praticamente qualquer modelo de smartwatch no mercado. O Controle de Música funciona perfeitamente com qualquer um dos reprodutores de música, desde que esteja conectado com o celular por meio do aplicativo Mibro Fit. Porém, o nome da música que está sendo reproduzida não aparece na tela do relógio.

Podemos destacar também a possibilidade de aceitar e recusar chamadas, ler mensagens das redes sociais ou SMS, disparar fotos no celular por meio do relógio e ainda a Calculadora integrada nativamente no dispositivo. Para determinados tipos de usuários, isso pode ser significativamente interessante.

Monitor de batimentos cardíacos em ação.
Monitor de batimentos cardíacos em ação.

O modo Treino agrega pelo menos 15 tipos de esportes e atividades físicas, o que inclui Corrida Interna, Corrida ao Ar Livre, Ciclismo, Ciclismo ao Ar Livre, Caminhada, Futebol, Badminton, Tênis, Basquete, Máquina Elíptica, Yoga, A pé e Treino Livre. Como todo relógio chinês, a tradução desses esportes podem não ser exatamente como conhecemos no Brasil.

Nas Configurações do Mibro Color podemos regular o nível de brilho da tela, tempo de desligamento da tela, ativar o acionamento do relógio por meio do movimento do pulso, ativar o modo Não Perturbe, ativar ou desativar a Vibração, escolher o idioma, conectar ao smartphone, restaurar para os padrões de fábrica, desligar o relógio ou reiniciá-lo.

Os gestos do relógio se resume no seguinte: ao apertar o botão lateral, a tela é acionada e então você pode deslizar para baixo para acessar o painel de configurações rápidas, deslizar para cima para visualizar as notificações, deslizar para a direita para visualizar os serviços que você preferir personalizar, como Batimentos Cardíacos, Temporizador, Clima etc, e deslizar para a esquerda para abrir as funções recentes.

Aplicativo e personalização

O aplicativo para gerenciar o Mibro Color é o Mibro Fit, disponível para Android e iOS. Nele, é possível acompanhar de forma mais detalhada todos os recursos de monitoramento, como sono, oxigenação no sangue, batimentos cardíacos, queima de calorias, além da criação de uma conta na plataforma da empresa e configuração de alarme, funcionalidades e personalização.

Interface do aplicativo Mibro Fit.
Interface do aplicativo Mibro Fit.

Falando em personalização, vale ressaltar que o Mibro Color conta com uma vasta lista de watchfaces, garantindo uma melhor experiência para quem costuma enjoar das poucas telas que a maioria dos relógios oferecem. Pelo aplicativo você conta com aproximadamente 70 modelos de watchfaces e a possibilidade de inserir uma foto de sua preferência, o que aumenta a personalização para infinitas possibilidades.

Bateria e resistência a água

A bateria do relógio é outro ponto extremamente importante para quem procura um bom smartwatch, até porque é muito ruim ter que ficar espetando o dispositivo na tomada quase que todo dia. O Mibro Color possui uma bateria de 270 mAh que segundo a fabricante, entrega autonomia de até 7 dias. Com configurações de baixo brilho, baixo de nível de vibração e controle de acionamento pelo movimento do pulso desativado, consegui usar o smartwatch por 11 dias consecutivos, até precisar recarregá-lo novamente.

Além disso, contar com um relógio resistente à água é outro fator importante, pois aprimora a experiência do usuário que pode ficar despreocupado em utilizá-lo para mergulhar em piscinas, tomar banho ou simplesmente estar com ele na rua em um dia chuvoso. Graças a certificação 5ATM, a Xiaomi garante que o Mibro Color pode ser submerso em até 5 metros de profundidade por até 10 minutos.

Pontos positivos

Os destaques do Xiaomi Mibro Color ficam justamente por conta da variedade de opções de personalização, como muitos modelos de watchfaces. Para o meu caso especificamente, esse é um ponto extremamente positivo.

Existem quase 70 watchfaces para personalizar a interface do relógio.
Existem quase 70 watchfaces para personalizar a interface do relógio.

Também destaco a presença da Calculadora de forma nativa dentre os recursos do relógio. Isso facilita a vida do usuário por colocar à disposição um serviço essencial, mas sem precisar estar com o celular por perto a todo instante.

Dentre muitos pontos positivos do Mibro Color, vale a pena destacar a boa autonomia da bateria. Assim como muitos usuários, eu prefiro ter um relógio que dure pelo menos uma semana de bateria até que seja preciso recarregá-lo novamente. A Xiaomi garante uma autonomia de exatos 7 dias, mas foi estendido para 11 dias graças a limitação de diversas funções. Esse com certeza é um excelente ponto positivo!

Pontos negativos

Durante todos os testes de uso que executamos, encontramos pelo menos três tipos de pontos negativos. O primeiro está relacionado a tela, que embora seja nítida, com uma resolução extraordinariamente bonita, não possui um alta sensibilidade ao toque. Às vezes é preciso pressionar o dedo por duas ou até três vezes para conseguir realizar o que deseja.

Além disso, apontamos outra falha para o pedômetro, sensor que promete contar os passos que o usuário dá durante o dia. Sabemos que a própria fabricante alerta contra a imprecisão deste e de outros sensores, mas este em específico vai além do que é tolerável. Às vezes ele contabiliza passos demais e outros menos.

Certa manhã eu me levantei da cama, fui ao banheiro e em seguida para o meu escritório que fica dentro de casa. Esse trajeto que levou aproximadamente 5 minutos contabilizou 240 passos. Talvez você pense que eu estava correndo ou que eu moro em uma mansão - lhe garanto que este não é o caso. Infelizmente, a falha se repete por diversas vezes do dia.

Outra surpresa negativa é não poder utilizar o relógio fora de casa sem a necessidade de levar o smartphone, caso queira monitorar sua rota e distância percorrida, por exemplo. Isso acontece porque o Mibro Color não possui GPS embutido, o que o coloca atrás de outros modelos de mesma faixa de preço. Além disso, vale lembrar que ele não conta com suporte ao Strava.

Concorrentes

Veja dois concorrentes que podem bater de frente com o Xiaomi MiBro Color.

Honor Band 5

Vídeo incorporado do YouTube

Já testado pelo Oficina da Net, a Honor Band 5 é uma smartband, pulseira inteligente que integra diversos recursos interessantes, muitos deles aos quais estão presentes no Mibro Color. A Honor Band 5 também pode monitorar o sono, batimentos cardíacos, saturação sanguínea, contagem de passos, além de outros recursos.

Como um modelo de 2019, ele ganhou um selo Super Indico para quem procura um smartwatch ou smartband barato. Vale lembrar que já temos a Honor Band 6, anunciada no começo deste ano, e que em breve também aparecerá por aqui.

Blulory Glifo 5 Pro

Smartwatch Blulory Glifo 5 Pro.
Smartwatch Blulory Glifo 5 Pro.

Esse smartwatch é fabricado por uma empresa ainda pouco conhecida no Brasil, mas nós trouxemos ele em um conteúdo exclusivo aqui no Oficina da Net, e os testes foram bem impressionantes. Podemos destacar que, embora seja um modelo barato, ele conta com funções de monitoramento de batimentos cardíacos, contagem de passos e bateria que durou incríveis 16 dias.

Em comparação com o Mibro Color, o Glifo 5 Pro não conta com tantas opções de personalização, mas possui GPS embutido e compatibilidade com o Strava, por praticamente a mesma faixa de preço.

Afinal, vale a pena?

Depois de analisar todos os fatores que o Xiaomi Mibro Color tem a oferecer e até compará-lo com outros concorrentes de mercado, pode ser que você se pergunte se ele realmente vale a pena. Bem, podemos afirmar que sim.

Embora o produto não esteja oficialmente disponível no Brasil, o Xiaomi Mibro Color tem recursos bem condizentes com sua faixa de preço e pode garantir até agradáveis surpresas. Na AliExpress, loja internacional que nos enviou o relógio, ele está custando aproximadamente R$ 220. Mesmo com a ausência de NFC, GPS e Strava, nesta faixa de preço ele pode garantir muitas funções oportunas, como o monitoramento de oxigênio no sangue.

Esta oportunidade pode ficar ainda melhor, já que a loja nos concedeu um desconto exclusivo para quem utilizar o cupom MIBROCOLORZ. Basta acessar esse link e inserir o cupom de desconto para o Xiaomi Mibro Color sair custando R$ 195. Vale lembrar que ele é um produto importado, e por isso é possível que ele seja taxado na alfândega. Não existe uma regra específica sobre essa possibilidade, mas é bom estar ciente disso.

Resumindo, se você está procurando um smartwatch barato, e não liga de precisar sair para atividades externas acompanhado de seu celular, o Mibro Color da Xiaomi é uma excelente recomendação. Gostei muito do produto, e dentre os de mesma categoria que já testei, ele é com certeza um dos melhores. Minha nota para ele é 8.7.