O Blulory Glifo 5 Pro é um relógio apropriado para atividades físicas e foi lançado na China durante o final do ano passado. Hoje, com o produto em mãos, trazemos um review para mostrar o que ele tem de melhor no quesito de funcionalidades, o que fica ainda mais completo por apresentar um excelente custo benefício.

Além disso, o dispositivo mostra um grande potencial da Blulory, empresa que costumava utilizar suas instalações para produzir produtos para outras gigantes do mercado chinês, e atualmente, em um tempo relativamente recente, decidiu produzir e comercializar seus próprios produtos.

Então sem mais delongas, vamos ao review!

Blulory Glifo 5 Pro

Itens que vem junto do smartwatch Blulory Glifo 5 Pro. (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)
Itens que vem junto do smartwatch Blulory Glifo 5 Pro. (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)

O que vem na caixa?

  • Smartwatch Blulory Glifo 5 Pro;
  • Cabo magnético para carregamento;
  • Pulseira de silicone adicional;
  • Manual de instruções.

Design e construção

Apesar de não ser uma marca muito conhecida no Brasil, podemos perceber que a Blulory construiu esse smartwatch com a maior precisão possível. Não encontramos nenhuma falha em seu acabamento, como uma possível rebarba de plástico ou alguma parte mal encaixada, por exemplo. Na verdade, esse foi um dos principais pontos que me chamou a atenção, que por sinal, tem um design que lembra muito os modelos de relógios da Apple.

Outro ponto forte do Glifo 5 Pro é a tela, que apresenta um painel TFT-LCD colorido de 1,3 polegadas totalmente responsivo, e embora a fabricante não deixe bem claro quais são as suas especificações técnicas, é possível perceber que o display conta com DPI muito alto, o que nos ajuda ter a sensação de um relógio premium, sem nenhum pixel visível. Além disso, o painel aparenta ser bem resistente contra quedas e arranhões, graças a uma espécie de proteção de vidro plástico bem estruturada.

Smartwatch Glifo 5 Pro.  (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)
Smartwatch Glifo 5 Pro. (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)

Além disso, o relógio conta com dois modelos de pulseiras feitas em silicone, com um leve relevo vertical, onde exibe um detalhe de acordo com a cor que você escolher. Atualmente, o Glifo 5 Pro pode ser encontrado com as pulseiras nas cores; preto e vermelho; preto e rosa; preto e verde.

Funções

O Glifo 5 Pro possui suporte para o idioma português, o que facilita e muito o seu uso no dia a dia e apresenta uma iniciativa da fabricante de atingir o mercado brasileiro, mas que em alguns momentos, pode ser que você não entenda bem o que ele quer dizer. Mas não é nada grave, na verdade, isso fica mais evidente no aplicativo do relógio, que embora esteja selecionado no idioma português, em uma aba ou outra apresenta alguma informação em outra língua diferente. Isso deve ser aprimorado a medida que a fabricante fique mais evidente no mercado brasileiro.

No modo "Treino", temos oito opções de atividades físicas;

  • Corrida Externa;
  • Corrida Interna;
  • Caminhada externa;
  • Ciclismo externo;
  • Ciclismo interno;
  • Críquete (esporte parecido com basebol);
  • Natação em piscina;
  • Natação em águas abertas.

Os esportes que podem ser praticados na área externa carregam a possibilidade de serem monitorados em tempo real graças ao GPS embutido no Glifo 5 Pro, e sem a necessidade de acompanhar o seu celular no momento da atividade. Esse pode ser um fator crucial na hora de comprar um smartwatch, já que muitos usuários costumam utilizar o acessório para monitoramento de atividades físicas. Além do GPS, o Glifo 5 Pro fica ainda melhor graças a compatibilidade com Strava, um dos principais aplicativos disponíveis para esse propósito, e que nem todos os relógios de grandes fabricantes do mercado contam com essa funcionalidade.

As demais funções disponíveis no relógio estão relacionadas à "Alarme", "Temporizador", "Registro de Treinos", "Meteorologia", "Controle de Música" e "Relaxamento", opção que dá algumas instruções com técnicas de respiração para relaxar os nervos. Além disso, também é possível monitorar os batimentos cardíacos e acompanhar seu histórico, tanto pelo relógio, como pelo aplicativo. O mesmo se aplica para o monitor de sono, que contabiliza os momentos de sono leve e profundo durante a noite.

Batimentos cardíacos podem ser acompanhados em tempo real pelo relógio e aplicativo. (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)
Batimentos cardíacos podem ser acompanhados em tempo real pelo relógio e aplicativo. (Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net)

Infelizmente não há a possibilidade de guardar suas músicas na memória interna do smartwatch, mas é possível controlar a reprodução com qualquer aplicativo padrão que você costuma usar, desde que esteja conectado com o seu celular via Bluetooth. Tentamos com Spotify, Google Play Música e o reprodutor nativo do Android, todos compatíveis com o Glifo 5 Pro.

Outro ponto que ainda pode ser melhorado, é que existe um número bem limitado de watch faces, com apenas três opções disponíveis nativamente no próprio relógio, mais sete opções da nuvem disponíveis no aplicativo. É importante lembrar que também existe a opção de configurar uma foto da sua Galeria como papel de parede do relógio.

Bateria e resistência a água

Dois pontos fortes do aparelho do Glifo 5 Pro estão relacionados a bateria e resistência à água. Falando primeiramente do ponto energético, podemos afirmar que esse relógio possui um baixíssimo consumo de energia.

Esse com certeza é um outro fator importante na hora de escolher um smartwatch. Acredito que assim como eu, você não deve achar interessante ter que recarregar o seu relógio constantemente, mas o Glifo 5 Pro se sai muito bem nesse quesito. Segundo o manual de instruções, a bateria de 210 mAh é capaz de oferecer autonomia por 5 a 7 dias, mas no nosso caso a bateria foi carregada há 14 dias atrás e no momento da produção desta matéria ainda há 23% de energia disponível. Claro que isso depende muito do seu uso e das configurações de brilho e vibração.

Graças ao selo 5ATM, o Glifo 5 Pro permite mergulhos longos a uma profundidade de até 50 metros. (Imagem: Blulory)
Graças a certificação 5ATM, o Glifo 5 Pro permite mergulhos longos a uma profundidade de até 50 metros. (Imagem: Blulory)

Mas além disso, o Glifo 5 Pro é resistente a água com certificação 5ATM, que segundo a fabricante, é capaz de suportar mergulhos de até 50 metros! A fabricante garante que você pode ficar despreocupado, seja para nadar em piscinas ou em águas mais profundas, até tomar banho ou se molhar em um dia de chuva.

Preço e disponibilidade

O smartwatch Glifo 5 Pro pode ser adquirido pela loja oficial da Blulory (clicando neste link) pelo valor de R$ 259,35. A fabricante tem estoque no Brasil, o que facilita a entrega sem precisar ficar esperando muito tempo para ter o produto em mãos.

O Oficina da Net ainda conseguiu um desconto que você pode utilizar para comprar o relógio pelo preço de R$ 246,38, inserindo o código de cupom CH03.

Outras ofertas:

Veredito

Se você está procurando um smartwatch barato, que possui GPS embutido e suporte para o sistema Strava, o Glifo 5 Pro é uma ótima recomendação, principalmente com o investimento relativamente mais acessível do que em outros modelos disponíveis no mercado.

Além disso, as funções de Treino devem atender bem a maioria dos usuários brasileiros, que geralmente costumam utilizar esses tipos de acessórios para natação, ciclismo, corrida e caminhada, todos compatíveis com o Glifo 5 Pro. O recurso de monitoramento de sono e batimento cardíacos ainda é um grande diferencial, já que nem todos os smartwatches de grandes fabricantes contam com esse recursos de forma nativa.