A Pulse não é uma marca muito conhecida no Brasil mas eles tem aos poucos expandido não só sua linha de produtos - que já ultrapassa os 100 ítens - mas também em suas campanhas publicitárias, já que fecharam uma parceria com a dupla sertaneja Jorge e Matheus.

Campanhas publicitárias e mais de 100 produtos não fazem com que eles sejam bons produtos, e é por isso que iremos fazer este review. Veremos os pontos bons e ruins do PH339 e no final decidir se recomendamos ou não o produto.

Review Pulse PH339

Construção Externa e Design

Começando por sua carcaça, temos um fone completamente de plástico emborrachado, isso serve tanto para as earcups quanto para a headband, até o mecânismo usado para poder dobrar as earcups é de plástico. Ele dá a sensação de ser bem rígido e resistente, mas para ter certeza só tendo o fone por mais tempo.

Sua carcaça é toda emborrachada
Sua carcaça é toda emborrachada

Ele foi desenhado para ser um fone compacto e creio que conseguiram atingir este objetivo, ele já fica pequeno na mesa e quando dobrado seu tamanho fica consideravelmente menor. Carregá-lo na mochila ou na bolsa não deve apresentar nenhuma dificuldade.

Praticidade é um bom ponto do produto
Praticidade é um bom ponto do produto

Na earcup direita temos 3 botões: volume +, pause/play e volume -. Também temos uma porta micro-usb para carregamento (somente carregamento) e mais uma porta P2 para você utilizar direto em seu celular e/ou laptop. Em PCs vai ser mais difícil utilizá-lo pois o cabo é bem curto. Para ligar ou desligar o fone basta segurar o botão play/pause que ele dá um sinal sonoro e liga um pequeno LED indicador logo abaixo do botão de baixar o volume. Ele ficará piscando quando está em modo de pareamento e azul quando está conectado a algum dispositivo.

Os botões ficam na earcup direita
Os botões ficam na earcup direita

Suas earpads são do famoso material de PVC/PU que imita o couro (muitas vezes chamados de "Courino"), e que infelizmente é um ponto negativo devido a altíssima possiblidade de descascar. Gostaria de ver malha esportiva como visto no G733 e até no AKSA Joy Pro. Já sua headband é de material emborrachado e tem bem pouco aconchoamento, então dá para sentir o plástico da headband com certa facilidade.

Earpads de PU e headband de borracha
Earpads de PU e headband de borracha

Conforto

Começamos falando pelo tipo de fone que estamos lidando. Temos aqui um design on-ear (que acomoda o fone em cima de sua orelha, e não em volta), o mesmo tipo que vemos no Kuba Disco, por exemplo.

O fone é do tipo On-ear
O fone é do tipo On-ear

Suas earpads são de material PU/PVC que imita o couro, o que já me deixa em dúvida de quanto tempo elas irão durar já que este tipo de material costuma descascar com certa facilidade e por isso sempre recomendamos fones que usem earpads de tecido.

Felizmente a headband não é feita com este material, ela é de borracha, mas tem bem pouca espuma em sua parte interna, na verdade a impressão que dá é que não tem espuma alguma e você acaba sentindo o acabamento plástico direto no couro cabeludo, criando um grande desconforto em apenas alguns minutos.

Fina borracha com pouco estofamento interno causa desconforto em pouco tempo
Fina borracha com pouco estofamento interno causa desconforto em pouco tempo

De resto não tenho do que reclamar, o clamping é o suficiente para manter o fone na cabeça e os ajustes de altura são bem expansíveis, provavelmente servindo bem na grande maioria dos futuros compradores.

Bateria e conexão

Segundo a empresa, o fone tem bateria de 300 mAh para supostamente durar 20 horas, o problema é que o fone fica continuamente desconectando do Dongle Bluetooth que utilizei no computador e isso só ocorreu com este fone. Com o ANNE Pro 2 que temos no trabalho dá para usar o dia inteiro sem haver nenhum tipo de desconexão ou interrupção.

Infelizmente isso é um sinal ruim para a Pulse, já que o Bluetooth 5.0 deveria dar conta deste tipo de conexão com certa facilidade (nem 1 metro de distância do receptor e direta linha de visão), e não posso pensar em nada além de um receptor muito fraco utilizado no fone.

Você pode escutá-lo por conexão P2 ou Bluetooth, mas conexão não é muito boa
Você pode escutá-lo por conexão P2 ou Bluetooth, mas conexão não é muito boa

Se você não pode deixar seu celular no bolso enquanto está utilizando o fone sem ter uma desconexão então não tem motivo para o fone ser sem fio, preferiria utilizá-lo via cabo - o que também não é possível com o cabo original incluso - e ter uma conexão sólida.

Som

Então vamos falar sobre o aspecto mais importante do fone, o seu som. Temos aqui mais um fone de ouvido que utiliza de drivers dinâmicos para reproduzir o som, mas isso não quer dizer que ele será ruim nem bom e também relembro que o Pulse PH339 usa conexão Bluetooth para se comunicar.

Música / Entretenimento

Bom, fazia um tempo que não pegava um fone com som ruim, mas esse dia infelizmente chegou. O PH339 não traz uma boa experiência de áudio tanto quando usado pelo computador quando em uso em um smartphone.

O fato da falta de padding na headband e de ser on-ear - que eu pessoalmente não gosto - fazem a situação ainda pior. Os seus graves super exagerados mas que ainda são sem impacto atrapalham todo o som do fone.

Som fica abafado devido ao exagero de ganho em frequências mais baixas
Som fica abafado devido ao exagero de ganho em frequências mais baixas

E isso além de ser traduzido para todo e qualquer conteúdo reproduzido pelo fone (filmes, séries, músicas de diferentes gêneros) não é resolvido por equalização virtual já que o exagero é imenso.

Esse som me lembra bastante o que eu escutava quando escutei a antiga geração do Razer Kraken, onde só se escutava grave sem impacto que invadia as outras frequências e não tinha nenhum detalhamento de som, muito menos palco sonoro ou imaging.

Microfone

Agora vamos falar sobre o microfone, que infelizmente acaba seguindo o mesmo padrão de som do headphone em sí. A voz fica bem abafada e a supressão de ruído bem aparente. Mesmo em um ambiente com relativamente pouco barulho ele não é muito claro, o que significa que utilizar na rua deve produzir resultados ainda piores.

Bom, agora que vocês já escutaram o áudio, podem tirar suas próprias conclusões.

Conclusão

Vindo como nenhuma surpresa, o Pulse PH339 não recebe uma recomendação por nossa parte, seus defeitos são bem evidentes e acreditamos que o produto não oferece uma qualidade aceitável ao consumidor final em basicamente nenhum aspecto a não ser praticidade, o que fica empatado com a competição.

Pulse PH339
Pulse PH339

Recomendações na mesma faixa de preço e na mesma categoria de produto ficam no Philips TAUH202BK, Philco Wave e se caso você estiver com um pouco mais para gastar o JBL Tune. Todos modelos acima recomendados ficam entre R$ 170 e R$ 220, basicamente a mesma faixa de preço que o PH339 é normalmente encontrado.