Geralmente consideramos que nossa conexão é de boa qualidade se tiver uma alta velocidade de download, e como a velocidade de upload é alta, também nos consideramos mais do que sortudos. Mas há outro fator-chave para medir a qualidade da sua conexão que normalmente não consideramos, a latência.

Quando você vai medir a velocidade da sua conexão com a Internet todas as páginas que indicam o que é o Ping. Hoje vamos explicar o que é esse parâmetro, o que exatamente ele mede e por que em alguns casos é mais importante do que a velocidade para avaliar a saúde da sua conexão.

O que é latência e ping?

A velocidade da sua conexão é a largura de sua banda. Quanto maior essa velocidade, maiores são os pacotes de dados que você pode receber. Já a latência é o tempo exato que leva para um pacote ser transmitido dentro da rede, ou seja, o tempo necessário para receber um pacote do servidor. Pode levar alguns milissegundos entre a passagem dos dados e ele passando em si, e isso é exatamente a latência.

O Ping é usado para medir a latência, que mede em milissegundos (ou ms) o tempo necessário para comunicar sua conexão local com um computador remoto na rede IP. É por isso que, quando você vai executar um teste de velocidade, a primeira coisa que o site vai fazer é medir o Ping. Só após ele lhe mostra as velocidades de download e upload de dados.

Imagem: minhaconexao.
Imagem: minhaconexao.

Existem diferentes métodos para medir seu ping, dependendo do seu sistema operacional, mas o mais fácil é recorrer às páginas que medem a velocidade da sua conexão com a Internet, como o Fast, Minha Conexão e Brasil Banda Larga. Praticamente todos mostram qual é o seu ping ou latência, além das velocidades de upload e download.

Imagem: fast.com.
Imagem: fast.com.

Quando a latência é mais importante?

O Ping ou a latência são especialmente importantes em situações em que o imediatismo na comunicação com o servidor é vital. Um exemplo comum é quando você está jogando games online, pois se o seu ping é alto, você terá lag e levará tempo para você ver na tela o que realmente está acontecendo no jogo.

No caso de jogos de tiro, segundos de latência podem significar sua derrota. Outro exemplo clássico é quando você está em uma videoconferência. Se o seu ping não for bom, ficará difícil da conversa fluir.

Em suma, a velocidade da sua conexão influencia desde quando você está assistindo a um filme na Netflix ou quando está baixando um arquivo. Mas nos casos em que você vai interagir com outros elementos através da rede, latência e ping tornam-se dois fatores vitais para medir a qualidade da conexão.

Desativar o firewall do Windows

A segurança do seu computador é importante, é por isso que sistemas operacionais como o Windows aplicarão automaticamente firewalls que protegem seu computador contra vírus maliciosos, mas isso não vem sem um preço, alguns desses firewalls podem causar um atraso na comunicação on-line e dar-lhe um ping mais alto.

A desativação do firewall do Windows não é recomendada, mas se você estiver usando um bom programa antivírus, certamente você não terá maiores problemas e poderá obter uma internet mais rápida.

Como otimizar o ping

Existem várias maneiras de otimizar o ping. Já vimos alguns aqui, como conectar-se à Internet através do cabo Ethernet. Além disso, quanto menos dispositivos conectados na sua internet, menor será a latência, porque se dois ou mais dispositivos estiverem conectados (incluindo seu próprio celular) e um deles estiver baixando informações, a velocidade de resposta diminuirá. Outra coisa que pode diminuir a latência é ter menos aplicativos ativos no dispositivo.

Se você contratou uma internet com maior largura de banda mas a velocidade parece não ter aumentado, isso pode ser por causa dos motivos acima. Antes de mais nada, verifique a latência da sua conexão para ver em que velocidades você está trabalhando, e para que você possa avaliar melhor que tipo de medidas tomar.