Após oficializar a versão para smartphones no começo do mês, o Google lançou o Android 11 TV. Apesar dessa nova versão não entregar mudanças na interface, ela aprimora a experiência em jogos e outros aspectos importantes do sistema.

O lançamento não chega a ser uma surpresa, dado que o Google já vinha testando essa versão há alguns meses. Segundo a empresa, o Android 11 TV diminui a latência em streaming de games, que vai até a conexão HDMI CEC, além de conseguir mapear os botões dos controles que podem ser conectados.

Essa versão também entrega novos layouts para o teclado Gboard, incluindo a possibilidade de transcrever o que é falado para texto. No quesito voz, o Android 11 TV ainda permite botões que desligam microfones e melhora a integração de dispositivos com sistema de microfone para escutar em longas distâncias, algo que beneficia principalmente os assistentes pessoais.

Falando da interface, o Google não inseriu mudanças perceptíveis, dado que o mesmo visual do Android 9 TV continua presente na versão 11, com atalhos posicionados em uma coluna que exibem prévias do conteúdo em linhas.

O Google Assistente foi mantido no topo da tela, enquanto que a Play Store pode ser acessada a partir de uma espécie de gaveta de aplicativos. O mesmo acontece com a lista de conexões em portas HDMI e com as notificações, que também estão no topo.

Disponibilidade

De acordo com o Google, as fabricantes que criam Smart TVs e aparelhos conectados em portas HDMI devem disponibilizar o Android TV 11 nos próximos meses, mas ainda não existe uma data definida.

O download do sistema operacional já pode ser feito através do kit de desenvolvimento ADT-3, que foi lançado junto do Android TV 10.