Google anuncia Android TV 11 com menor latência para games

O Android 11 TV não traz mudanças na interface, mas aprimora a experiência em streaming de games e outros aspectos importantes do sistema.

Google anuncia Android TV 11 com menor latência para games

Após oficializar a versão para smartphones no começo do mês, o Google lançou o Android 11 TV. Apesar dessa nova versão não entregar mudanças na interface, ela aprimora a experiência em jogos e outros aspectos importantes do sistema.

O lançamento não chega a ser uma surpresa, dado que o Google já vinha testando essa versão há alguns meses. Segundo a empresa, o Android 11 TV diminui a latência em streaming de games, que vai até a conexão HDMI CEC, além de conseguir mapear os botões dos controles que podem ser conectados.

Essa versão também entrega novos layouts para o teclado Gboard, incluindo a possibilidade de transcrever o que é falado para texto. No quesito voz, o Android 11 TV ainda permite botões que desligam microfones e melhora a integração de dispositivos com sistema de microfone para escutar em longas distâncias, algo que beneficia principalmente os assistentes pessoais.

Falando da interface, o Google não inseriu mudanças perceptíveis, dado que o mesmo visual do Android 9 TV continua presente na versão 11, com atalhos posicionados em uma coluna que exibem prévias do conteúdo em linhas.

O Google Assistente foi mantido no topo da tela, enquanto que a Play Store pode ser acessada a partir de uma espécie de gaveta de aplicativos. O mesmo acontece com a lista de conexões em portas HDMI e com as notificações, que também estão no topo.

Disponibilidade

De acordo com o Google, as fabricantes que criam Smart TVs e aparelhos conectados em portas HDMI devem disponibilizar o Android TV 11 nos próximos meses, mas ainda não existe uma data definida.

O download do sistema operacional já pode ser feito através do kit de desenvolvimento ADT-3, que foi lançado junto do Android TV 10.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

Google anuncia Android 11 Go Edition com melhorias de privacidade e desempenho
Google

Google anuncia Android 11 Go Edition com melhorias de privacidade e desempenho

O Android 11 Go Edition, versão dedicada a smartphones mais básicos, foi anunciado oficialmente com desempenho aprimorado e maior privacidade.

Google Fotos: Exporte álbuns inteiros para outros serviços de armazenamento
Google

Google Fotos: Exporte álbuns inteiros para outros serviços de armazenamento

Com o passar dos anos, muitos usuários acumulam grandes quantidades de dados no Google Fotos que não podem ser baixados automaticamente em outros serviços. Isso agora vai mudar!

Google Files: Atualização traz novos recursos
Aplicativos

Google Files: Atualização traz novos recursos

Files do Google, em sua versão 1.0.33 traz controles de velocidade de reprodução de vídeo e visualizador de PDF dedicado.