Agora a equipe do Google Fotos está facilitando o compartilhamento dos seus arquivos armazenados na nuvem do Google. Com essa mudança, agora será possível que álbuns individuais sejam exportados diretamente para o Flickr ou para o OneDrive da Microsoft.

Com a plataforma de fotos do Google, o Google Fotos, disponibilizando espaço ilimitado de dados para armazenar seus vídeos e fotos, provavelmente você usa e não se dá conta do quanto já possui armazenado dentro do serviço de armazenamento em nuvem.

Basicamente os usuários só utilizam esse método, uma vez que a qualidade das fotos seguem satisfatórias. Então, porque comprar espaço para armazenar fotos em sua qualidade máxima? Não tem sentido não é mesmo? Juntando isso ao backup automático no smartphone, a tendência é que o usuário perca a noção do que já enviou para o Google Fotos.

Eu mesmo já tive problemas em relação ao espaço de fotos armazenadas, para quem não sabe, o Google Fotos para ficar fácil de entender, é uma pasta dentro do Google Drive. Esse espaço "gratuíto" ele cresce indiscriminadamente. Só que o Google Drive e também GMail ocupam espaço dentro desse universo de espaço que o Google disponibiliza para cada usuário de seus serviços.

Com essa nova opção, podemos escolher pastas separadamente ou simplesmente copiar todo o conteúdo para o o OneDrive por exemplo, afinal quem tem conta lá, sabe que são 1TB de espaço e, para ocupar todo esse espaço, você precisa ter no Google Fotos muitos vídeos e fotos em altíssima qualidade.

O Google é um dos membros fundadores do Projeto de Transferência de Dados, que visa tornar a transferência de dados para outro projeto muito mais fácil do que antes. Há alguns meses, é possível transferir fotos do Facebook para o Google Fotos e há muito tempo é possível transferir todas as imagens do Google Fotos para o Flickr ou Microsoft OneDrive. Tudo que você precisa fazer é criar uma conexão de conta e solicitar a mudança. Você pode encontrar detalhes sobre isso neste documento.

Agora, esse recurso foi aprimorado pela primeira vez desde que foi lançado e agora permite a seleção dos álbuns de fotos desejados. Até agora só era possível transferir todo o arquivo de fotos para os serviços de terceiro, mas agora também é possível selecionar álbuns individuais. Use e abuse desse novo recurso, veja como:

Google Fotos - Exporte álbuns inteiros

  1. Acesse a visualização de transferência do Google Fotos no Takeout
  2. Em "Criar uma Exportação" escolha os álbuns que você deseja enviar para o Flickr ou OneDrive. (lembrando que você pode escolher todo o conteúdo.
  3. Clique em "Próxima Etapa".
  4. Escolha o Destino, Flickr ou OneDrive.
  5. Vincule a sua conta no serviço correspondente.
  6. E inicie a exportação.

Os dados são então enviados diretamente para o serviço concorrente, o que, dependendo do escopo, pode levar algum tempo. Muito mais fácil do que a maneira clássica de fazer o download e, em seguida, enviá-lo completamente.

Sinto saudades de quando comprávamos smartphones ou tablets Android e recebíamos como bônus, 100GB de armazenamento no Google Drive. Agora o Google One cobra valores que se comparados ao OneDrive da Microsoft por exemplo, deixa de fazer sentido, pagar para manter nossos arquivos na nuvem do Google.