Quando falamos de headphones voltados para jogos, para a grande maioria das pessoas aparece a imagem de um headset (headphone com microfone acoplado) gamer com multicanal e por vezes com luzes RGB. Porém, o que poucos sabem é que estes fones geralmente não entregam uma boa qualidade pelo o que custam. Então, para dar um norte para os jogadores, será feito abaixo um guia onde será mostrado as melhores opções de headphones para jogos passando por fones de ouvido baratos, pelos melhores custo-benefício e pelos melhores que você pode comprar (sem limite de valor).

Quais características um headphone para jogos deve ter?

Quando buscamos um fone para jogos, queremos algo que nos dê uma imersão maior e uma facilidade para notar de que direção determinados sons vem. Para isso, devemos procurar fones que possuam um som mais aerado, com boa separação e posicionamento de instrumentos, além de um bom palco sonoro. Embora muitos pensem que estes quesitos serão entregues da melhor forma possível nos headphones com multicanal, o que a experiência nos mostra é que isso é apenas marketing das empresas.

Em headphones estéreo (2 canais), abertos (com grade nas cups), com drivers dinâmicos ou planar magnéticos e com uma house (corpo do fone) bem projetada, se consegue elevar a um nível excelente as características citadas acima. Isso é o oposto do que geralmente se tem ao utilizar multicanal em fones, pois há a necessidade de distanciamento entre os drivers e angulação correta, como é feito com caixas de som, porém o que ocorre é uma aglutinação, concentração, de drivers em um pequeno espaço nos fones (quando o multicanal é real) gerando um som sem equilíbrio tonal e boa definição.

Quando um headphone é aberto, embora ele perca o isolamento, ele ganha em espacialidade, em definição, em separação dos sons, fazendo com que seja mais fácil distinguir de onde estão vindo os sons por ele conseguir gerar com mais facilidade um palco maior juntamente com um som mais natural, com bom equilíbrio tonal (sem excessos). Claro que é possível ter um bom posicionamento e separação de instrumentos em um fone fechado também, entretanto, é mais difícil de se obter estas características.

Talvez você ache que fones de ouvido com graves e agudos mais aparentes seja sinônimo de definição e boa capacidade, porém na realidade este aspecto pode atrapalhar você na grande maioria das vezes, principalmente se não houver um bom controle das frequências. Nos jogos, os sons mais importantes se reúnem nas frequências médias como, por exemplo, as falas e os passos. Dito isto, saiba que não adianta nada o headphone possuir graves com impacto se estes invadirem os médios e agudos por não ter controle ou serem em excesso comparado ao restante do espectro do som, isso só fará com que o som fique apagado, sem definição.

Com relação aos agudos, se houver muita presença (mais que os médios geralmente), eles podem tirar a sua atenção dos médios e fazer com que a sua percepção se volta para sons que não tem tanta importância no jogo. Ou seja, fones de ouvido com muitos agudos podem chamar a atenção pelo fato de passarem a sensação de definição, transparência, mas se esta faixa de frequência não for equilibrada e controlada, pode prejudicar o restante do som.

Headphone Sennheiser HD800S. Fonte: Brandon Taylor (YouTube)
Headphone Sennheiser HD800S. Fonte: Brandon Taylor (YouTube)

A grande maioria dos headphones costuma utilizar drivers dinâmicos, por ser uma tecnologia na maioria das vezes mais barata e gerar um bom resultado, mas há alguns anos os fones com drivers planar magnéticos começaram a se tornar mais populares. A popularidade dos fones de ouvido com tecnologia planar magnética fez com que o seu valor abaixasse e fosse possível encontrar headphones deste tipo por um valor menor do que antigamente.

Um ponto que muitos esquecem é que um headphone não é só o driver, ele também é composto por uma house (corpo), pads e cabos. Todas estas partes irão influenciar no desempenho final que o usuário irá ter ao utilizar. O corpo do fone de ouvido tem que ser projetado, por exemplo, para absorver as reverberações geradas pelo driver e ao mesmo tempo fazer com que o material não vibre tanto, ou seja, há uma engenharia por trás.

É interessante que um fone de ouvido tenha a possibilidade de trocar suas peças com facilidade, para que não haja a necessidade de comprar outro somente devido ao desgaste de determinadas peças. Por isso, sempre verifique se pelo menos é possível trocar sem maiores dificuldades as pads (almofadas) e os cabos, pois são as peças que geralmente mais degradam em um fone de ouvido e deverão ser trocadas com o tempo.

Peças removíveis do fone de ouvido Kuba Disco. Fonte: Kuba Audio
Peças removíveis do fone de ouvido Kuba Disco. Fonte: Kuba Audio

As pads são um fator importante tanto para a geração de um bom som quanto para um conforto maior, proporcionando uma experiência confortável tanto de maneira física quanto sonora. Mas, infelizmente é um ponto que poucos levam em consideração e geralmente são ignoradas, voltando sua atenção, por exemplo, para o aspecto de beleza, design, do headphone. Para obter um bom conforto, o ideal é que sejam utilizadas pads (almofadas) feitas em tecido de veludo ou liso com pequenos furos para ventilar melhor (evite pads feitas em materiais que imitam o couro, elas irão descascar com o tempo além de causar desconforto por esquentarem muito as orelhas).

Artigos recomendados para leitura:

Ao comprar um headphone para jogos, o que eu devo levar em consideração?

Tenha em mente de que você ficará por horas utilizando o fone de ouvido, então ele deverá possuir ao menos pads confortáveis, duráveis e de preferência removíveis (para que seja possível trocá-las futuramente). Além disso, é interessante que o cabo seja removível, assim você poderá substitui-lo caso o seu estrague algum dia ou para obter algum que atenda melhor a suas necessidades (tamanho, flexibilidade, nível de microfonia menor).

O isolamento deve ser levado em consideração dependendo do ambiente em que a pessoa estiver jogando. Podendo optar por um headphone aberto, caso seja um local silencioso, ou um headphone fechado, caso o local possua muito barulho ou necessite de maior concentração e foco.

Os headphones têm uma variação onde as cups (conchas) de sua estrutura podem ser abertas (com grades) ou fechadas (seladas por algum material como metal, plástico ou madeira, por exemplo). Os fones abertos geralmente possuem um palco sonoro maior, um arejamento maior e um som mais equilibrado enquanto os fones fechados geralmente possuem melhor isolamento do ruído externo, graves mais desenvolvidos, um som mais "colorido" e um palco sonoro mais "apertado".

Headphone  Audeze LCD-2 closed back. Fonte: taronlissimore (Forum The Headphone Community)
Headphone Audeze LCD-2 closed back. Fonte: taronlissimore (Forum The Headphone Community)

O headphone poderá ter uma impedância maior e sensibilidade menor, ou seja, neste caso, haverá a necessidade da utilização de um amplificador para que o fone mostre todo o seu potencial. Por isto, ao escolher algum headphone, caso não queira gastar com amplificadores, opte por fones com impedância baixa (em torno de 50 Ohms) e sensibilidade alta (105db mais ou menos). Lembrando que estas características não farão do fone melhor ou pior do que o outro, são simplesmente necessidades diferentes, ou seja, não é por elas que você irá avaliar a qualidade de um headphone

Headphones Bluetooth (sem fio) sempre terão um custo-benefício menor do que os fones cabeados. Sempre analise o que fará maior diferença para o seu uso diário, praticidade ou qualidade.

A opção por comprar um headphone separado do microfone na grande maioria das vezes lhe dará uma maior qualidade tanto para o fone de ouvido quanto para o microfone. Você gastará menos do que o valor de um headset e irá obter uma qualidade superior.

Os melhores headphones para jogos que você pode comprar gastando pouco

  • Philips SHP9500S (aberto; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • Philips SHP9600 (aberto; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • AKG K240 (semiaberto; precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • ATH-AD700X (aberto; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • Sennheiser HD 559 (aberto; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • Hifiman HE-35X (aberto; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)
  • Sony MDR-7506 (fechado; não precisa de amplificação dedicada; com cabo; equilibrado)

Headphones para jogos com melhor custo-benefício, gaste somente o necessário

  • ATH-AD900X (aberto; não precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Beyerdynamic DT990 Pro 250 Ohms (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Sennheiser HD58X (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • AKG K701 (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Beyerdynamic DT770 Pro 32 Ohms (fechado; não precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Beyerdynamic DT990 Pro 250 Ohms (aberto; precisa de amplificação ; com cabo; equilibrado)
  • Philips Fidelio X2HR (aberto; melhora consideravelmente com amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Hifiman HE4XX (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • AKG K712 (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Sennheiser HD560S (aberto ; com cabo; equilibrado)

Os melhores headphones para jogos que o dinheiro pode comprar

  • Hifiman Ananda (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Sennheiser HD800S (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Sennheiser HD820 (fechado; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)
  • Hifiman Arya (aberto; precisa de amplificação; com cabo; equilibrado)

Dicas bônus

Caso você queira utilizar um microfone de qualidade em conjunto com o headphone, recomendo o microfone Antlion Modmic. Ele permite que você encaixe e desencaixe sua estrutura em qualquer fone de ouvido, permitindo que você transforme qualquer headphone em headset.

Caso queira um bom DAC/amp que tenha saídas dedicadas para fone e microfone, indico o Schiit Audio Fulla 3 e o Schiit Audio Hel (confira o review aqui).

Se você quer um headphone sem fio, aconselho a ler sobre os receptores Bluetooth que possuem DAC/amp aqui.

Não quer headphones? Prefere headsets? Veja a lista dos melhores headsets para comprar

  • Audeze LCD-GX
  • Audeze Mobius
  • Audeze Penrose
  • HyperX Orbit
  • Sennheiser PC38X

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: