Mais um capítulo acaba de sair do forno quentinho! Espero que estejam gostando dos artigos que saíram até agora. Afinal, o intuito destes artigos é ajudar da melhor forma possível você, leitor, a ter um maior conhecimento sobre fones de ouvido e facilitar nas escolhas para seu sistema de áudio ou auxiliar alguém que necessite. Caso estejam gostando do que está sendo dito aqui, ajude outras pessoas também e compartilhe este e outros artigos! Compartilhe conhecimento!

Agora vamos ao assunto do artigo desta semana, que é algo que muitas pessoas deixam de analisar e levam em consideração outros fatores quando estão à procura de um novo fone. As atividades que você realiza ao longo do dia possuem diferentes necessidades e é exatamente por isso que você deve parar para analisar antes de tudo onde e como você irá utilizar o seu fone de ouvido.

Geralmente a primeira exigência e preocupação que as pessoas têm são relacionadas a três fatores: qualidade de som, beleza e tecnologia (Bluetooth, Cancelamento de ruído, multicanal, microfone, luzes RGB, etc). Esses fatores têm sua importância, mas não é o que deve ser analisado primeiramente para realizar uma escolha com maior eficiência e assertividade.

Obs: Saiba como conservar e realizar a limpeza do seu fone de ouvido aqui.

Fone de ouvido Beats Solo 3 Wireless
Fone de ouvido Beats Solo 3 Wireless (mito da qualidade pelo preço exorbitante cobrado)

O primeiro fator a ser estudado quando se pretende escolher um fone de ouvido é a atividade para a qual ele será usado para que atenda da melhor forma possível às exigências proporcionando uma boa experiência e servindo de maneira eficaz para o que foi pretendido. Caso o fone de ouvido seja utilizado em mais de uma atividade, deve-se determinar em qual delas o uso será mais crítico ou mais intenso para pesar da melhor forma as importâncias.

Depois da(s) atividade(s) determinada(s), o segundo item de maior importância a ser analisado é o tipo de fone (para saber mais sobre clique aqui). Cada tipo de fone irá lhe proporcionar de maneira melhor determinadas características, cada arquitetura de fone tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, você irá escolher o tipo de fone de acordo com o que a sua atividade exige. Exemplos:

- Se a atividade exige mais conforto para utilizar por horas, o mais indicado é um fone de ouvido do tipo circunaural (headphone). Esse tipo de fone encobre as orelhas e se apóiam na cabeça através de almofadas (pads) que podem ser de diversos materiais (couro, courino, veludo, vinil, entre outros tipos de tecido) que ficam em volta das orelhas e no arco do fone. Exemplo de atividades: jogos (caso o local tiver muito ruído externo/barulho, opte por um fone fechado*), assistir a um filme, trabalhar no escritório, escutar música em casa.

Obs: Saiba o que é um fone fechado ou aberto aqui.

Headphone Beyerdynamic DT770 (fechado/possui cups seladas)
Headphone Beyerdynamic DT770 (fechado/possui cups seladas)

- Se a atividade exigir um maior isolamento do ruído externo (barulho), o mais indicado é um fone do tipo in-ear. Através do fone in-ear se consegue um isolamento de forma natural pelo fato de inserir dentro do canal auditivo o duto com uma eartip (ponteiras de silicone de diversos tamanhos) pelo qual irá sair o som do fone. Também há fones in-ear custom que possuem o formato do canal auditivo da pessoa cobrindo todo o ouvido proporcionando um isolamento extremo, além de um excelente conforto na maioria dos casos. Exemplo de atividades: andar na rua, andar no ônibus, andar no metrô, andar de avião, retorno de palco, bandas de escolas de samba para o desfile no Carnaval, exercícios na academia, exercícios aeróbicos (corrida), jogos/games em locais com muito barulho (na rua ou em campeonatos).

In-ear Audio Technica ATH-CK350
In-ear Audio Technica ATH-CK350
In-Ear custom JH Audio JH5 PRO
In-Ear custom JH Audio JH5 PRO

- Se a atividade não exigir isolamento, a pessoa quiser certo conforto e não quiser pagar muito, um fone do tipo earbud serviria muito bem. Exemplo: escritório sem muito barulho, em casa, viagens de ônibus.

Pessoa ouvindo um fone de ouvido do tipo earbud
Pessoa ouvindo um fone de ouvido do tipo earbud

- Se a atividade for para DJ,o mais indicado podem ser dois tipos de fones, o supra-aural e o headphone. Porém, nesse caso em específico, temos que analisar outros aspectos além do tipo por conta das exigências da atividade como, por exemplo, a capacidade de girar as cups (para saber mais sobre estruturas dos fones, clique aqui) do fone para a lateral ou movê-las / dobrá-las para trás, possuir cups seladas (sem grades) para um maior isolamento do ruído externo (barulho), possuir cabos em espiral para não embolar com facilidade durante o trabalho, possuir material de qualidade (resistente) para agüentar "trancos" das atividades diárias que o trabalho requer.


Headphone Sennheiser HD8
Headphone Sennheiser HD8

- Se a atividade exigir muita movimentação e o usuário não querer lidar com fios, o ideal é um fone do tipo in-ear (para um melhor encaixe e portabilidade) Bluetooth true wireless (que não possui fio nenhum interligando ambos os fones e nem os fones ao aparelho). Exemplo de atividades: Corrida, Crossfit, bicicleta, musculação.

In-ear Bose Soundsport True Wireless
In-ear Bose Soundsport True Wireless

- Se a atividade possuir certa movimentação, se o usuário desejar uma maior liberdade para se movimentar sem estar ligado a algum aparelho e se for desejado um maior conforto, o ideal é um headphone ou um fone on-ear Bluetooth. Exemplo de atividades: jogar no computador e parar para fazer algo em outro cômodo da casa, assistir a um filme sem se preocupar com o tamanho do cabo.

Depois de feita a escolha do tipo de fone, deve-se tentar analisar, a medida do possível, o tipo de sonoridade que mais lhe agrada. Exemplo:

- V-shape (mais graves e agudos com os médios recuados)

- Bright (som com graves e médios neutros, mas os agudos para frente)

- Neutro (graves, médios e agudos equilibrados)

- Dark (com agudos recuados)

- Warm (com ênfase nos graves e nos médios com agudos neutros)

- Mid-Forward ( Graves e agudos neutros com médios para frente)

Muitos provavelmente vão encontrar dificuldades para se analisar o tipo de sonoridade que mais lhe agrada, isso geralmente ocorre por dois motivos. O primeiro deles é porque a pessoa não escutou muitos fones com diferentes assinaturas sonoras para determinar qual irá lhe agradar mais de acordo com o tipo de som que ele ouve. O segundo motivo é por não saber determinar o que são graves, médios e agudos no som (entenda melhor sobre os sons dos fones de ouvido aqui).

Sabendo qual o tipo de sonoridade que mais lhe agrada, o próximo passo é analisar qual a faixa de preço máxima que você está disposto a investir no fone de ouvido. Lembrando que nesse momento você não deve contabilizar na balança se o fone precisa ou não de amplificação, simplesmente invista o máximo que puder no melhor fone que "cabe no seu bolso".

Com a faixa de valor determinada, é hora de ir às pesquisas e perguntar nos grupos e fóruns da internet e se possível, testar os fones que tiver interesse. É sempre importante frisar que a maior parte das análises de fones está na língua inglesa, tanto em texto quanto em vídeo, então não se prenda a sites em português nessas horas.

Para que você escolha o fone de melhor custo/benefício é preciso analisar não somente o som, mas outras características. O conjunto no final das contas dessas características fará toda a diferença na experiência final que você, usuário, irá ter. Mas esse assunto será explorado somente no próximo artigo que você irá conferir na próxima semana (quarta-feira). Nos vemos até lá através das redes sociais da "Fones High-End" abaixo.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: