O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?

Mais um capítulo acaba de sair do forno quentinho! O assunto dessa semana é algo que muitas pessoas deixam de analisar e levam em consideração outros fatores quando estão à procura de um novo fone. As atividades que são realizadas utilizando os fones de ouvido é um destes fatores ignorados.

O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?

Mais um capítulo acaba de sair do forno quentinho! Espero que estejam gostando dos artigos que saíram até agora. Afinal, o intuito destes artigos é ajudar da melhor forma possível você, leitor, a ter um maior conhecimento sobre fones de ouvido e facilitar nas escolhas para seu sistema de áudio ou auxiliar alguém que necessite. Caso estejam gostando do que está sendo dito aqui, ajude outras pessoas também e compartilhe este e outros artigos! Compartilhe conhecimento!

Agora vamos ao assunto do artigo desta semana, que é algo que muitas pessoas deixam de analisar e levam em consideração outros fatores quando estão à procura de um novo fone. As atividades que você realiza ao longo do dia possuem diferentes necessidades e é exatamente por isso que você deve parar para analisar antes de tudo onde e como você irá utilizar o seu fone de ouvido.

Geralmente a primeira exigência e preocupação que as pessoas têm são relacionadas a três fatores: qualidade de som, beleza e tecnologia (Bluetooth, Cancelamento de ruído, multicanal, microfone, luzes RGB, etc). Esses fatores têm sua importância, mas não é o que deve ser analisado primeiramente para realizar uma escolha com maior eficiência e assertividade.

Obs: Saiba como conservar e realizar a limpeza do seu fone de ouvido aqui.

Fone de ouvido Beats Solo 3 Wireless
Fone de ouvido Beats Solo 3 Wireless (mito da qualidade pelo preço exorbitante cobrado)

O primeiro fator a ser estudado quando se pretende escolher um fone de ouvido é a atividade para a qual ele será usado para que atenda da melhor forma possível às exigências proporcionando uma boa experiência e servindo de maneira eficaz para o que foi pretendido. Caso o fone de ouvido seja utilizado em mais de uma atividade, deve-se determinar em qual delas o uso será mais crítico ou mais intenso para pesar da melhor forma as importâncias.

Depois da(s) atividade(s) determinada(s), o segundo item de maior importância a ser analisado é o tipo de fone (para saber mais sobre clique aqui). Cada tipo de fone irá lhe proporcionar de maneira melhor determinadas características, cada arquitetura de fone tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, você irá escolher o tipo de fone de acordo com o que a sua atividade exige. Exemplos:

- Se a atividade exige mais conforto para utilizar por horas, o mais indicado é um fone de ouvido do tipo circunaural (headphone). Esse tipo de fone encobre as orelhas e se apóiam na cabeça através de almofadas (pads) que podem ser de diversos materiais (couro, courino, veludo, vinil, entre outros tipos de tecido) que ficam em volta das orelhas e no arco do fone. Exemplo de atividades: jogos (caso o local tiver muito ruído externo/barulho, opte por um fone fechado*), assistir a um filme, trabalhar no escritório, escutar música em casa.

Obs: Saiba o que é um fone fechado ou aberto aqui.

Headphone Beyerdynamic DT770 (fechado/possui cups seladas)
Headphone Beyerdynamic DT770 (fechado/possui cups seladas)

- Se a atividade exigir um maior isolamento do ruído externo (barulho), o mais indicado é um fone do tipo in-ear. Através do fone in-ear se consegue um isolamento de forma natural pelo fato de inserir dentro do canal auditivo o duto com uma eartip (ponteiras de silicone de diversos tamanhos) pelo qual irá sair o som do fone. Também há fones in-ear custom que possuem o formato do canal auditivo da pessoa cobrindo todo o ouvido proporcionando um isolamento extremo, além de um excelente conforto na maioria dos casos. Exemplo de atividades: andar na rua, andar no ônibus, andar no metrô, andar de avião, retorno de palco, bandas de escolas de samba para o desfile no Carnaval, exercícios na academia, exercícios aeróbicos (corrida), jogos/games em locais com muito barulho (na rua ou em campeonatos).

In-ear Audio Technica ATH-CK350
In-ear Audio Technica ATH-CK350
In-Ear custom JH Audio JH5 PRO
In-Ear custom JH Audio JH5 PRO

- Se a atividade não exigir isolamento, a pessoa quiser certo conforto e não quiser pagar muito, um fone do tipo earbud serviria muito bem. Exemplo: escritório sem muito barulho, em casa, viagens de ônibus.

Pessoa ouvindo um fone de ouvido do tipo earbud
Pessoa ouvindo um fone de ouvido do tipo earbud

- Se a atividade for para DJ,o mais indicado podem ser dois tipos de fones, o supra-aural e o headphone. Porém, nesse caso em específico, temos que analisar outros aspectos além do tipo por conta das exigências da atividade como, por exemplo, a capacidade de girar as cups (para saber mais sobre estruturas dos fones, clique aqui) do fone para a lateral ou movê-las / dobrá-las para trás, possuir cups seladas (sem grades) para um maior isolamento do ruído externo (barulho), possuir cabos em espiral para não embolar com facilidade durante o trabalho, possuir material de qualidade (resistente) para agüentar "trancos" das atividades diárias que o trabalho requer.


Headphone Sennheiser HD8
Headphone Sennheiser HD8

- Se a atividade exigir muita movimentação e o usuário não querer lidar com fios, o ideal é um fone do tipo in-ear (para um melhor encaixe e portabilidade) Bluetooth true wireless (que não possui fio nenhum interligando ambos os fones e nem os fones ao aparelho). Exemplo de atividades: Corrida, Crossfit, bicicleta, musculação.

In-ear Bose Soundsport True Wireless
In-ear Bose Soundsport True Wireless

- Se a atividade possuir certa movimentação, se o usuário desejar uma maior liberdade para se movimentar sem estar ligado a algum aparelho e se for desejado um maior conforto, o ideal é um headphone ou um fone on-ear Bluetooth. Exemplo de atividades: jogar no computador e parar para fazer algo em outro cômodo da casa, assistir a um filme sem se preocupar com o tamanho do cabo.

Depois de feita a escolha do tipo de fone, deve-se tentar analisar, a medida do possível, o tipo de sonoridade que mais lhe agrada. Exemplo:

- V-shape (mais graves e agudos com os médios recuados)

- Bright (som com graves e médios neutros, mas os agudos para frente)

- Neutro (graves, médios e agudos equilibrados)

- Dark (com agudos recuados)

- Warm (com ênfase nos graves e nos médios com agudos neutros)

- Mid-Forward ( Graves e agudos neutros com médios para frente)

Muitos provavelmente vão encontrar dificuldades para se analisar o tipo de sonoridade que mais lhe agrada, isso geralmente ocorre por dois motivos. O primeiro deles é porque a pessoa não escutou muitos fones com diferentes assinaturas sonoras para determinar qual irá lhe agradar mais de acordo com o tipo de som que ele ouve. O segundo motivo é por não saber determinar o que são graves, médios e agudos no som (entenda melhor sobre os sons dos fones de ouvido aqui).

Sabendo qual o tipo de sonoridade que mais lhe agrada, o próximo passo é analisar qual a faixa de preço máxima que você está disposto a investir no fone de ouvido. Lembrando que nesse momento você não deve contabilizar na balança se o fone precisa ou não de amplificação, simplesmente invista o máximo que puder no melhor fone que "cabe no seu bolso".

Com a faixa de valor determinada, é hora de ir às pesquisas e perguntar nos grupos e fóruns da internet e se possível, testar os fones que tiver interesse. É sempre importante frisar que a maior parte das análises de fones está na língua inglesa, tanto em texto quanto em vídeo, então não se prenda a sites em português nessas horas.

Para que você escolha o fone de melhor custo/benefício é preciso analisar não somente o som, mas outras características. O conjunto no final das contas dessas características fará toda a diferença na experiência final que você, usuário, irá ter. Mas esse assunto será explorado somente no próximo artigo que você irá conferir na próxima semana (quarta-feira). Nos vemos até lá através das redes sociais da "Fones High-End" abaixo.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Conteúdo relacionado

Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê!
Fones de Ouvido

Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê!

Muitas pessoas julgam determinado tipo de fone de ouvido por o acharem desconfortável devido a algum(uns) motivo(s). Esse tipo de atitude é um pré-conceito errôneo, e você irá entender o porquê neste artigo.

Quais são os tipos de fones existentes - Básico sobre fones
Fones de Ouvido

Quais são os tipos de fones existentes - Básico sobre fones

As pessoas preferem determinado tipo de fone por diversos motivos, seja por conforto, por portabilidade, pelo tipo de atividade que será utilizado ou por simplesmente se sentir muito incomodado quando utiliza determinado tipo.

Quais características analisar na hora de comprar um fone [o básico sobre fones]
Hardware

Quais características analisar na hora de comprar um fone [o básico sobre fones]

Para que você faça uma escolha de algo que seja realmente bom, é importante analisar o conjunto e não somente um único fator ou característica. A seguir elencamos algumas características principais que devem ser levadas em conta na hora de se escolher um bom fone de ouvido.