4 Dicas para diminuir o barulho do cooler no seu computador

Se o cooler (ventilador) do seu PC faz barulho demais, confira essas dicas para resolver o problema.

Por Hardware Pular para comentários

O cooler do seu computador faz um barulho muito alto? O PC precisa de ventiladores interno, chamados de coolers, para resfriar o CPU, placa gráfica, gabinete, entre outras peças. Esses coolers são peças mecânicas, e estão fadados a funcionar mal depois de algum tempo de uso.

Se você observar qualquer som anormal no PC, e que o ventilador é a causa mais provável desse ruído estranho, saiba que se esse ruído for ignorado, pode se transformar em um problema sério, tanto para o processador quanto outra peça, que pode acabar sendo queimada devido ao calor excessivo. Portanto, uma ação pontual é necessária para consertar o computador barulhento, a fim de evitar falhas graves.

4 Dicas para diminuir o barulho do cooler no seu computador

1. Limpe o cooler

A primeira medida para tornar seu computador mais silencioso é conferir o cooler. Desligue o PC e abra a tampa lateral do gabinete. Dê uma analisada nos coolers que possam haver la dentro. Alguns dos tipos de cooler incluem.

  • Cooler instalado no processador
  • Cooler na placa gráfica
  • Fonte de alimentação
  • Cooler do gabinete

Você pode ouvir de perto o ruído e rastrear qual o cooler que está fazendo barulho. Se o ruído alto estiver vindo de um cooler do processador, ou de uma ventoinha da placa gráfica, recomenda-se usar um aspirador de pó para limpar a poeira do cooler. Você também pode controlar o comportamento incorreto do cooler da placa gráfica, reinstalando os drivers da placa gráfica.

Caso o cooler ainda esteja fazendo barulho, você precisa trocar o cooler. É fácil substituir essa peça por conta própria. Nem todos são iguais. O design do ventilador depende do tipo de CPU que você usa. 

Se o som alto estiver vindo do lado de trás de um computador, é o cooler da fonte de alimentação (SMPS) ou do cooler do gabinete. Para limpar a poeira desses ventiladores, recomenda-se um soprador. Certifique-se de que a potência do ventilador não seja superior a 550 watts. 

2. Altere o plano de energia

As configurações de energia de alto desempenho girarão a ventoinha da CPU em RPMs mais altos (mais velocidade), que também podem soar ruidosos em um ambiente silencioso. Alterar o plano de energia para o modo de economia de energia, permitindo que o cooler e outros componentes usem menos energia.

Acesse o Painel de controle > opções de energia. Selecione a opção de economia de energia. Esta etapa certamente deixará seu computador um pouco mais silencioso do que antes.

3. Pare os processos de consumo de recursos

A maioria dos aplicativos e processos executados em segundo plano tem muitos recursos. Esses processos usam muita CPU, e aumentam a temperatura do processador, o que, por sua vez, aumentam a atividade dos coolers. Para encontrar esses processos, abra o Gerenciador de tarefas.

Pressione as teclas Windows + R (simultaneamente) no teclado para abrir a tela de comando executar. Agora digite taskmgr e pressione o botão OK, isso irá abrir o gerenciador de tarefas na tela.

O próximo passo é encontrar aplicativos ou processos que consumam mais de 50% do recurso da CPU. Encontre esses processos, selecione-os e clique em Finalizar tarefa para interromper esses processos.

4. Coloque o PC em um local mais frio para manter o computador mais silencioso

Todas as etapas acima mencionadas ajudarão você a reduzir o ruído do cooler no seu computador. A ventoinha da CPU funciona de acordo com a temperatura dentro do gabinete do computador, assim como a temperatura ambiente aonde o mesmo se encontra. Então, se as ventoinhas do computador estão todas limpas, e você ainda sente o ruído alto demais, coloque o seu PC em um local mais fresco.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(14,54%)
10(55,60%)
15(11,59%)
20(9,82%)
26(8,45%)