Em várias áreas profissionais, é imprescindível dominar o teclado de um computador. Além de poupar tempo, conseguir entregar o trabalho com rapidez e competência, demonstra dinamismo por parte do profissional.

Para auxiliar esses profissionais, existem sites para treinar digitação, que são bastante procurados na Internet. Em suma, as plataformas online podem ser usadas para desenvolver técnicas diversas com o teclado. Ou seja, você pode aprender a digitar mais rápido, e melhorar o uso de atalhos disponíveis.

Através de testes gratuitos, os usuários podem identificar a velocidade da digitação, bem como fazer um levantamento da quantidade de acertos em uma frase, e aperfeiçoar as habilidades.

Em suma, as opções ofertadas são gratuitas, e na maioria das vezes, não é necessário fazer o cadastro ou login na plataforma. Sendo assim, confira abaixo, 4 opções disponíveis para treinar a digitação.

4 sites que você pode usar para treinar a digitação no computador

Abaixo, confira 4 opções de sites diferentes, nos quais você pode treinar a sua digitação.

1) Ratatype

  • Clique aqui para acessar o site.

Se você procura por um site simples e direto, o Ratatype pode ser uma boa opção. O site é gratuito, mas oferta um plano que remove os anúncios. Em suma, o layout não enche os olhos de ninguém, porém, ele cumpre a sua função, e muito didático: você consegue achar exatamente o que procura. Além disso, o site disponibiliza artigos que ajudam e tiram dúvidas dos estudantes.

Ademais, o site apresenta um teste que tem um longo parágrafo para digitação. Em suma, as aulas contam com uma boa opção de jogo que é divertido. A partir do sistema de pontuação, você consegue usar as moedas que ganha, para personalizar a sua página. Além disso, você pode compartilhar o seu progresso nas suas redes sociais.

2) Agile Fingers

  • Clique aqui para acessar o site.

O site é gratuito, e possui instruções claras, que permitem treinar e aprimorar a sua digitação. Em suma, ele permite que o usuário crie um objetivo de palavras por minutos para si, que pode ser do mais simples ao mais difícil. Dessa forma, o próprio site direciona o usuário nos exercícios, focando nesse aprimoramento.

Ademais, os testes e as atividades são intensas, e despertam no usuário, o interesse em praticar os mesmos. Por fim, o site oferece duas opções de jogos, que não são muito interessantes.

3) TypingClub

  • Clique aqui para acessar o site.

O site, embora seja gratuito, conta com uma versão premium, sem anúncios. Além disso, o TypingClub não possui uma versão para o português do Brasil. Sendo assim, a menos que o usuário saiba inglês, ou aceite o português de Portugal, o site se torna uma alternativa pouco atrativa. É dito isso, pois o site disponibiliza vídeos.

Já no quesito tarefas e aulas, o site para treinar digitação tem como foco, um sistema de progressão mais travado. Ou seja, o aluno precisa passar por cada aula, independente do seu nível de digitação. Sendo assim, o site é indicado, em especial, para os iniciantes. Além disso, os outros planos de aula são em menor quantidade, porém ajudam muito para quem só quer praticar.

4) TypingTest

  • Clique aqui para acessar o site.

O último site que recomendamos para treinar a digitação é em inglês, e por ser gratuito, contém muitos anúncios. Devido ao fato de ser todo em inglês, ele pode ser pouco atraente para quem não domina a língua. Por outro lado, para quem compreende o idioma, pode ser uma alternativa muito boa.

Em suma, o TypingTeste disponibiliza várias atividades de prática, e permite que os usuários de níveis diversos desenvolvam a sua habilidade. Ademais, o site foca em letras e exige muita atenção para não errar demais a digitação. Por fim, a seção de jogos direciona a pessoa a outros sites. E isso, pode incomodar.