Há uma semana, a Microsoft disponibilizou a capacidade de rodar mais de 1000 aplicativos Android no Windows 11. Agora, a desenvolvedora do Windows nos revelou oficialmente as especificações mínimas para rodar apps Android e a Amazon Appstore no Windows 11.

Da mesma forma que o Windows 10 teve o subsistema para Linux implementado, permitindo que PCs rodem aplicativos desenvolvidos para Linux, o Windows 11 agora tem acesso a mais de 1000 app criados para Android. Entretanto, nem todo computador que roda Windows 11 pode rodar os aplicativos Android. Confira abaixo os requisitos mínimos abaixo.

Windows 11: Requisitos mínimos para rodar aplicativos (apps) Android no PC

Aplicativo do Telegram para Android sendo executado no Windows 11. Fonte: windowslatest
Aplicativo do Telegram para Android sendo executado no Windows 11. Fonte: windowslatest

Notado pelo site Windows Lastest, a página de suporte da Microsoft disponibilizou quais especificações são necessárias para rodar apps Android no PC. Alguns meses após o anúncio do subsystem da Microsoft para Android, finalmente houve seu lançamento. No momento a novidade está disponível para todos com um computador executando o Windows 11 versão 21H2 com participação no Programa Windows Insider.

Ainda não há uma lista completa de computadores que suportam a versão Android, mas é provável que seu PC rode os apps se ele atender aos requisitos do Windows 11. É importante salientar que será necessário habilitar o recurso de máquina virtual (virtual machine ou VM) na seção de recursos opcionais. Agora, sem mais delongas, confira abaixo os requisitos mínimos para rodar aplicativos (apps) Android no PC:

  • Memória RAM: 8 GB (mínimo) e 16 GB (recomendado).
  • Tipo de armazenamento: Solid State Drive (SSD).
  • Processador (CPU): Core i3 8ª geração, Ryzen 3000, Snapdragon 8c ou superior.
  • Tipo de processador: x64 ou ARM64.
  • Plataforma de máquina virtual: essa configuração opcional é para virtualização e você precisará habilitar a configuração no Painel de controle.
  • Conta Amazon.

É importante lembrar que provavelmente, para rodar os aplicativos Android da Amazon Appstore no Windows 11, será necessário definir a região do PC para os EUA com inglês. Caso você atenda aos requisitos mínimos impostos pela Microsoft, será possível baixar a atualização mais recente do Windows 11 (KB5010414), que conta com uma preview pública dos apps Android.

Com a integração da Amazon Store na Microsoft Store, o usuário poderá baixar qualquer aplicativo Android no Windows 11, igual faz normalmente com apps da Microsoft Store.

Play Store agora está testando downloads de jogos no Windows; como baixar

Jogo Lineage2M no PC.
Jogo Lineage2M no PC.

No final de janeiro, a Microsoft começou seu beta teste para jogos da Google Play executados em PCs com Windows 11. Com a possibilidade de executar diversos aplicativos Android no novo sistema operacional da Microsoft, esse processo ficou mais fácil. Confira em nossa matéria como baixar e instalar jogos mobile da Play Store.

Intel Bridge Technology e os apps Android no Windows 11

A Intel Bridge Technology dá suporte à integração do Windows 11 com o sistema operacional Android. Este suporte não é restrito à Amazon Appstore, ou seja, é possível executar apps manualmente sem alterar a região para os EUA (inglês).

O que achou da novidade? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!