O Android 13 não parece adicionar recursos inovadores à primeira vista ao trazer, por exemplo, um novo seletor de fotos, ícones temáticos e uma nova permissão para o Wi-Fi. Entretanto, nesta atualização do sistema operacional da Google voltado para celulares o usuário poderá executar vários sistemas operacionais através do recurso de máquina virtual (virtual machine ou VM), sendo possível, por exemplo, rodar o Windows 11 ou Linux no smartphone Android.

Relatada pelo site androidauthority, a experiência de utilizar outros operacionais como o Windows 11 foi demonstrada por um usuário no Twitter chamado "kdrag0n" (Danny Lin). Utilizando o Google Pixel 6, Danny mostrou que o celular com Android 13 DP1 (Developer Preview 1) é capaz de rodar o Windows 11 Arm. Veja abaixo as capturas de tela anexadas ao seu tweet.

Captura de tela do Android 13 DP1 rodando o Windows 11 Arm. Fonte: kdrag0n (Twitter)
Captura de tela do Android 13 DP1 rodando o Windows 11 Arm. Fonte: kdrag0n (Twitter)

Ao rodar outro sistema operacional no Android 13, é possível obter algo funcional?

De acordo com Danny, o Windows 11 ficou "realmente utilizável" no Android 13 DP1, mesmo sem a aceleração de GPU, não suportada pelo hardware do celular. O usuário chegou até a postar um vídeo mostrando o jogo Doom na VM com o Windows 11. Confira abaixo.

Como isso é possível?

Segundo Mishaal Rahman, editor-chefe do site Android Police, o Android 13 no Pixel 6 "suporta uma nova estrutura de virtualização". A explicação de como isso acontece pode ser vista de forma detalhada através deste link. Mas, falando de forma resumida, é dito que o Google está trabalhando duro para criar uma estrutura de virtualização melhor para possibilitar a utilização em diversos dispositivos Android.

O que achou desta novidade? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!