O Google anunciou o início dos testes para a próxima versão do Android, o Android 13 Developer Preview 1. Segundo a empresa, nesta edição do sistema operacional teremos como destaque: privacidade e segurança, além da produtividade do desenvolvedor.

O Android 13 está começando a ser revelado agora e o Google diz que pretende revelar mais informações ao longo de 2022. Ao mesmo tempo, o lançamento de versões de teste é importante para receber o feedback da comunidade e saber se a empresa está seguindo pelo caminho certo para chegar em uma versão estável com menos erros.

Foco na segurança e privacidade

Atualmente um dos assuntos que mais estão em alta é o de segurança e privacidade. No Android 13 o Google procurou fornecer "um ambiente mais seguro no dispositivo e mais controles para o usuário". No "Developer Preview 1" do novo sistema operacional foi implementado um seletor de fotos, que permite que se compartilhe fotos e vídeos com mais segurança entre os aplicativos. Além disso, há agora uma nova permissão de Wi-Fi para diminuir a necessidade de os aplicativos terem a necessidade de pedir a localização do dispositivo.

Seletor de fotos no Android 13. Fonte: Google
Seletor de fotos no Android 13. Fonte: Google

Trabalhando na produtividade e nas ferramentas do desenvolvedor

Segundo o Google, no Android 13 há novos recursos e ferramentas para aumentar a produtividade dos desenvolvedores. Dentre as novidades estão uma API de posicionamento de configurações rápidas, ícones de aplicativos temáticos, preferências de idioma por aplicativo, hifenização mais rápida, sombreadores programáveis e a atualização do OpenJDK 11.

Compatibilidade de apps

Segundo o Google, em toda versão do Android são trabalhadas formas de deixar as atualizações de aplicativos mais rápidas e suaves, priorizando a compatibilidade de apps à medida que novas versões do sistema operacional são disponibilizadas. A empresa diz:

"No Android 13, ativamos a maioria das alterações no aplicativo para dar mais tempo a você e atualizamos nossas ferramentas e processos para ajudar você a se preparar mais cedo."

Como obter o Android 13

Para baixar e instalar manualmente o Android 13, você deve seguir as instruções descritas pelo Google em seu site aqui.