O Google começou a liberar o Android 16 QPR2 estável para dispositivos Pixel compatíveis. A atualização traz novos recursos, correções de bugs e inclui o patch de segurança de dezembro. Um dos destaques é o sistema de notificações com IA, que deve ajudar os usuários a gerenciar as mensagens recebidas, além de um modo escuro universal.

Android 16 QPR2: o que mudou?

A nova versão do Android 16 traz um resumo de notificações baseadas em IA, que condensa mensagens longas e chats em grupo para fornecer uma compreensão mais rápido do conteúdo. O sistema também entrega um organizador de notificações, que agrupa e silencia as notificações de menor prioridade, como promoções, notícias e alertas de redes sociais.

Android 16 agora tem notificações baseadas em IA
Android 16 agora tem notificações baseadas em IA

O Google também aprimorou a personalização da interface. Agora, é possível adicionar ícones temáticos e formas de ícones personalizadas na tela inicial. Outra novidade é o "Modo Escuro Expandido", que consegue escurecer até aplicativos que não suportam o recurso nativamente.

O Android 16 QPR2 ainda oferece controles parentais aprimorados, permitindo que os pais definam limites de tempo de tela, agendem pausas e gerenciem o uso de aplicativos com temporizadores.

Ícones personalizados e controle parental aprimorado
Ícones personalizados e controle parental aprimorado

A atualização também adiciona um recurso que exibe legendas em tempo real com sons ambientes em mensagens de vídeo, transmissões ao vivo e Stories nas redes sociais. Outra novidade é a ferramenta "Motivo da Chamada", que estará disponível em breve no aplicativo de telefone, permitindo que os usuários marquem uma chamada como urgente para que o destinatário possa atender ou responder mais rápido.

Por fim, a versão mais recente entrega novas combinações de adesivos no Gboard e permite fixar abas no Google Chrome.

Disponibilidade

O Android 16 QPR2 está sendo liberado para o Pixel 6 em diante de forma faseada, em etapas. Ainda não há previsão de quando as novidades serão liberadas para modelos de outras marcas, como Samsung, Motorola e Xiaomi.

Via