Os pacotes de segurança liberados pelo Google são extremamente importantes para seu celular Android, pois contêm uma série de correções para vulnerabilidades críticas que podem afetar o sistema operacional e causar diversos problemas. Mas antes de qualquer atualização chegar em seu dispositivo, há um processo um tanto quanto trabalhoso nos "bastidores". Abaixo, vamos te explicar os detalhes.

O que faz um pacote de segurança

O que faz um pacote de segurança
O que faz um pacote de segurança

Um pacote de segurança é apenas outra atualização, embora geralmente menor e com alterações em estruturas individuais do sistema. Existem dois níveis para esses pacotes: AAAA-MM-01 ou AAAA-MM-05. Apesar de "AAAA" e "MM" representar o ano e o mês, respectivamente, o "01" e o "05" não significam o dia em que as correções foram lançadas.

Na verdade, esses números servem para diferenciar os dois níveis. O primeiro patch, com final "01", contém correções para a estrutura do Android, mas não entrega novidades no software ou melhorias para o kernel do Linux. O segundo, por outro lado, contém as correções do Android, aprimoramentos no software e kernel.

Ao contrário do iOS, o sistema operacional móvel do Google é usado por milhares de fabricantes. Por isso, muitas escolhem lançar seus próprios pacotes de segurança, o que faz sentido, já que pode existir uma vulnerabilidade em um celular da Samsung que não está presente em um da Motorola, por exemplo.

Linha do tempo de um pacote de segurança

Os pacotes de segurança têm um cronograma que abrange cerca de 30 dias, mas nem todas as empresas conseguem aproveitar esse período. No entanto, algumas se diferenciam e liberaram as correções no mesmo dia em que chegam na linha Google Pixel. Elas fazem isso sendo parceiras do Android.

Não é qualquer empresa que pode entrar nessa "lista", mas uma vez dentro, esses parceiros recebem uma licença para usar a marca Android em material de marketing e implementar o Google Mobile Services, desde que atendam aos requisitos descritos no Documento de Definição de Compatibilidade (CDD) e sejam aprovados em outros testes.

Além de receberem os pacotes de segurança com antecedência (após mesclados no AOSP do Android), os parceiros também podem escolher as correções do kernel do Linux assim que estiverem disponíveis. Outro benefício é que eles ainda são notificadas sobre as vulnerabilidades pelo menos 30 dias antes do boletim ser publicado.

Atualizações de segurança demoram a chegar no meu celular. Qual o motivo?

Correções de segurança podem demorar a chegar
Correções de segurança podem demorar a chegar

Há basicamente três motivos que podem fazer com que um pacote de segurança demore a chegar no seu aparelho:

  • Às vezes é preciso fazer grandes alterações para implementar um pacote de segurança, pois ele pode entrar em conflito com o código existente da interface;
  • A certificação da operadora pode levar algum tempo, atrasando a liberação das correções;
  • Algumas empresas preferem não lançar uma atualização de segurança sem também inserir novos recurso.

É importante ressaltar que o Google exige que as fabricantes forneçam "pelo menos quatro anos de atualizações de segurança" após o lançamento de um dispositivo. Então, mesmo que exista uma certa demora, em algum momento seu aparelho vai receber as devidas correções para manter o sistema operacional seguro.