Os smartphones Android oferecem uma série de especificações que, muitas vezes, não conseguimos identificar corretamente ou sequer sabemos a real função. Um dos componentes mais importante é a GPU, que auxilia o processador na hora de rodar jogos pesados e executar tarefas complexas. Abaixo, vamos te explicar o que é e como identificar o modelo da GPU do seu celular em poucos minutos.

O que é uma GPU?

GPU é a abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico). Esse componente, que também é chamado de chip gráfico, desempenha um papel muito importante no hardware do seu celular.

A principal característica da GPU é de suavizar o uso do processador (CPU) quando for necessário renderizar imagens, trabalhando com um grande volume de cálculos matemáticos e geométricos para gerar imagens 3D.

Após coletar todas as informações necessárias, a GPU envia os dados para a memória de vídeo, que reproduz o resultado na tela do aparelho. Resumindo, quando mais potente for a GPU, mais rápido esse processo será realizado, proporcionando um desempenho ainda melhor.

Como saber qual é a GPU do seu celular

Tempo necessário: 1 minutos

Para identificar a GPU do seu aparelho, é preciso instalar o aplicativo "CPU Z", disponível gratuitamente na Play Store. Feito isso, siga as instruções abaixo:

  1. Baixe o aplicativo na loja do Google e depois toque no seu ícone para abrir;

    Passo 1 de: Como saber qual é a GPU do seu celular
  2. Na aba "SOC", basta encontrar o termo “GPU Renderer” — o nome do componente será mostrado ao lado.

    Passo 2 de: Como saber qual é a GPU do seu celular

Gostou do tutorial? Conta para a gente nos comentários!