Se você guarda muitas fotos no celular e, por engano, acabou deletando uma imagem importante, saiba que é possível recuperá-la. A maioria dos aparelhos Android trazem de fábrica o Google Fotos, serviço do gigante das buscas que, além de armazenar seus arquivos na nuvem, permite restaurar fotos e vídeos deletados de uma maneira simples e rápida. Abaixo, vamos te mostrar como realizar esse procedimento.

Como restaurar fotos apagadas no Android

Tempo necessário: 1 minutos

É importante ressaltar que a opção para restaurar uma imagem não fica disponível para sempre. Na verdade, após a exclusão, você pode recuperá-la em até 60 dias (caso tenha sido armazenada na nuvem) ou em até 30 dias se esse processo não foi feito.

  1. Abra o aplicativo do Google Fotos e toque na opção "Biblioteca" no menu inferior;

    Passo 1 de: Como restaurar fotos apagadas no Android
  2. Em seguida, toque na opção "Lixeira", posicionada na parte superior da tela;

    Passo 2 de: Como restaurar fotos apagadas no Android
  3. O aplicativo vai exibir todas as imagens/vídeos deletados. Toque e segure no arquivo que deseja restaurar e depois escolha a opção "Restaurar";

    Passo 3 de: Como restaurar fotos apagadas no Android
  4. Confirme sua decisão tocando novamente em "Restaurar" na parte inferior da tela. 

    Passo 4 de: Como restaurar fotos apagadas no Android

Importante lembrar

Assim que o arquivo for restaurado, ele vai voltar para a mesma pasta em que estava antes de ser excluído. O Google Fotos armazena as imagens/vídeos por data, então se você resgatou uma foto que foi deletada há algum tempo, terá que vasculhar a galeria do celular para encontrá-la.

Não sabe como utilizar o serviço de fotos do Google? Sem problemas. Aqui no Oficina da Net já mostramos como funciona o aplicativo, tanto no celular quanto na versão para computador.

Gostou do tutorial? Conhecia essa função do Google Fotos em seu celular? Conta para a gente nos comentários!