O que fazer quando o touchscreen do smartphone para de funcionar?

Se seu smartphone não está sentindo o toque na tela, veja como resolver isso.

Por Smartphones Pular para comentários

Quase todos os gadgets que usamos hoje são equipados com telas sensíveis ao toque, o famoso touchscreen. Essas telas trazem muitas vantagens: Além de ser extremamente fácil de usar, também proporcionam uma rapidez bem maior do que os botões. Mas elas precisam de um manuseio cuidadoso, caso contrário, muitas vezes o touchscreen do smartphone para de funcionar. 

Além da quebra acidental, há muitas outras razões que podem deixar a tela touchscreen sem resposta. A tela sensível ao toque do seu dispositivo pode parar de responder apenas em algumas áreas, ou em toda a tela. Problemas no touch são comuns e, neste artigo, vamos dar algumas dicas que podem solucionar quando o touchscreen do smartphone para de funcionar.

O que fazer quando o touchscreen do smartphone para de funcionar

1. Reinicie o dispositivo

Vamos começar com o mais simples do método, que está reinicias o smartphone. Desligue o telefone e aguarde 10 segundos para reiniciá-lo novamente. Este procedimento também é chamado de ciclo de energia. Ele removerá quaisquer erros ou problemas menores de software. Na maioria dos casos, esta etapa resolverá uma parada do touch sem explicação.

2. Modo de segurança (Android) ou Modo DFU (iPhone)

Assim como você pode reiniciar o Windows em modo de segurança, você também pode iniciar um dispositivo Android em segurança, ou colocar o iPhone em modo DFU. Isso pode combater a maioria dos erros. 

Quando um dispositivo inicializa em modo de segurança, ele desativa todos os aplicativos de terceiros, e somente os aplicativos do sistema operacional são executados. Portanto, se no modo de segurança, o defeito no touchscreen desaparecer, isso significa que algum aplicativo estava causando esse problema. Agora você pode excluir os aplicativos externos um por um, até que o problema da tela seja corrigido.

Como iniciar o Android em Modo de Segurança?

Para reiniciar um Android em modo de segurança, pressione o botão liga/desliga no telefone, e na tela, pressione e segure o ícone de desligar por alguns segundos, até que seja exibida a opção "Reiniciar em modo de segurança".

Nota: Esse método funcionará em dispositivos com o Android Jellybean 4.1 ou superior.

Para aparelhos com uma versão mais antiga do Android, siga as etapas abaixo.

  • Pressione o botão liga/desliga até que ele seja reiniciado.
  • Depois que o aparelho reiniciar, solte o botão liga/desliga e pressione os dois botões de volume (para cima e para baixo) juntos, e ele abrirá no modo de segurança.

Como colocar um iPhone 7 ou inferior no modo DFU

  1. Conecte seu iPhone ao seu computador e abra o iTunes. Não importa se o seu iPhone está ligado ou desligado.
  2. Pressione e segure o botão liga/desliga e o botão Home (iPhone 6s e anteriores) ou o botão de diminuir volume (iPhone 7 ou superior) juntos por 8 segundos.
  3. Após 8 segundos, solte o botão Liga/Desliga, mas continue pressionando o botão Home ou o botão diminuir volume, até que o iTunes diga "O iTunes detectou um iPhone no modo de recuperação".
  4. Solte o botão Home ou o botão de diminuir volume. A tela do seu iPhone ficará completamente preta se você entrar com sucesso no modo DFU. Se não for, tente novamente desde o começo.
  5. Restaure seu iPhone usando o iTunes.

Como colocar um iPhone 8, 8 Plus ou X no modo DFU

  1. Para fazer o Modo DFU no iPhone X, 8 ou 8 Plus, pressione e solte rapidamente o botão Aumentar volume, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume e pressione e segure o botão lateral, até que a tela fique preta.
  2. Assim que a tela ficar preta, mantenha pressionado o botão de diminuir volume, enquanto continua pressionando o botão lateral.
  3. Após 5 segundos, solte o botão lateral, mas continue pressionando o botão de diminuir volume, até que o iPhone apareça no iTunes.
  4. Assim que aparecer no iTunes, solte o botão de volume. 

Nota: Se o logotipo da Apple estiver aparecendo na tela, você pressionou o botão de diminuir o volume por muito tempo. Inicie o processo desde o início e tente novamente.

3. Verifique o uso da memória RAM

Não há como negar o fato de que a capacidade de resposta do touch depende muito da memória do dispositivo. Se a memória RAM do dispositivo está quase cheia, é possível ter problemas com o touchscreen. A memória RAM é usada durante a execução de aplicativos pesados, portanto, é necessário remover ou "forçar a parada" para liberar a memória.

No Android, abra as configurações > memória > Memória usada por aplicativos. Confira o quanto de RAM está sendo usado por todos os aplicativos. Você pode selecionar o aplicativo que você não está usando mais e, em mais configurações, selecione "forçar parada".

v

Se você não quiser liberar espaço na memória RAM manualmente, pode instalar um dos aplicativos de limpeza de memória da Google Play Store. Existem muitos aplicativos de gerenciamento de memória disponíveis, gratuitos e pagos. Alguns dos mais famosos aplicativos gratuitos são Clean Master e MobileGo.

Como limpar RAM no iPhone 7 e iPhones mais antigos

  • Mantenha pressionado o botão Ligar/Desligar.
  • Quando deslizar para desligar aparecer, solte o botão Ligar/Desligar.
  • Mantenha pressionado o botão Home.

Depois de alguns segundos, a tela piscará em branco e depois retornará à tela inicial, o que significa que você limpou a memória RAM do seu iPhone. Se a Siri aparecer quando você pressiona o botão Home, desative a Siri para limpar a memória RAM e ligue a Siri quando terminar. Se o seu iPhone estiver muito lento, você o sentirá mais veloz instantaneamente.

Como limpar a memória RAM no iPhone 8 e X

  • Ative o Assistive Touch. Vá em Ajustes > Geral> Acessibilidade e ative o Assistive Touch. Um botão cinza e branco aparecerá na tela. 
  • Em seguida, volte para a tela inicial e vá em Ajustes > Geral > Desligar.

 

 

  • A tela de desligamento deve aparecer, com um botão Cancelar na parte inferior. Pressione o botão AssistiveTouch na tela até que o iPhone pisque e retorne à tela inicial.

4. Teste os pontos de contato

Existem vários pontos de contato em uma tela touch. Se a tela se comportar de forma intermitente em diferentes áreas da tela, você deverá testá-la a fim de busca áreas defeituosas. A maneira fácil de testar os pontos de contato é instalar um aplicativo testador de touch. Esses aplicativos verificam as áreas da tela, registrando o toque do dedo.

No Android você pode usar o MultiTouch Tester. Já no iPhone, use o Touchscreen Test

Calibração do Touchscreen no Android

Se touch está se comportando de maneira indiferente, e as cores também estão um pouco distorcidas, a calibração pode ser a solução nesse caso. Baixe na Google Play Store o app Calibrar Touchscreen, e no iPhone baixe o 

Estes app é gratuito e garante que seus toques sejam detectados com maior precisão, além de melhorar a capacidade de resposta do toque. O aplicativo calibra gestos diferentes, como toque único, toque duplo, deslize, zoom e muito mais.

5. Verifique se o seu carregador é original

Quando você usa um carregador que não é original, pode acontecer o touch não funcionar enquanto estiver no modo de carregamento. Às vezes, vemos apenas que a entrada é a mesmo do carregador original e usamos para carregar, sem ler as classificações de voltagem e amperagem. Mesmo que a voltagem seja a mesma, as classificações de amperagem podem diferir, causando problemas na tela sensível ao toque. Remova o carregador e veja se o seu smartphone volta a funcionar normalmente.

Aviso: Não compre carregadores baratos de terceiros apenas porque são compatíveis com o seu dispositivo. Sempre use o carregador original, por questão de segurança.

6. Remova a película de vidro

Em alguns casos, algumas películas de vidro causam problemas na sensibilidade da tela. Remova a película e retire a capa de proteção (case). Talvez isso possa funcionar para você.

7. Hard reset

Se nenhum dos métodos acima funcionou, pode ser que um hard reset resolva o problema. Esse processo apagará todos os dados do usuário e o aparelho será redefinido para as configurações de fábrica, como um novo telefone. 

Embora a maioria das marcas de telefone diferem no procedimento para redefini-la, o método mais comum no Android é pressionar o botão liga/desliga e o botão frontal simultaneamente. O aparelho será reiniciado no modo de recuperação, e você precisará navegar (usando as teclas de volume) para o modo "Wipe data / factory reset". Agora selecione essa opção pressionando o botão liga/desliga.

Nota: Nos aparelhos Samsung, você tem que pressionar o botão power + volume up + home para executar o hard reset.

Para executa o hard reset no iPhone, você pode utilizar o aplicativo Aiseesoft FoneEraser  no Windows. Após instalar o app no seu computador, abra ele com o iPhone conectado no PC com o cabo USB. Escolha o nível avançado para fazer o hard reset.

Para fazer a formatação sem programas e nem conectar a um PC, acesse Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar todos os conteúdos e ajustes. O iPhone pedirá para você confirmar a restauração do iPhone. Clique em "OK".

Nada deu certo?

Se nada disso deu certo, leve seu smartphone à uma assistência técnica autorizada, pois pode ser que o problema seja mais sério do que parece.

Se você usou alguma outra maneira que conseguiu corrigir o touchscreen do seu smartphone, compartilhe na seção de comentários abaixo.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,92%)
10(53,15%)
15(12,61%)
20(10,51%)
26(7,81%)