Se você não tiver um monitor sobrando, preciso te contar que é possível usar um celular, ou ainda, um tablet, como uma segunda tela. Em suma, a funcionalidade pode ser realizada por aplicativos que conectam os dispositivos via USB ou pela rede Wi-Fi.

Entretanto, caso você não saiba como transformar o seu aparelho móvel em um segundo monitor, não é preciso se preocupar. É dito isso, pois vou te explicar tudo a seguir. Para conseguir conectar os dois dispositivos no computador, e transformá-los em uma segunda tela, é necessário instalar um aplicativo que realize essa conexão.

Sendo assim, para o tutorial abaixo, vamos fazer uso do aplicativo Splashtop Wired XDisplay. Em suma, o programa está disponível tanto para Windows, quanto macOS. Além disso, é possível conectá-lo em aparelhos Android ou iOS.

Como usar um celular ou tablet como um segundo monitor no PC?

Splashtop Display
Splashtop Display

Abaixo, confira o passo a passo:

  1. Antes de mais nada, acesse o site oficial do Splashtop Wired XDisplay;
  2. Em seguida, faça o download do software;
  3. Assim que baixar, faça a instalação do aplicativo no seu computador;
  4. Depois disso, no seu celular ou tablet, acesse a sua loja de aplicativos, e realize o download do app;
  5. Logo depois, de volta ao computador, inicie o programa Splashtop Wired XDisplay para que a conexão entre os dispositivos seja realizada. Vale ressaltar que em alguns casos, pode ser necessário fazer a instalação de um drive para funcionar. No iOS, por exemplo, o programa pede a presença do iTunes no computador;
  6. Em seguida, é necessário que você conecte o seu celular, ou tablet no notebook por meio de um cabo USB, e abra o aplicativo no seu aparelho móvel;
  7. Posterior a isso, se tudo estiver certo, o seu dispositivo já vai estar operando como um segundo monitor. Abra as configurações de tela do seu Windows para terminar a configuração.

Pronto! Em algumas situações, alguns problemas podem ocorrer por conta da qualidade de transmissão pré-configurada no Splashtop Wired XDisplay. Se isso acontecer, é necessário voltar para o passo 3, e configurar a taxa de quadros por segundo, qualidade e resolução.

Por fim, se o seu notebook não tem entrada compatível com o seu celular ou tablet, outra opção é fazer uso de uma rede Wi-Fi. Abaixo, confira como fazer.

Usando o celular como monitor via rede Wi-Fi

Spacedesk
Spacedesk

Como o Splashtop Wired XDisplay só opera via cabo USB, para conectar os dispositivos via rede, é necessário instalar o SpaceDesk. Entretanto, há um detalhe antes disso tudo: se você não tiver o Wired XDisplay instalado, ou qualquer outro aplicativo parecido, é necessário fazer a desinstalação.

Esses softwares causam conflitos com o SpaceDesk, bem como bloqueiam a conexão via internet. Sendo assim, confira o passo a passo abaixo:

  1. Antes de mais nada, acesse o site oficial do SpaceDesk;
  2. Em seguida, faça o download do aplicativo;
  3. Feito isso, procure pelo aplicativo na sua loja de aplicativos, e realize a instalação no celular ou tablet;
  4. Depois que instalado, comece o programa em ambos aparelhos, e se certifique de estar usando a mesma rede Wi-Fi;
  5. Por fim, no seu smartphone, o nome do seu notebook vai aparecer. Toque para conectar.

Pronto, agora você já sabe como conectar um segundo monitor, e o melhor, sem precisar de nenhum cabo. Ademais, o SpaceDesk opera em aparelhos Android ou iOS, porém só para quem tem o Windows como sistema operacional.