No mês de fevereiro de 2022, a internet parou quando ouviu a opinião de Bruno Aiub, o Monark, sobre a possibilidade de haver um partido que defenda o nazismo no Brasil. Como esperado, a opinião dele rendeu muita polêmica e levou à demissão do youtuber do Flow Podcast, empresa na qual ele trabalhava até então.

Depois meses após esse fato, e após o seu distanciamento da plataforma de vídeos, Monark encontrou um "novo lar". De acordo com ele, o Rumble "é uma alternativa à cultura de cancelamento e censura das big techs". Além disso, a atitude dele é uma resposta ao fato de ter sido "completamente censurado e desmonetizado [do YouTube]".

O Rumble tem foco em vídeos, assim como o rival YouTube. Entretanto, o que diferencia é que ele defende o "livre discurso". Além disso, a plataforma não prioriza o controle de conteúdo. Assim como Monark, outros famosos estão acessando a plataforma, tais como Donald Trump, o ex-presidente americano, que também promove muitas polêmicas.

Sendo assim, confira abaixo, como funciona o Rumble, e qual o seu risco para o rival YouTube.

O que é o Rumble?

Rumble agora no Brasil, conta com Monark e Ferréz (Crédito: Rumble/Divulgação)
Rumble agora no Brasil, conta com Monark e Ferréz (Crédito: Rumble/Divulgação)

O Rumble nada mais é, do que uma plataforma de vídeos muito parecida com o famoso e popular YouTube. Em suma, a sua interface, de certa forma, lembra muito o seu concorrente, e possui conteúdos em destaque, através de imagens e títulos.

Entretanto, há uma organização mais intencional de reproduções. Ou seja, a plataforma foca em tópicos específicos, como notícias, entretenimento, podcasts, ciência e esportes.

Como surgiu a plataforma Rumble?

A plataforma de vídeos foi lançada em 2013, pelo canadense Chris Pavlovski. Em suma, se trata de um ex-funcionário da Microsoft, mais especificamente um programador, que tinha a vontade de criar um site de vídeos que "apoiasse opiniões diversas, expressões autênticas e um diálogo aberto".

Ademais, a tradução da palavra "rumble" é explosão ou estrondo. Entretanto, também pode ser utilizado como algo que está relacionado a um rumor, buzz ou expectativa. Em suma, o segundo sentido da palavra citado acima, provavelmente seja o que tem a maior ligação com a plataforma.

Apesar disso, é importante citar que a sua existência também pode causar um grande impacto no mercado. Ainda mais, especialmente em tempos de campanhas eleitorais no Brasil.

De acordo com os dados de dezembro de 2021, a plataforma Rumble tem em torno de 36 milhões de usuários mensais. Ademais, se trata de uma quantidade significativa de pessoas.

Entretanto, certamente é uma pequena parcela do que o YouTube tem atualmente - ou seja, a plataforma conta com 1,7 bilhões de usuários todos os meses. Inclusive, até mesmo a plataforma Vimeo possui um número significativamente maior, com 230 milhões de usuários mensais.

Plataforma Rumble no Brasil

Até o momento, a plataforma Rumble não tem a representatividade oficial no Brasil. No início do mês de março, a conta oficial da empresa publicou um tweet, no qual manifesta o interesse de iniciar as suas operações pelo Brasil.

Captura de tela da página inicial da Rumble
Captura de tela da página inicial da Rumble

Apesar disso, até o momento, pouco se sabe quanto aos planos da plataforma em território nacional. O website pode ser acessado de forma nomal no Brasil, e os seus vídeos consumidos sem nenhum impeditivo. Entretanto, existe pouca representatividade de brasileiros na plataforma, o que já inclui o canal do Monark.

Posicionamento da plataforma Rumble

Desde o começo da sua concepção, Pavlovski afirma que o Rumble é uma plataforma "imune à cultura do cancelamento". Além disso, se trata de um espaço aberto, onde é possível fazer a troca de todo o tipo de ideia e pensamento.

Ademais, o site possui regras e políticas internas que inibem a veiculação de certos tipos de conteúdos. Tais como os "difamatórios, pornográficos, odiosos ou que incitem a violência". Porém, não existem maiores explicações de como essas regras são aplicadas.

Devido a sua postura, o Rumble até ganhou o apelido de "YouTube liberal", devido a sua promessa de não se envolver com a divulgação de conteúdo, desde que as regras da plataforma sejam cumpridas. Apesar disso, essa é uma grande discussão, e bastante polêmica, já que o caso do Monark mostrou que é complicada a diferença entre a liberdade de expressão e o preconceito, o racismo e demais crimes.

Quem são as outras personalidades usam o Rumble?

Em suma, um dos grandes nomes de relevância no Rumble é o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele publica vídeos todas as semanas na plataforma, e foca, em especial, nos encontros com os seus eleitores e apoiadores de suas campanhas.

Além disso, ele posta trechos de seus discursos políticos. Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, também faz uso da plataforma para publicar vídeos com o mesmo teor.

Outro nome bastante expressivo no Rumble é o de Russel Brand, comediante e ator que tem um podcast no Rumble. Apesar de ter sido identificado como uma pessoa da esquerda no passado, atualmente ele atua na "direita conspiracionista".

Ainda mais por conta dos seus vídeos que falam sobre um possível plano de dominação global que teria como mandantes, as grandes organizações e conteúdos negacionistas relacionados à vacina contra a covid-19.