Existem muitos aplicativos que visam ser um tipo de coach para dar aquela força nos exercícios físicos das pessoas. Isso ocorre, já que ter uma vida mais saudável com a loucura do dia a dia não é simples. E é com esse princípio que o Google Fit promete operar para todos os tipos de usuários.

Desenvolvido para monitorar os exercícios físicos, atividades diárias e ajudar em uma vida mais saudável, o Google Fit pode ser acessado na maioria dos celulares e smartwatches. Através do seu uso, a pessoa pode criar metas, para acessar dicas e sugestões para seguir ativa.

Em suma, toda atividade é registrada tanto de forma manual, quanto automática pelo app. E isso, traz informações para um melhor desenvolvimento do praticante. Além disso, você pode fazer uso de um diário para o acompanhamento pessoal. E isso pode ajudar na hora da cobrança e planejamento.

Logo, independente do exercício que você vai fazer, o Google Fit opera usando o movimento como a principal ferramenta para coletar dados do indivíduo. Assim, apresenta números reais, que se baseia nas suas necessidades e feitos. Para ter acesso a isso, basta ativar o app e manter o celular ou relógio, junto ao corpo durante as atividades físicas.

Quais os principais recursos do Google Fit?

Google Fit
Google Fit

Para ofertar opções de uso para a pessoa, é necessário ter recursos prontos dentro do aplicativo. Em suma, o Google Fit tem seis alternativas pré-instaladas, que podem e precisam ser usadas pelo indivíduo, pois assim, as chances de melhorar o seu desenvolvimento aumenta. Confira:

1 - Atividades

Por meio do Google Fit, você pode escolher metas diárias e semanais, para uma quantidade de passos. Assim, o app apresenta dados importantes como o gasto de energia, a distância percorrida, os minutos em movimento, além da velocidade alcançada.

Ademais, vale a pena mencionar os "pontos cardio", um sistema de pontuação para criar uma gamificação dos exercícios, bem como animar o usuário.

2 - Medidas corporais

Em suma, essa ferramenta mede solicita que o indivíduo acrescente manualmente, o seu peso, altura e gordura corporal. Assim, isso serve para realizar um acompanhamento frequente do seu estado físico.

3 - Sinais vitais

O recurso do Google Fit opera por meio de outros aplicativos de saúde e fitness, como o Heart Care. Ele tem o foco nas informações sobre a frequência cardíaca, pressão arterial, glicemia, temperatura corporal e até saturação do oxigênio.

4 - Nutrição

Para verificar os dados de calorias consumidas, assim como a hidratação, é possível inserir tudo manualmente. Entretanto, ele não funciona tão bem. Diante disso, o Google Fit solicita que o usuário use outros aplicativos externos, como o Lose It. Assim, fica mais fácil acompanhar a alimentação diária.

5 - Sono

A partir dessa ferramenta, o usuário pode inserir de forma manual, a duração do seu sono diário, bem como criar uma programação da hora de dormir. Ademais, o recurso oferta artigos da American Academy of Sleep Medicine (AASM) para tirar dúvidas sobre o assunto.

6 - Monitoramento de ciclo

Por fim, a pessoa pode acrescentar de forma manual, informações quanto ao período menstrual como data e nível do fluxo.

Como configurar o aplicativo Google Fit?

Em suma, o Google Fit pode ser baixado tanto na Play Store, quanto na App Store. Tanto a configuração quanto a personalização, operam de forma simples e direta. Dessa forma, usuários casuais têm pouca dificuldade para preparar tudo para o uso diário.

No menu inicial do app (indicado pelo botão no canto inferior esquerdo), é necessário apertar em "+" para inserir as suas informações pessoais, tais como a pressão arterial e o peso. Depois disso, é necessário inserir as atividades que você deseja realizar.

Por outro lado, na parte de perfil (indicado pelo botão no canto inferior direito), a meta de atividade, a programação da hora de dormir e os dados pessoais podem ser observados e editados. A partir disso, é possível acompanhar o círculo na tela inicial que representa os passos dados, bem como os pontos cardio adquiridos, calorias, quilometragem, metas e a movimentação por minuto.