Os fones de ouvido Bluetooth TWS e os aparelhos auditivos do tipo RIC em breve passarão a monitorar sua saúde. Em 2019, a Sonion e a Valencell anunciaram uma parceria no intuito de avançar na tecnologia de sensores biométricos em dispositivos intra auriculares e agora, em 2021 a Sonion já revelou oficialmente a versão oficial deste projeto.

Através da tecnologia chamada BiometRIC e do módulo identificado como "Biometrics Ear module 5.0", a empresa irá oferecer ao mercado a possibilidade de monitoramento em tempo real da frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e mais, tudo feito com grande precisão através de sinais de fotopletismografia (PPG) e pré-processamento.

De acordo com a Sonion, a tecnologia desenvolvida em parceria com a Valencell traz a possibilidade de medir a biometria da pessoa em um dos melhores locais para realizar medições, o ouvido. O motivo disso é que em nosso canal auditivo há uma alta perfusão (circulação de sangue intensa), pouca luz solar (facilita o trabalho dos sensores baseados em luz) e pouco movimento ao encaixar um dispositivo.

Como os fones de ouvido TWS e aparelhos auditivos irão monitorar sua saúde

Como funciona

Através da utilização de alto-falantes de armaduras balanceadas (balanced armatures ou BAs) e sensores biométricos extremamente pequenos, a Sonion conseguiu desenvolver um sistema compacto de alta precisão que possibilita realizar o monitoramento dos sinais vitais do usuário em tempo real.

Devido ao fato de que tanto o aparelho auditivo quanto o fone de ouvido in-ear TWS são inseridos no canal auditivo, não há grande movimentação da estrutura responsável pela medição, produzindo assim dados precisos em diversas condições de uso. Somado a isso, os algoritmos avançados desenvolvidos pela Valencell fornecem um processamento de dados em tempo real e um feedback instantâneo ao usuário.

Aplicativo desenvolvido pela Sonion em parceria com a Valencell para o monitoramento da saúde. Fonte: Sonion
Aplicativo desenvolvido pela Sonion em parceria com a Valencell para o monitoramento da saúde. Fonte: Sonion

Biometrics Ear module 5.0 - A tecnologia de monitoramento da saúde da Sonion para fones de ouvido True Wireless

Sonion Biometrics Ear module 5.0 (BE5.0). Fonte: Sonion
Sonion Biometrics Ear module 5.0 (BE5.0). Fonte: Sonion

Através de sensores biométricos chamados Biometrics Ear module 5.0 (BE5.0), a Sonion conseguiu utilizar um design modular de seu sistema de monitoramento de maneira a permitir o uso em fones de ouvido TWS ou mesmo in-ears cabeados. Através de luzes emitidas por LEDs, os sensores do módulo BE5.0 conseguem medir a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio no sangue (SpO2).

BiometRIC - A tecnologia de monitoramento da saúde da Sonion para aparelhos auditivos RIC

Sonion BiometRIC. Fonte: Sonion
Sonion BiometRIC. Fonte: Sonion

Através de sensores biométricos chamados BiometRIC, a Sonion conseguiu utilizar um design compacto de seu sistema de monitoramento de maneira a permitir o uso conjunto com a estrutura dos aparelhos auditivos RIC dentro do canal auditivo. Através de luzes emitidas por LEDs, os sensores do BiometRIC conseguem medir a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio no sangue (SpO2). Isso permite não só o monitoramento em tempo real da saúde do usuário como também a detecção precoce de doenças.

Vídeo incorporado do YouTube

Como os dados biométricos podem ajudar os usuários

Como é possível monitorar o coração e a saturação de oxigênio no sangue de maneira precisa e em tempo real, o usuário poderá avaliar a sua saúde e condicionamento físico durante qualquer hora do dia. Além disso, os sensores biométricos permitem que o médico acesse as informações do paciente mais rapidamente, permitindo assim uma avaliação muito mais rápida e eficiente do estado de saúde e de possíveis doenças, diminuindo assim o potencial impacto que haveria se alguma anomalia fosse detectada mais tarde.

Vídeo incorporado do YouTube