No meio deste ano a Sonion e a Valencell anunciaram uma parceria no intuito de avançar na tecnologia de sensores biométricos em dispositivos intra auriculares, como fones de ouvido in-ear e aparelhos auditivos. A Valencell é conhecida por desenvolver sensores biométricos avançados para aparelhos auditivos e wearables. Para auxiliar na otimização destes sensores nos dispositivos, será utilizada a tecnologia da Sonion que produz drivers de fones de ouvido com alta eficiência energética e sensores, que ocupam uma área muito pequena.

Esta pareceria conta com a experiência da Valencell como líder em biometria wearable e os mais de 40 anos da Sonion trabalhando no desenvolvimento e fabricação de peças para produtos de áudio, que abrangem tanto o uso para entretenimento quanto para o uso na área de saúde auditiva. A desenvolvedora de produtos de áudio promete oferecer uma grande variedade de módulos de sensores para diversas aplicações no ouvido e a Valencell continuará seu aprimoramento dos sensores biométricos.

Acredita-se que com a experiência da Sonion na fabricação de componentes miniaturizados para dispositivos baseados em orelha (hearables) proporcione diminuições significativas no tamanho geral da estrutura, além de um custo e consumo de energia menores para os sensores baseados em fotopletismografia (photoplethysmography ou PPG), utilizados para medir a frequência cardíaca, pressão arterial e outros tipos de monitoramentos médicos.

Sonion

É possível também, através dos sensores, medir o condicionamento físico/bem-estar e funcionalidades relacionadas a aparelhos auditivos. Pode-se saber, por exemplo, a oxigenação do sangue, nível de hidratação etc.

A Sonion acredita tanto no futuro desta tecnologia, que chegou a realizar um investimento de um valor não divulgado na Valencell. Dessa forma, a desenvolvedora de produtos relacionados a audição se tornou um acionista significativo da Valencell. O presidente e CEO da Sonion, Jesper Ahlmann Funding Andersen, diz:

"Estou realmente empolgado com a parceria com a Valencell. Estamos reunindo o melhor dos dois mundos. A detecção biométrica é a próxima grande novidade para muitos de nossos clientes, tornando os dispositivos auriculares verdadeiramente multifuncionais. A união de forças com o líder global neste campo - Valencell - traz precisão e a possibilidade de adicionar novas métricas inovadoras aos produtos que desenvolvemos para nossos clientes, incluindo monitoramento médico avançado. Esperamos juntos definir um novo padrão para o que for possível."

De acordo com o CEO da Valencell:

"Esta parceria com a Sonion agrega enorme valor aos mercados de saúde auditiva e auditiva, bem como aos nossos clientes e parceiros atuais e futuros. A Sonion traz conhecimentos e capacidades de classe mundial no desenvolvimento, fabricação e distribuição de componentes de saúde auditiva. Conforme demonstrado pelas patentes fundamentais da Valencell em aparelhos auditivos biométricos, desde a fundação projetamos um mundo em que dispositivos tradicionais de uso na orelha podem ser usados para melhorar a saúde pública. Valencell e Sonion compartilham uma forte visão e modelo operacional para obter grandes avanços na saúde auditiva e nos dispositivos auditivos. Estamos empolgados com as grandes coisas que estão por vir."

Confira um dos drivers feitos pela Sonion e veja a qualidade de seus produtos:

Veja abaixo o vídeo de demonstração da capacidade da junção da tecnologia das duas empresas:

Vídeo incorporado do YouTube

Fonte: Sonion