A tecnologia wearable é um dos mercados do setor tecnológico que mais crescem na atualidade. Enquanto os dispositivos wearables só se tornaram um nome mais familiar nos últimos anos, os gadgets foram usados ​​por empresas, forças militares e profissionais médicos por décadas. 

Agora, o setor wearable é amplamente dominado por aparelhos fitness, como aqueles que monitoram sua freqüência cardíaca ou contam seus passos. Grandes marcas como a Fitbit , a Garmin e a Apple vendem milhões de produtos todos os anos, mas enfrentam forte concorrência de uma série de empresas iniciantes.

Mas o que é a tecnologia wearable? 

O que é a tecnologia wearable?

Como o nome em inglês sugere, a tecnologia wearable refere-se a gadgets que você pode usar no corpo. Fones de ouvido, por exemplo, podem ser usados no corpo, mas não são tecnicamente classificados como "tecnologia vestível".

Em vez disso, a tecnologia vestível geralmente incorpora sensores inteligentes, que medem os dados pessoais do usuário - seja a frequência cardíaca, a contagem de passos ou a pressão arterial.

Embora você possa imaginar a maioria dos wearables são usados ​​no pulso, existem aparelhos que podem ser usados ​​em todo o corpo. Outras opções incluem anéis, colares, bandanas e até palmilhas.

Categorias de wearables

Embora as empresas estejam constantemente criando novos tipos de wearables, a maioria dos dispositivos pode se encaixar nessas categorias principais são:

1. Rastreadores fitness

Smart Band
Smart Band

Um dos tipos mais conhecidos de wearables são rastreadores fitness, que vêm em uma variedade de formas. A primeira geração de pulseiras fitness conectadas a um aplicativo, permitia que os usuários rastreassem os exercícios físicos realizados no dia.

Mas as pulseiras estão ficando cada vez mais sofisticadas, e podem ser usadas para rastrear sua frequência cardíaca, queimadura calórica e até ciclos de sono.

Outros rastreadores fitness incluem cintos, que rastreiam sua frequência cardíaca durante o exercício, ou opções de encaixe que acompanham sua roupa.

2. Smartwatches 

Smartwatch
Smartwatche

Os Smartwatches são relógios digitais, que informam o tempo ao lado de uma série de outras funções. Os dispositivos também notificam chamadas e mensagens do seu smartphone, e permitem que você acesse aplicativos so seu celular em um relógio de pulso.

Alguns dos smartwatches mais conhecidos incluem o Apple Watch, o Samsung Gear e o Xiaomi Huami Amazfit - mas muitas outras marcas também têm opções disponíveis.

3. Óculos VR

Óculos VR
Óculos VR

Você pode não pensar neles como 'wearables' tradicionais, mas há uma variedade de dispositivos que podem ser usados ​​em sua cabeça.

Os óculos de realidade virtual podem fazer você mergulhar em mundos virtuais e jogos, e atualmente existem muitas opções acessíveis disponíveis, como o Google Cardboard, que pode ser comprado por menos de R$ 20,00.

Outras peças wearables incluem óculos inteligentes, como o Google Glass.

4. Roupas inteligentes

Roupas Inteligentes
Roupas Inteligentes

Talvez uma das categorias mais futuristas seja a de roupas inteligentes. Várias empresas desenvolveram roupas com sensores embutidos, que podem rastrear constantemente sua freqüência cardíaca, monitorar suas emoções e rastrear sua localização.

Calças de yoga inteligentes, camisetas, jaquetas e até sutiãs esportivos já estão disponíveis, e com certeza se tornarão mais comuns nos próximos anos.

5. Joias inteligentes

Joias inteligentes
Implantes na pele
Joias inteligentes
Embora possa não ser muito conhecido, as Joias inteligentes existem há alguns anos. Várias empresas de tecnologia uniram forças com marcas de moda - como Michael Kors e Kate Spade - para desenvolver belas jóias que também tem propósito.

A jóia inteligente geralmente contém rastreadores para adequação, gerenciamento de estresse, ou contagem de passos, realizada dentro de brincos, colares, anéis ou até mesmo brincos.

6. Implantes

Implantes na pele
Implantes na pele

Alguns Wearables não são tão fáceis de remover, como os implantáveis. Esses dispositivos futuristas são implantados cirurgicamente sob a pele, inclusive na mão ou no pescoço.

Alguns implantáveis ​​existem por razões médicas, como bombas de insulina, que administram insulina diretamente em seu corpo, ou dispositivos contraceptivos que administram hormônios.

Mas outros estão lá por razões não médicas - como microchips implantados na mão que podem ser usados ​​no lugar de cartões de viagem.

Grandes nomes em tecnologia wearable

Muitas empresas estão trabalhando em wearables, alguns nomes se destacam. A Fitbit foi fundada em 2007, e na época vendia apenas uma única pulseira básica. Hoje, a empresa tem seis rastreadores fitness, dois smartwatches, fones de ouvido sem fio e até mesmo uma balança inteligente.

A Fitbit enfrenta forte concorrência de várias outras empresas que fabricam produtos wearable, principalmente pulseiras - incluindo Jawbone, Withings e Misfit. Mas quando se trata de smartwatches, as grandes marcas ainda dominam.

A Apple, a Samsung, a Sony, a LG, a Motorola e a ASUS fazem muito sucesso com seus smartwatches - muitos dos quais incorporam recursos vistos nos smartphones das empresas.

Quanto aos óculos de realidade virtual, os grandes nomes incluem o Oculus Rift  o Samsung Gear VR e o HTC Vive, bem como opções mais baratas, compatíveis com todos smartphones, como o Google Cardboard.