Sabe aqueles smartwatches da Apple, Samsung e afins? Cada um deles tem diversas funcionalidades, muitas iguais, outras particulares de cada marca, mas na sua essência, praticamente todos fazem a mesma coisa.

O smartwatch Amazfit Pace é produzido pela Huami, uma empresa que a Xiaomi investe para produção das Mi Bands. Atualmente é a maior empresa focada no ramo de wearables no mundo, tendo vendido mais de 50 milhões de unidades e acumula cerca de 17% do market share destes produtos.

A empresa com sede em Mountain View, na Califórnia, recebeu investimento de 35 milhões de dólares das seguintes marcas: Sequoia Capital, Shunwei Capital Partners, Banyan Capital, Morningside Ventures e Xiaomi.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:

Eu já tive uma MiBand (barato, poucas funcionalidades), uma MiBand2 (barato, pouco mais que a MiBand), um ZenWatch 3 (bom, bateria de 1 dia, mas caro), e agora comprei o Amazfit. Ele é muito melhor do que eu esperava, mas nem tudo são flores.

Design e construção

Ele é feito em um corpo de metal, com pulseira de borracha na cor vermelha. Sinceramente, eu acho bonito demais, quando a ocasião é casual. Algo mais formal, essa pulseira certamente não é legal. Mas, como é uma pulseira normal, você pode trocar facilmente em qualquer relojoaria. Existe também a opção de compra da pulseira na cor preta.

Amazfit Pace - design
Amazfit Pace - design

Tela

A tela dele de 1,34" LCD, tem brilho abaixo do que as fotos mostram. Sim, obviamente é fácil de ver as horas e informações nele, mas não é nem perto das telas de smartphones. O touch screen dela só é ativado quando o único botão é pressionado. Para abrir os menus, você precisa fazer gestos, arrastando o dedo de uma das laterais para o outro sentido.

  • De cima para baixo: Abre o acesso rápido, similar a smartphones
  • De baixo para cima: abre o painel de notificações
  • Das laterais, vai abrir o aplicativo do lado

Como já dito, ela tem o brilho suficiente para conseguir mostrar todos os comandos e informações até mesmo no sol. A tela é mais puxada para um monocromático do que propriamente uma tela LCD, desta forma, praticamente em todos os ângulos de visão, você conseguirá ver as informações.

Amazfit Pace - brilho da tela
Amazfit Pace - brilho da tela


Funcionalidades

Ele é equipado com muitas funcionalidades, atividades físicas, lembretes, notificações, cronômetro e obviamente mostrar as horas, vou agora descrever as principais.

Monitor de atividades físicas

As atividades são diversas, corrida, bicicleta, treino elíptico, subida de montanha. Além disso, é possível monitorar também atividades indoor, como corrida na esteira e bicicleta na esteira. Quando o assunto é outdoor, o GPS equipado ajuda a monitorar velocidade e médias.

Se correr em pista de atletismo é a sua escolha, você pode configurar para ele automaticamente monitorar as voltas, trazendo as suas médias da pista, uma feature bastante inteligente.

Em atividade, você pode configurar um monitor cardíaco para alertar toda vez que superar este valor. Eu configurei para 189 batimentos por minuto, média que ele automaticamente apresentou para meu porte (avantajado) físico e idade. Você tem necessidade de emagrecer? Certamente a nutricionista deve ter indicado atividades físicas de intensidade cardíaca, com ele você consegue monitorar, alertar e logo após o fim do exercício, analisar todo o percurso.

Player de música

Sim, conectado ao smartphone ou não, você pode controlar músicas pelo seu smartwatch. Quando conectado ao celular, você pode trocar e pausar a música. Sem o telefone, será necessário um fone de ouvidos bluetooth e que as músicas estejam armazenadas nos 4GB de memória interna.

Isso mesmo, a transferência de músicas acontece conectando o cabo USB no computador, ele vai funcionar como um smartphone conectado ao PC. As músicas armazenadas, basta conectar o fone e está pronto para ouvir músicas no treino sem a necessidade do smartphone por perto.

Notificações

Conectado e pareado via bluetooth com o smartphone, você pode ativar as notificações do telefone para aparecerem no relógio. Toda notificação ele vai vibrar de moderado a forte, conforme for a sua configuração. Confesso que desativei as notificações, é muitas vezes que ele fica vibrando.

Monitor cardíaco

Esta funcionalidade permite monitorar os batimentos do coração. Há duas opções, ou monitorar quando você quiser, ou criar uma rotina de monitoramento contínuo. Na segunda opção, ele registra o batimento durante um período de quatro horas desde o tempo que você ativou.

Amazfit Pace - monitor cardíaco
Amazfit Pace - monitor cardíaco
Telas do monitoramento cardíaco
Telas do monitoramento cardíaco

Monitor de passos

O monitoramento de passos é igual ao das Mi Bands. Toda vez que o seu braço balançar. Estes dados ficam acumulados no relógio até que sejam upados para o servidor. Você pode vê-los tanto no watch quanto no smartphone, também é criado um histórico, assim como o monitoramento de sono. Existe ainda uma meta diária de passos que você pode trocar, toda vez que atingir a meta, ele vai notificar avisando.

Telas do monitoramento de passos
Telas do monitoramento de passos

Monitor de sono

O Amazfit tem capacidade de medir os padrões de sono, que os usuários podem ver nos gráficos e histórico no aplicativo e também no watch. Ele diferencia em sono leve e sono profundo. O rastreador mede o movimento do usuário por um ciclo de sono, existem cinco estágios de sono. Cada um dos ciclos é de aproximadamente 90 minutos. Por meio do movimento que o usuário faz, baseado nestes cinco ciclos, que é classificada a qualidade de sono.

Telas do monitoramento do sono
Telas do monitoramento do sono

O sono leve é medido quando os músculos estão relaxados, a respiração e frequência cardíaca diminuem a velocidade.

O sono profundo acontece quando há ainda menos movimentos e a frequência cardíaca junto com a respiração diminuem ainda mais.

Estas são as funcionalidades básicas do Amazfit Pace.

Amazfit Pace - presilha
Amazfit Pace - presilha

Especificações técnicas

  • Tela: 1,34" resolução de 320x300px, always-on, colorida LCD, touchscreen
  • Peso: 54,5g
  • Processador: 1.2GHz
  • Armazenamento interno: 4GB
  • Memória RAM: 512MB
  • Bluetooth 4.0 / BLE + WiFi
  • Bateria de 5 dias em uso regular 11 dias em uso básico
  • Resistência à água e poeira: IP67 (leia mais sobre)
  • Sensor de batimentos cardíacos (óptico - PPG)
  • GPS + GLONASS
Amazfit Pace - pulsos
Amazfit Pace - pulsos


Software

O Amazfit não usa Android, como muitos podem pensar. Apesar de ser bastante similar as funcionalidades e gestos, o smartwatch da Xiaomi é equipado com um software proprietário.

Tem dois problemas que vejo no software proprietário. O principal é a falta de aplicativos terceiros, em boas palavras, você não terá os apps da Google Play para instalar no smartwatch. O outro ponto que destaco é a falta de conectividade com apps de atividades físicas. Atualmente ele é apenas compatível com o Strava.

Amazfit Pace - Telas do app
Amazfit Pace - Telas do app

Em contrapartida, a usabilidade é boa, de vez em quando um pouco lenta, mas no geral vai bem.

No smartphone: Para integrar o seu smartphone ao smartwatch, é necessário baixar o app Amazfit Watch na Google Play ou App Store. O relógio envia as informações para o servidor, o app baixa essas informações e apresenta em telas limpas e fáceis de compreender.

Amazfit Pace - telas do app
Amazfit Pace - telas do app

Na tela inicial do aplicativo podemos consultar as seguintes informações:

  • Nível da bateria
  • Quantidade de passos hoje
  • Dados do sono: horas dormidas, horas de sono profundo, horas acordado e mais alguns dados.
  • As atividades do dia
  • A média, máximo e mínimo de batimentos cardíacos

No app, também é possível alterar o tema do relógio, inclusive fazer upload de uma imagem e usá-la como face, configurar todo o sistema como notificações, unidades métricas, enfim, tudo que você pode configurar no relógio, o app permite fazer pelo smartphone também.

Os dados de atividades, sono e batimentos cardíacos ficam armazenados e formam um histórico, que pode ser consultado a qualquer momento no aplicativo.

Amazfit Pace - telas do app
Amazfit Pace - telas do app

Veredicto

Bem, pelo preço cobrado fora do país, importado da China, o relógio custa entre R$ 200~250 (aumentou o preço) R$ 300~530. Um excelente custo/benefício para quem procura um smartwatch barato, com acabamento impecável, funcionalidades básicas úteis para o dia-a-dia e que dura a bateria por pelo menos quatro dias.

Como já dito antes, eu tive as MiBands, testei a GearFit e o Zenwatch 3 da ASUS, todos estes fazem praticamente a mesma coisa, a diferença entre eles está basicamente no preço e alguma e outra funcionalidade a mais. O melhor custo/benefício entre estes, sem dúvida é o Amazfit Pace.

???? COMPRE AQUI: Indico a Gearbest que foi onde adquiri o produto.