Os smartphones da Apple são conhecidos por terem excelentes recursos no software iOS. Muitos deles são fáceis de encontrar, entretanto, alguns recursos do íPhone precisam serem cavocados no sistema. E vale a pena procurar por eles, pois são úteis e podem inclusive salvar vidas, como o recurso que vamos mostrar aqui. Confira como cadastrar contatos de emergência no iPhone.

Ao configurar o sistema de emergência no seu iPhone, você terá a opção de ligar rapidamente para os serviços de emergência. Além disso, você também pode alertar automaticamente seus contatos de emergência, enviando a sua localização.

Como cadastrar contatos de emergência no iPhone

Você pode configurar os contatos de emergência no iPhone de mais de uma maneira. Aqui vamos mostrar todas as formas de ativar o sistema de emergência do seu smartphone da Apple. O importante é ter certeza de que seu iPhone está pronto para ajudá-lo caso ocorra um acidente ou vocie fique em apuros.

Pressione o botão lateral / botão home do iPhone rapidamente cinco vezes

Uma das características dentro das configurações de emergência no iPhone é a capacidade de pressionar rapidamente o botão lateral ou o botão home no seu dispositivo cinco vezes seguidas para chamar os serviços de emergência.

Para configurar isso, acesse o menu Ajustes > SOS de emergência > Ligar com botão lateral.

Quando você pressionar o botão lateral ou o botão home cinco vezes, uma sirene alta soará, e o iPhone começara uma contagem regressiva.

Você pode desligar o som da contagem regressiva. Para isso, vá no menu Ajustes > SOS de emergência > Som da contagem regressiva.

SOS de Emergência.
SOS de Emergência.

Como configurar e editar contatos de emergência no iPhone

É possível adicionar contatos de emergência no aplicativo Saúde da Apple. Em caso de uma emergência, é possível que seu iPhone envie uma mensagem com sua última localização, para chamar os serviços de emergência.

Para configurar contatos de emergência, vá em Ajustes > SOS de emergência > Editar contatos de emergência. As informações serão salvas no aplicativo Saúde.

Alternativamente, você pode:

1. Abra o aplicativo Saúde.

2. Clique no seu perfil, no canto superior direito.

3. Clique em Ficha Médica.

4. Pressione Editar no canto superior direito.

App Saúde
App Saúde

5. Clique em Adicionar contato de emergência.

6. Escolha o contato e escolha o número (se houver mais de um).

7. Selecione seu relacionamento com este contato.

App Saúde
App Saúde

Se você abrir Configurações > SOS de emergência, verá a lista de contatos de emergência que serão enviados uma mensagem e sua localização.

Como configurar sua Ficha Médica no iPhone

Ao configurar sua Ficha Médica no iPhone, qualquer pessoa pode acessar suas informações, mesmo com a tela bloqueada, em caso de um acidente. Com as informações, os médicos poderão saber se você tem doenças pré-existêntes, como hipertensão ou diabetes, se toma medicamentos ou se fez procedimentos cirúrgicos.

  1. Abra o aplicativo Saúde.
  2. Toque no seu perfil, no canto superior direito.
  3. Clique em Ficha Médica.
  4. Clique em Editar, no canto superior direito.
Saúde > Perfil > Ficha Médica > Editar.
Saúde > Perfil > Ficha Médica > Editar.

Preencha as suas condições de saúde e faça anotações se necessário.

Ficha Médica
Ficha Médica

Pressione e segure o botão lateral ou botão home e o volume para cima ou para baixo

Pressionando e segure ao mesmo tempo o botão lateral / home + volume para baixo. Surgirá uma tela com as opções "Deslize para Desligar", "Ficha Médica" e "SOS de Emergência".

Pressione simultaneamente o botão lateral / home e o volume para baixo.
Pressione simultaneamente o botão lateral / home e o volume para baixo.

Ao deslizar a opção Ficha Médica, é possível que um socorrista possa ajudar você em caso de uma emergência, mesmo que seu iPhone esteja bloqueado. Na tela a seguir, será possível visualizar seu nome e foto, sua data de nascimento e idade, se você é doador de órgãos, seu grupo sanguíneo, seu peso, altura, idioma e seus contatos de emergência.

Se você deslizar em SOS de emergência, você irá automaticamente ligar para os serviços de emergência. Na verdade, se você está em apuros, é bem mais fácil pressionar o botão lateral ou home por cinco vezes.