Durante o WWDC 2021 a Apple anunciou novidades relacionadas à saúde para os usuários de iPhones e Apple Watches. Os principais pontos foram a possibilidade de compartilhamento das informações de saúde coletadas pelo celular e relógio inteligente com os familiares e médicos, proporcionando uma grande facilidade no monitoramento de pessoas com problemas de saúde crônicos.

Como irá funcionar?

Tanto o iPhone quanto o Apple Watch coletam informações de saúde de seus usuários através dos sensores de movimento e cardíaco para posterior análise do usuário. Entretanto, anteriormente essa informação ficava retida na maioria das vezes ao acesso da própria pessoa. Agora a Apple irá implementar ferramentas para controle e compartilhamento das informações de saúde do usuário com a família, médicos e pessoas próximas. Desta forma, quando algum problema ocorrer, as pessoas que têm acesso a estes dados irão receber uma notificação e poderão facilmente enviar uma mensagem ou ligar na mesma hora.

É importante salientar que é possível escolher quais os dados de saúde que poderão ou não ser compartilhados com cada pessoa selecionada. Desta forma, a ferramenta poderá ser útil tanto para consultas com médicos quanto para acompanhamento diário de pessoas mais velhas ou debilitadas devido a algum problema sério de saúde.

Novo sistema de acompanhamento da saúde dos usuários da Apple. Fonte: Apple
Novo sistema de acompanhamento da saúde dos usuários da Apple. Fonte: Apple

Mobilidade metrificada

Na tentativa de evitar quedas, a Apple desenvolveu uma maneira de coletar dados sobre a estabilidade do usuário durante suas caminhadas. Desta forma, será mais fácil prever as chances de uma possível queda. Além de mostrar este tipo de informação, o app desenvolvido pela empresa ainda oferece a demonstração de exercícios para ajudar a melhorar a estabilidade. De acordo com a companhia, para desenvolver o sistema foram coletados dados através de um estudo clínico com mais de 100 mil participantes de todas as idades.

Talvez possa parecer algo bobo, raro de acontecer, mas a cada ano, aproximadamente 30 milhões de adultos com mais de 65 anos caem. Muitas dessas quedas, quando ocorrem com idosos, acabam causando lesões sérias, gerando mais custos para tratar a saúde destas pessoas.

O que achou desta iniciativa da Apple voltada para a saúde? Caso tenha gostado, compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando para mais informações sobre tecnologia!