Logo no início do WWDC 2021, evento anual promovido pela Apple para apresentar as novidades de suas plataformas, foram apresentadas novidades que chegarão com o iOS 15. Dentre elas estão os aprimoramentos no FaceTime, apresentação de notificações, controles de privacidade e mais!

Novidades no FaceTime

Algumas das grandes novidades que chegarão ao FaceTime serão o áudio espacial, que passa a sensação da posição do locutor na tela, e o isolamento da voz do usuário do barulho ambiente, para uma melhor interpretação do que está sendo dito. Além disso, as videoconferências contarão com os fundos desfocados, presentes no modo retrato aplicado durante as fotos, e a possibilidade de compartilhar músicas e vídeos durante as videochamadas (SharePlay). É interessante notar que a Apple finalmente decidiu permitir que usuários do Android e Windows possam participar de ligações via navegador (Chrome, Firefox, Edge, entre outros) através de um link compartilhável (FaceTime links).

Imagem ilustrativa das novidades no FaceTime. Fonte: Apple
Imagem ilustrativa das novidades no FaceTime. Fonte: Apple

Apresentação diferente das notificações

Para ajudar o usuário a visualizar o que é realmente importante para o usuário no momento, a Apple implementou filtros no iOS 15, chamado a funcionalidade de "Focus". Através desta ferramenta, é possível personalizar as notificações de aplicativos fazendo mais sentido aparecer dependendo do tipo de atividade que está sendo feita pela pessoa no momento, como, por exemplo, quando você está trabalhando. Você poderá escolher entre:

  • Não perturbe
  • Personalizar
  • Trabalho
  • Dormir

Além de selecionar quais notificações de apps serão mais importantes para serem exibidas, o sistema irá agrupar fotos compartilhadas de mensagens e realizar outras organizações para que tudo seja exibido de forma eficiente em um único "card" personalizado de acordo com a utilização do usuário. Todas estas formas de exibição e configurações das notificações serão sincronizadas em todos os dispositivos.

Apresentação diferente das notificações no iOS 15. Fonte: Apple
Apresentação diferente das notificações no iOS 15. Fonte: Apple

Aplicativo "Mensagens" receberá aprimoramentos

Além das novidades mencionadas acima, o app Mensagens também recebeu algumas novidades no iOS 15. A maior delas está relacionada ao modo "Não perturbe", que ao ser ativado, será enviada uma mensagem automática para as pessoas que tentarem entrar em contato, informando o seu status no momento. É possível ignorar o modo "não perturbe" no caso de detecção de mensagens urgentes.

Mensagens urgentes podem ignorar o modo não perturbe (Focus). Fonte: Apple
Mensagens urgentes podem ignorar o modo "não perturbe" (Focus). Fonte: Apple

Ainda sobre o aplicativo Mensagens, outra funcionalidade que chega com o iOS 15 é o agrupamento automático de fotos compartilhadas, onde ao acessá-las irá direcionar o usuário para outros lugares como a galeria de fotos.

Mudanças na privacidade no iOS 15

No intuito de trazer mais segurança e privacidade ao usuário, a Apple atualizou o controle de solicitações da assistente de voz virtual Siri para serem realizadas pelo próprio celular. Além disso, as pessoas irão receber um conjunto de dados sobre privacidade de cada aplicativo com um resumo das atividades durante os últimos sete dias, contendo o número de vezes que os apps acessam informações como localização, microfone e câmera.

No e-mail haverá bloqueio de localização e IP, para evitar que os autores de e-mails que chegam para você saiba se foi aberto, quando e onde. Além disso, o iCloud+ irá contar com um serviço para evitar a identificação de e-mails, criando sempre um diferente após o envio para um novo destinatário.

Apple wallet

A Apple finalmente está expandindo as funcionalidades de sua carteira digital, a Apple Wallet. Agora será possível utilizar a plataforma como chave para quartos em hotéis, entrada em parques de diversão, identificação em aeroportos, abrir a porta de entrada da casa (home keys), entre outras opções além da função de abrir os carros da BMW sem a necessidade de tirar o telefone do bolso.

Memórias interativas

Agora o iOS tornará fotos e vídeos interativos, possibilitando a inserção de músicas e imagens de diferentes momentos, montando videoclipes com filtros nas imagens com mudanças de imagem de acordo com o ritmo de reprodução da faixa que está sendo tocada.

Imagem ilustrativa do recurso de memórias interativas. Fonte: Apple
Imagem ilustrativa do recurso de memórias interativas. Fonte: Apple

Aplicativo "Mapas" receberá aprimoramentos

No aplicativo Mapas a Apple implementou mais detalhes para algumas cidades no mundo, dando uma visão 3D dos locais, respeitando o relevo e as construções, proporcionando uma imersão maior para quem gosta de conhecer novos lugares. Houve também o anúncio da realidade aumentada para dar direções ao usuário durante a caminhada nas cidades, algo que o Google Maps já possui há algum tempo.

Aprimoramentos no aplicativo Mapas. Fonte: Apple
Aprimoramentos no aplicativo Mapas. Fonte: Apple

Navegador Safari recebe suporte a extensões no iOS

Uma novidade que está chegando ao navegador Safari para iOS é o suporte a extensões. Além disso, o seu design de barra de guias está mais clean e recebe agora suporte para abas agrupadas que sincroniza em todos os dispositivos.

Pesquisa de fotos no Spotlight

Com o iOS 15, será mais fácil pesquisar fotos através do Spotlight. Basta colocar um adjetivo, uma característica que está presenta na foto desejada que o sistema irá localizar utilizando inteligência artificial para analisar as imagens e encontrar o que foi pedido.

AirPods Pro e AirPods Max ficarão mais fáceis de serem encontrados

Através da função "Find My", a Apple promete tornar mais fácil a tarefa de encontrar os fones de ouvido perdidos ou esquecidos. O sistema tentará avisar de imediato se detectar que um dos lados dos AirPods Pro ficou para trás, além de localizar da forma mais precisa possível onde os dispositivos estão localizados no mapa.

Lançamento e disponibilidade do iOS 15

De acordo com a Apple, o iOS 15 estará disponível entre os meses de setembro e novembro de 2021 para o iPhone 6S e modelos mais recentes. Há também uma versão beta fechada do iOS 15 que está sendo disponibilizada hoje para desenvolvedores. O beta aberto ao público do iOS 15 estará disponível somente em julho de 2021.