Nos últimos anos as carteiras digitais, também chamadas de "digital wallet", "e-Wallet" e até "wallet mobile", ficaram muito populares, principalmente com o crescimento das compras on-line, da utilização do cashback e com a popularização do pagamento por aproximação através do NFC. Porém, embora alguns pensem que elas continuam as mesmas de antes, se enganam, porque hoje elas permitem vários meios de pagamento, permitindo inclusive pagamento em estabelecimentos em maquininhas de cartão que aceitam pagamento por aproximação.

O que é a carteira digital?

Carteiras digitais basicamente são dispositivos eletrônicos que permitem que a pessoa faça compras, seja online ou em estabelecimentos. Um computador (notebook ou desktop) pode ser utilizado como uma e-Wallet, por exemplo, além de um celular, um tablet ou mesmo um smartwach.

Quais as funcionalidades de uma carteira digital?

Com uma carteira digital é possível vincular tanto uma conta bancária quanto o cartão de crédito ou débito. Com isso, é possível, por exemplo, vender algo e posteriormente transferir o valor via Pix (meio de pagamento) para uma conta bancária, ou mesmo comprar algo em uma loja online ou estabelecimento físico utilizando o cartão cadastrado. No caso do pagamento em estabelecimentos físicos, isso é possível graças ao pagamento via NFC, tecnologia disponível em smartphones e smartwaches.

Quais os tipos de transferência que uma carteira digital permite?

As formas de transferência de dinheiro que uma carteira digital oferece podem variar, mas geralmente se resume a:

  • Transferências entre contas de usuários do serviço de carteira digital
  • Pix
  • TED

É possível tanto receber quanto enviar dinheiro através dos meios de transferência citados acima.

Onde é possível utilizar as carteiras digitais?

As carteiras digitais podem ser utilizadas para compras online (e-commerce) de produtos ou serviços. Além disso, as e-Wallets permitem que o usuário compre utilizando a tecnologia NFC, presente em smartphone, tablet e smartwaches, para comprar através aproximação em estabelecimentos físicos que possuam maquininhas que aceitem a tecnologia (praticamente todas hoje em dia). Ou seja, você pode comprar tanto um livro em um site na internet quanto um uma pizza em um restaurante para comer no local (sem delivery).

Quais são os principais serviços de carteira digital disponíveis atualmente?

Hoje há várias instituições que oferecem o serviço de carteira digital, porém há alguns maiores que são mais utilizados. Confira abaixo quais são!

  • Alipay: trata-se de uma grande plataforma chinesa de pagamento. Em 2013 o Alipay chegou a ultrapassar o PayPal como plataforma mobile de pagamento e em 2018 chegou a 870 milhões de usuários
  • Ame Digital: pertencente ao grupo B2W (dono da Americanas, Submarino, Shoptime), o AME Digital se tornou muito popular devido a sua parceria com diversas lojas para oferecer o cashback, função que devolve uma porcentagem do pagamento feito para o cliente.
  • Apple Pay: é de um serviço de pagamento desenvolvido pela Apple que permite o cadastro de um cartão de crédito ou débito para compras online e em lojas físicas através do NFC.
  • Google Pay: Plataforma de pagamento desenvolvida pela Google para a utilização de cartões de crédito ou débito para compras online e em estabelecimentos físicos através do NFC.
  • Mercado Pago: Desenvolvido pelo MercadoLivre, o Mercado Pago permite o cadastramento de contas bancárias, cartões de crédito ou débito e transferências. É possível utilizar o serviço tanto para vendas quanto para compras online, além de também pagar utilizando o NFC em estabelecimentos físicos.
  • PayPal: Famoso serviço utilizado para compras online em qualquer lugar do mundo em muitos sites. Basta cadastrar o seu cartão de crédito e pronto, você compra sem muito esforço em várias lojas online.
  • PicPay: Se popularizou devido as suas baixas taxas para as transações de compra e venda online. Hoje está mais forte do que nunca com a oferta de cashback em vários estabelecimentos físicos.
  • Samsung Pay: Plataforma para pagamentos desenvolvida pela Samsung para a utilização de cartões de crédito ou débito para compras online e em estabelecimentos físicos através do NFC.

O que achou da matéria? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Mais dicas PIX: