Você provavelmente já ouviu falar do PIX, a nova forma de transferência instantânea lançada no final de 2020 pelo Banco Central. A modalidade chegou para competir diretamente com o TED e DOC, formas de transferência que possuem um certo atraso para o recebimento, ou seja, diferentemente do PIX não são creditados instantaneamente na conta do destinatário.

O PIX é uma opção gratuita e que está disponível em vários bancos e contas digitais, como Nubank ou Inter, por exemplo. Além do envio e recebimento de transaferências também é possível utilizar a nova função para pagar boletos, serviços ou produtos. Várias lojas virtuais já aceitam o PIX como forma de pagamento, dessa forma a confirmação é feita na hora mesmo que seja no débito.

O que é a chave PIX?

A chave PIX é a forma de identificar sua conta e substitui diretamente o uso de informações como agência, conta ou CPF, que são necessários para que seja possível realizar uma transferência através do TED. A chave PIX deve ser vinculada a uma conta bancária e pode ser um endereço de e-mail, número de celular, CPF ou até mesmo uma sequência aleatória de letras e números.

Para que serve?

Além de ser uma forma prática de identificar uma conta bancária, a chave PIX também serve para proporcionar maior segurança durante o envio ou recebimento de dinheiro, visto que não é mais necessário informar todos os dados pessoais. Por exemplo, se você for receber uma transferência na sua conta do Nubank por meio do PIX basta informar a chave que está vinculada à conta, seja o endereço de e-mail, número de telefone ou chave aleatória.

Posso usar a mesma chave em mais de um banco?

Não. Como dito anteriormente, a chave é usada para identificar uma conta bancária, por isso não é possível usar a mesma informação em outros bancos, embora seja possível realizar a portabilidade da chave PIX para outras instituições. Apesar de não ser permitido usar a mesma chave em outras contas é possível usar mais de uma chave na mesma conta bancária. É confuso de entender mas talvez fique claro com o exemplo a seguir: você pode usar o seu CPF, número de telefone ou e-mail para localizar sua conta do Nubank, porém se essas informações forem cadastradas nesse banco não será possível usá-las em outros, porém você pode criar chaves aleatórias.

Já usei a chave PIX e agora?

O ideal é cadastrar uma chave em cada instituição bancária em que você possui conta, dessa forma fica mais fácil de gerenciar contas pessoais ou corporativas. Se você já usou a chave é possível excluí-las e adicionar novamente em outros bancos ou utilizar uma sequência aleatória, que apesar de ser útil para promover ainda mais segurança e proteção dos dados, não é tão simples de decorar quanto os demais.

Vale a pena saber:

Nas contas de pessoa jurídica é possível cadastrar o número do CNPJ como chave.

Como cadastro minha chave?

Por meio do aplicativo do seu banco é possível efetuar o cadastro da chave para receber pagamentos diretamente na sua conta bancária. O caminho pode variar de acordo com o aplicativo. Veja como cadastrar sua chave:

  1. Abra o app do seu banco e procure pela aba 'PIX' e toque sobre;
  2. Siga até a opção de 'Minhas chaves' para ter acesso às chaves que estão vinculadas à conta;
  3. Toque sobre 'Registrar chave' e selecione se irá usar seu CPF, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória para receber transferências. Por fim, basta confirmar o cadastro e já será possível usar o PIX no seu banco.
Cadastro da chave PIX no Nubank. (Foto: Oficina da Net).
Cadastro da chave PIX no Nubank. (Foto: Oficina da Net).

O que achou dessas dicas? Já conhecia o PIX? Compartilhe este artigo com seus amigos e mostra pra eles essas curiosidades!

Mais dicas PIX: