Anunciado no final do ano passado pelo Banco Central, o PIX revolucionou a forma como os brasileiros pagam por produtos ou serviços, permitindo compensação instantânea e estando disponível gratuitamente nas principais contas e bancos digitais. Além da possibilidade de transferir entre contas bancárias o PIX também permite que os correntistas paguem boletos que possuem QR Code, dessa forma o valor é compensado em até um dia após a data do pagamento, algo que normalmente ocorre entre 2 e 3 dias úteis quando a fatura é paga utilizando o código de barras.

Por que pagar com QR Code?

O recurso de efetuar o pagamento de um boleto bancário com QR Code ainda não foi implementado pela maioria das empresas, porém algumas já disponibilizam essa facilidade para seus clientes. O pagamento através do código pode ser feito no próprio aplicativo do banco, bastando apontar a câmera e escanear o QR Code. Uma das principais vantagens de pagar boletos com o PIX é o prazo de compensação ser significativamente menor, podendo ocorrer instantâneamente ou no próximo dia.

Além disso, o usuário pode gerar um código individual que servirá como chave, permitindo que outras pessoas façam a transferência sem que seja necessário informar o número de CPF, telefone ou e-mail que estão cadastrados como chave.

Exemplo de boleto com QR Code do PIX. (Foto por Lucas Ribeiro).
Exemplo de boleto com QR Code do PIX. (Foto por Lucas Ribeiro).

Poucos usuários sabem, porém é possível criar um QR Code do PIX estático (que não muda) com ou sem um valor pré-determinado, com isso outras pessoas podem escanear e efetuar o pagamento, enviando o dinheiro instantâneamente para a conta que originou a imagem.

  1. Abra o app do banco e localize a opção do 'PIX';
  2. Procure por 'Receber' e toque sobre;
  3. Crie um QR Code e defina um valor e descrição (opcionais).

Leia também:

Pague boletos com o PIX

No aplicativo do seu banco (Inter, Nubank, Itaú, etc) você verá a aba do PIX, sendo preciso ter uma chave cadastrada para que seja possível efetuar o pagamento. Neste artigo utilizaremos o Banco Inter como exemplo, porém o recurso está disponível em todas as instituições bancárias, alterando, eventualmente, o caminho para acessar a função.

1º Passo:

Abra o app do banco e siga até a opção do PIX, em seguida toque sobre a opção 'Pagar' e selecione a opção 'Pix com QR Code'.

Pagar QR Code com o PIX. (Foto: Oficina da Net)
Pagar QR Code com o PIX. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Abra o boleto e aponte a câmera do celular para o código de pagamento (QR Code e não código de barras). Logo em seguida você deverá confirmar as informações de quem receberá o pagamento e concluir a operação. Será gerado um comprovante de pagamento que poderá ser compartilhado através de aplicativos como WhatsApp ou Messenger.

Vale lembrar que em alguns casos o pagamento poderá ser compensado no dia seguinte, mesmo sendo através do PIX.

Pagamento via QR Code. (Foto: Oficina da Net).
Pagamento via QR Code. (Foto: Oficina da Net).

Vale a pena saber:

Caso apareça alguma mensagem de erro durante a leitura do QR Code entre em contato com a empresa que emitiu o boleto ou pague com o código de barras.

Mais dicas PIX: