Com o lançamento do Pix em novembro de 2020, houve um ganho muito grande em praticidade para realizar compras e vendas ou até emprestar dinheiro para alguém. Entretanto, no início deste ano, houve muitos relatos de golpes envolvendo o meio de pagamento instantâneo, onde pessoas eram levadas a fornecer informações ou acessar links inseguros, por exemplo. Pensando nisso, o Nubank está lançando agora a funcionalidade de limitar um valor diário de transferências via Pix, onde o cliente determina a quantia diária que deverá ser transferida no máximo através do meio do pagamento.

Porque limitar o valor de transferência com Pix?

É importante definir um valor máximo de transferência via Pix, pois você pode vir a cair em golpes com o Pix através de:

  • E-mails (induz a vítima a fornecer informações que não deveriam aos golpistas através de links de cadastro do Pix, por exemplo)
  • Acesso a páginas duvidosas (induz a vítima a fornecer informações que não deveriam aos golpistas através de links de cadastro do Pix, por exemplo)
  • Mensagens no WhatsApp com links maliciosos (conta do whatsapp é roubada/clonada e se envia mensagem pedindo Pix para todos os contatos)
  • QR Codes falsos (golpista se passa por comerciante e envia um QR code para pagamento)
  • Cadastro indevido de chaves (utiliza-se os dados da vítima para vincular à conta bancária da mesma)
  • Invasão do sistema de smartphones
  • Transferências em dobro (o criminoso fala que deu erro e a vítima transfere novamente o valor anteriormente creditado)

Como definir um limite máximo de valor a ser transferido diariamente via Pix?

Para definir o limite máximo de valor a ser transferido diariamente via Pix é simples. Siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Ao abrir o app do Nubank, selecione o botão Pix localizando embaixo no canto esquerdo (é a primeira opção do carretel de blocos).

Passo 02: Selecione a opção "Meu limite Pix"

Passo 03: Insira sua senha de 4 dígitos.

Passo 04: Digite o valor pretendido para limitar o valor diário de transferências via Pix e confirme.

Porque o limite diário do Pix não foi aprovado pelo Nubank?

É possível que um cliente do Nubank tenha o pedido de aumento do limite diário do Pix negado. Isso ocorre porque o banco digital analisa alguns fatores para aprovar ou não o pedido como, por exemplo, o valor definido anteriormente, regras de segurança, entre outras informações. Caso o seu limite não seja aprovado, tente inserir um valor mais baixo.

É obrigatório definir um limite diário de transações no Pix?

Segundo o Nubank, seus clientes não são obrigados a definir um limite diário para o Pix. Ou seja, fica a seu critério ou não utilizar a nova funcionalidade com total liberdade de escolha.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente a nova funcionalidade de limitar o valor máximo diário para transações no Pix ainda não está disponível para todos. O Nubank irá disponibilizar a ferramenta aos poucos para seus clientes, então não se preocupe caso não tenha ainda o acesso a função, ela irá aparecer em breve.

O que achou da novidade? Você utilizaria esta função em sua conta Nubank? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!