O sistema Android é utilizado por diversos fabricantes do mercado de smartphones, como a Xiaomi, Samsung, Motorola, LG, o próprio Google com sua linha Pixel e muitas outras. Todo mês, o sistema recebe uma atualização de segurança com objetivo de assegurar a integridade da privacidade do usuário e fechar brechas que são acesso a possíveis invasores que roubam dados e identidades. Contudo, o Google não tem controle sobre quais modelos do mercado aderem a esta atualização, o que sabemos é que o aparelhos fabricados pela gigantes das buscas geralmente são os primeiros a receber o update.

No entanto, esse mês parece ter ocorrido algo diferente. Como noticiamos na semana passada, alguns modelos da Samsung já estavam recebendo a notificação de atualização, dentre eles estão o Galaxy A52, Galaxy S21, Galaxy Note 10 e Note 20, e Galaxy Fold 2. Agora, a atualização também está disponível para a linha Google Pixel, mesma fabricante do sistema Android.

Agora, há relatos de que os smartphones Google Pixel estão recebendo agora a atualização de segurança de abril. De acordo com a programação do Google, esta atualização começará a ser lançada em 5 de abril. No entanto, uma grande parte dos dispositivos Pixel estão recebendo esta atualização hoje.

Leia também:

Atualização de segurança

Ao receber a notificação de atualização, os usuários também podem visualizar o changelog que relata os detalhes que estão envolvidos no update. A fabricante destaca as várias vulnerabilidades do sistema que afetam componentes de código aberto, bem como alguns componentes de código fechado, como os fornecidos pela Qualcomm e MediaTek, por exemplo.

De acordo com os detalhes da atualização, a vulnerabilidade é classificada como "média" e afeta a estrutura do Android e a implementação de localização/GPS dos processadores Qualcomm nos aparelhos Pixel. Além disso, correções que envolvem a qualidade das câmeras também está inclusa neste patch, assim como melhorias com estabilidade de alguns aplicativos de terceiros.