Os QR Codes em 2023 estão sendo utilizados em diversas situações e nunca foram tão populares quanto agora. É possível vê-los em restaurantes para a visualização do cardápio, além de realizar pagamentos em estabelecimentos tanto por Pix quanto por cartão de crédito através da tela da maquininha de cartões. Até o metrô de São Paulo já utiliza os QR Codes, onde é possível utilizar o Google Wallet para pagar.

Melhores sites grátis para criar QRCodes

Utilizando QR Codes personalizados para sua empresa, é possível agilizar tanto o processo de pedido em restaurantes quanto o pagamento em qualquer loja. Entretanto, é necessário cria-los e é por isso que selecionamos os cinco melhores sites para se criar QRCodes gratuitamente.

ÍNDICE

1 - QR TIGER

QR TIGER - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri
QR TIGER - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri

O QR Tiger é uma plataforma de geração de QR Codes simples e intuitiva. Além de ser gratuito, ele é utilizado por diversas empresas, incluindo Uber, Disney, Samsung, Disney, TikTok, Universal Studios, entre outras. É interessante notar que é o único da lista que pode ser utilizado em português, facilitando o entendimento de suas ferramentas.

Acesse o QR Tiger aqui e crie o seu QR Code grátis

2 - Bitly

Bitly - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri
Bitly - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri

Provavelmente você já conhece o Bitly caso já procurou por plataformas de encurtares de URLs (links). Porém, o Bitly vai além disso atualmente e oferece a opção de gerar QR Codes sem custo.

Acesse o Bitly aqui e crie o seu QR Code grátis

3 - Flowcode

Flowcode - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri
Flowcode - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri

O Flowcode é uma plataforma de geração de QR Codes que oferece tanto ferramentas online quanto offline, além de páginas de destino voltadas para celulares e tablets. É uma plataforma fácil de se utilizar e muito bem avaliada por seus usuários.

Acesse o Flowcode aqui e crie o seu QR Code grátis

4 - qr monkey

qr monkey - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri
qr monkey - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri

O qr monkey é uma plataforma de geração de QR codes simples e fácil para cria-los. Ela permite que os usuários criem um QR Code gratuitamente, mas há recursos que não estão disponíveis na versão grátis do serviço. Entretanto, vale a pena experimentá-lo.

Acesse o qr monkey aqui e crie o seu QR Code grátis

5- QRcodeChimp

QRcodeChimp - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri
QRcodeChimp - 5 Melhores sites para criar QR Codes grátis. Fonte: Vitor Valeri

O QRcode Chimp é outra plataforma de criação e QR Codes que pode ser interessante para você. Em sua versão gratuita ele permite que o usuário gere por mês até 10 QR Codes dinâmicos e quantos QR Codes estáticos você quiser.

Acesse o QRCodeChim aqui e crie o seu QR Code grátis

Como fazer a leitura de um QR Code?

Atualmente não é mais necessário utilizar aplicativos de terceiros para fazer a leitura de um QR Code utilizando um celular Android ou iOS (iPhone). A partir do iOS 11 ou utilizando o Google Lens, que vem embutido no app da câmera de seu smartphone Android. Através da opção "pesquisa", o Google Lens já é capaz de fazer a leitura do QR Code para você e direcioná-lo para o link desejado.

A utilização e popularização do QR Code tem avançado a passos largos. Um exemplo do avanço da tecnologia, foi o anúncio do Google em junho deste ano, onde foi lançado no Brasil um novo recurso para seu aplicativo Carteira (Wallet). Agora, ao abrir o app, é possível a leitura de um QR Code da maquininha de cartão através da câmera do celular, possibilitando a utilização de cartões de crédito e débito em compras ao adquirir produtos e serviços em estabelecimentos físicos.