O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou na tarde desta sexta-feira (19) em suas redes sociais a chegada de novos recursos no PIX, forma de pagamento instantânea que chegou para os brasileiros no ano passado e de lá para cá movimentou mais de R$ 150, bilhões de reais, segundo dados divulgados pelo BC.

Além das quatro funções que foram reveladas hoje, é esperado que nos próximos meses o PIX receba ainda mais novidades, como a liberação dos saques. A instituição afirmou em resposta a um comentário que "[...] O Saque Pix faz parte da agenda evolutiva do Pix e o seu lançamento está previsto para o final do primeiro semestre de 2021.", que deve ocorrer entre os meses de maio e junho.

Novos recursos

Certamente o serviço receberá novas atualizações em breve, porém ainda não sabemos quais os próximos recursos que serão adicionados ao método de pagamento instantâneo.

1º Integração com a agenda

A primeira nova funcionalidade que foi anunciada é a integração dos aplicativos bancários com a agenda de contatos do smartphone, permitindo que o correntista visualize rapidamente todos os seus contatos que possuem o número de telefone cadastrado como chave PIX.

Essa função é opcional para os bancos, que devem adicionar o recurso em seus aplicativos para que os usuários tenham acesso rápido a agenda de contatos. Por enquanto nenhum banco confirmou quando atualizará o app para Android e iOS adicionando a nova função.

2º Alteração dos dados

Os usuários finais poderão solicitar a alteração de algumas informações sem a necessidade de criar uma nova chave para transferência. É possível modificar o nome, nome empresarial ou título do estabelecimento.

" [...] os usuários finais poderão solicitar alteração de informações como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave, e, ainda o vínculo de seu nome social à chave Pix.", informa o Bacen.

3º PIX ilimitado

O Bacen também definiu que os bancos não poderão limitar a quantidade de envios via PIX. Vale ressaltar que o PIX está disponível, inclusive, para contas correntes classificadas como "serviços essenciais", em que o cliente possui uma série de limitações por possuir uma conta gratuita.

Novas funções. (Foto: Divulgação/BC).
Novas funções. (Foto: Divulgação/BC).

Fonte