O Facebook Pay foi anunciado no ano passado mas chegou oficialmente para os usuários apenas no primeiro trimestre de 2021 devido a restrições impostas pelo Banco Central (BC). O recurso permite que os usuários da plataforma cadastrem um cartão de crédito, débito ou conta do PayPal para que seja possível realizar pagamentos posteriormente através do WhatsApp Pay, que chegou a ser utilizado mas que atualmente ainda não está disponível de forma oficial, embora seja provável que a empresa esteja adicionando novidades para anunciar a carteira em breve.

O que é o Facebook Pay?

O Facebook Inc. - empresa desenvolvedora do Facebook, Instagram e WhatsApp - vem trabalhando para permitir que seus usuários utilizem a carteira digital da empresa e paguem por produtos, serviços ou transfiram entre suas contas. O recurso permite que os vendedores que utilizam a versão business do mensageiro recebam pagamentos de seus clientes de forma fácil, além de ser possível comprar ingressos ou pagar pelos serviços da rede social.

Por enquanto o WhatsApp Pay ainda não foi liberado, mesmo com a aprovação do Bacen para o início das atividades no país. Apesar disso, é interessante que os usuários já realizem o cadastro de seus cartões, dessa forma assim que a novidade for lançada oficialmente já será possível realizar compras ou transferências pelo WhatsApp.

Cadastre seu cartão

É possível vincular um cartão de crédito, débito ou sua conta do PayPal, sendo possível utilizar o saldo para efetuar transferências entre duas contas digitais. O procedimento pode ser feito tanto na versão web quanto mobile, porém é preferível utilizar o aplicativo para smartphone.

1º Passo:

Abra o aplicativo do Facebook e faça login com a sua conta, em seguida toque sobre o menu lateral e siga até 'Configurações e privacidade' e posteriormente pressione sobre a opção 'Configurações'.

Acesse às configurações do Facebook. (Foto: Oficina da Net).
Acesse às configurações do Facebook. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Nessa área você verá várias opções, procure por 'Facebook Pay' e siga até essa opção. Tendo feito pressione sobre 'Adicionar forma de pagamento' e defina se será através do cartão (crédito/débito) ou por meio da sua conta no PayPal.

Adicione o seu cartão de crédito. (Foto: Oficina da Net).
Adicione o seu cartão de crédito. (Foto: Oficina da Net).

3º Passo:

Insira os dados do seu cartão (número, validade e CVV) e salve-o na sua conta. Para garantir maior segurança durante os pagamentos é recomendado habilitar a confirmação através de um PIN ou biometria.

Esse recurso pode ser ativado na tela das formas de pagamento > configurações > segurança. Nessa aba também é possível cadastrar um endereço ou número para contato, além de também ser possível alterar a moeda - por padrão deixe em BRL.

Adicione novas formas de desbloqueio. (Foto: Oficina da Net).
Adicione novas formas de desbloqueio. (Foto: Oficina da Net).

Por que usar o WhatsApp Pay?

Por enquanto o WhatsApp Pay ainda não está disponível no mensageiro, sendo preciso aguardar até que a desenvolvedora libere novamente a função. Esse recurso atua como uma carteira digital e permite que os usuários do app façam pagamentos para vendedores que utilizam a versão business, destinada para empresas e comerciantes. É uma excelente maneira de atrair um público maior e disponibilizar novas formas de pagamento.