No final de novembro do ano passado, houve relatos de alguns usuários terem acesso ao modo escuro (dark mode, night mode) no app mobile do Facebook para Android. Deste então, a empresa vem realizando testes para liberar a novidade para todos. Felizmente, ontem (08/12) a noite, pude verificar que agora que há agora a opção para ativar o modo escuro e é possível ativá-lo manualmente (assim como fazer o inverso).

Modo escuro já está presente em diversos aplicativos do Facebook

É irônico, mas todos os aplicativos pertencentes ao Facebook, menos o que leva o nome da empresa, já ganharam o modo escuro, tanto na versão mobile, para smartphones Android e iOS, quanto na versão para desktop. Hoje temos o Instagram, o Messenger e o WhatsApp com a opção de habilitar o modo escuro, tornando-os mais confortáveis para leitura (principalmente a noite), além de economizar a bateria de celulares com tela OLED. O último a ganhar esta implementação foi a versão mobile do aplicativo Facebook (até a versão web do Facebook já havia ganho a novidade).

Quais as vantagens de se utilizar o modo escuro

O modo escuro é muito útil quando se está em ambientes com baixa luminosidade ou com as lâmpadas apagadas. Em momentos como antes de dormir ou assim que acordamos, é muito ruim lidar com uma grande claridade gerada por telas brandas, por isto é mais confortável utilizar o modo escuro em aplicativos, sites e no próprio sistema operacional do dispositivo.

Além disto, caso o seu aparelho possua uma tela (display) com tecnologia OLED (ou AMOLED no caso de alguns smartphones), haverá uma economia considerável de bateria. Isto é muito útil para dispositivos mobile como celulares, tablets e notebooks.

É importante salientar que, a partir do sistema operacional Android 9, é possível alternar para o tema escuro no sistema operacional dos smartphones que utilizam o software da Google. Com isto, vários aplicativos da Google e outros, irão seguir o tema escolhido pelo usuário.

Passo a passo para ativar o modo escuro no aplicativo mobile do Facebook

Este tutorial está sendo feito através de um smartphone Android, mas provavelmente o procedimento deverá ser semelhante em celulares com iOS (iPhones). Confira abaixo o passo a passo para ativar o modo escuro na versão mobile do app Facebook.

Passo 01: Após abrir o aplicativo Facebook, selecione as 3 linhas horizontais localizadas em cima no canto direito da tela para acessar o "Menu".

Passo 01
Passo 01

Passo 02: Depois de acessar o Menu do Facebook, role a tela para baixo e selecione o botão "Configurações e privacidade" (há um símbolo de uma engrenagem para ilustrar).

Passo 02
Passo 02
Passo 02
Passo 02

Passo 03: Após selecionar o botão "Configurações e privacidade", localize o botão "Modo escuro" e toque nele.

Passo 03
Passo 03

Passo 04: Agora aparecerá a tela do "Modo escuro", onde você poderá selecionar "Ativado" ou "Usar configurações do sistema". Selecione "Usar configurações do sistema" se você estiver utilizando o tema escuro em seu celular.

Passo 04
Passo 04

Pronto, como você pode ver na imagem abaixo, o modo escuro torna mais agradável a visualização, por exemplo, de um grupo no app mobile do Facebook.

Exemplo.
Exemplo.

O que achou do tutorial? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!