Diversos aplicativos populares do Google receberam atualização adicionando o modo escuro (dark mode). Porém, até o momento o app Google Tradutor (Google Translate) não havia recebido uma versão definitiva do tema com tons pretos. Em fevereiro deste ano, o aplicativo chegou a aparecer com a aparência escura, porem parecia um teste, um trabalho em andamento e não algo finalizado. Agora, o modo escuro chegou para o Tradutor com um design e interface otimizados para alguns usuários (felizmente, eu recebi).

A nova apresentação do modo escuro no Google Tradutor está muito mais equilibrada comparado ao que foi visto em fevereiro. Ele não está mais com os mesmos tons de azul ou fontes ilegíveis. Abaixo você pode conferir uma captura de tela (print screen) retirada do meu celular com o novo tema escuro.

Novo modo escuro (dark mode) do Google Tradutor. Fonte: Vitor Valeri
Novo modo escuro (dark mode) do Google Tradutor. Fonte: Vitor Valeri

Na versão anterior do modo escuro no Google Tradutor, a tela era menos homogênea. Havia um cinza claro nas caixas de escrita e tradução e o azul estava presente em diversas telas do app com tons de azul que chegavam a ser quase ilegíveis.

Modo escuro do Google Tradutor liberado em fevereiro de 2020. Fonte: androidpolice
Modo escuro do Google Tradutor liberado em fevereiro de 2020. Fonte: androidpolice

O modo escuro para o Google Tradutor foi lançado oficialmente para smartphones com iOS (iPhone) em fevereiro, mas está chegando aos poucos para todos nos celulares com Android. Caso você ainda não tenha acesso a versão mais recente do app, você pode tentar baixá-lo no APK Morror e torcer para que o modo escuro apareça.

Vantagens do modo escuro nos aplicativos

A maior vantagem do modo escuro nos aplicativos, além de apresentar cores menos agressivas aos olhos, é a grande economia de bateria que os celulares que possuem tela OLED se beneficiam. Isso acontece pelo fato que a tecnologia do display OLED consegue desligar completamente o pixel quando são exibidas imagens pretas.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!