Foi-se o tempo em que você tinha que enfrentar uma burocracia para abrir uma conta para guardar seu dinheiro ou precisava enfrentar filas para pagar contas e transferir valores. Com as contas digitais, tudo ficou mais prático. Você realiza todo o processo de abertura de conta e operações desta conta pelo aplicativo instalado no seu smartphone. Neste artigo vamos abordar o PicPay, uma carteira digital que ficou muito famosa. Afinal, é seguro deixar seu dinheiro nesta conta?

Antes de mais nada, o PicPay permite que você guarde dinheiro com rendimento de 100% do CDI, bem como para fazer compras online, transferências e pagamentos de boletos. Outro recurso interessante é que você pode dividir contas com seus amigos. O PicPay é aceito em mais de 1 milhão de estabelecimentos no Brasil inteiro.

Serviços do PicPay

Além de poder fazer transferências e pagamentos, como já falamos, o PicPay conta com outros serviços:

  • Parcelamento de contas e boletos em até 12x no cartão de crédito;
  • Cashback;
  • Recarga de celular, cartão transporte/bilhete único, recarga de crédito em jogos e músicas através da PicPay Store;
  • Recarrega Uber pré-pago e Uber Eats pré-pago;
  • Você também pode guardar dinheiro no aplicativo. Seu dinheiro vai render 100% do CDI automaticamente, só por estar na conta PicPay.

Como abrir uma conta no PicPay

Para usar o PicPay, é necessário baixar o aplicativo para Android (Play Store) ou iOS (App Store). Neste app você abre sua conta na hora e já pode usar.

  1. Após isso, abra o aplicativo e clique em "Criar minha conta no PicPay!";
  2. Insira seu nome completo, número do celular, e-mail, senha, CPF e data de nascimento. Confirme cada passo nos botões "Avançar"
  3. Com o cadastro criado, clique em "Ajustes";
  4. Em "Conta Bancária", entre com os dados da sua conta;
  5. Em "Meus endereços", entre com seu endereço pessoal.
  6. Clique em "Carteira" e, em "Cartões Cadastrados", adicione um cartão de crédito.
  7. Após confirmar os dados do cartão de crédito, ele poderá ser usado no PicPay.

A carteira digital PicPay é segura para você deixar seu dinheiro?

O PicPay é seguro?

O PicPay é uma fintech brasileira que existe desde 2012, com escritório em Vitória e São Paulo. Comprada pelo Banco Original em 2015, a empresa hoje tem mais de 13,4 milhões de usuários cadastrads, o Picpay é o maior aplicativo de pagamentos do país, com R$ 1 bilhão movimentados por mês. São mais de 1,5 milhão de estabelecimentos credenciados.

Com todo esse tamanho, pode-se dizer que o PicPay é uma empresa segura, ainda mais por conta de estar relacionada a um banco estável. Além disso, todo o tramite de informações é criptografado. Por fim, o PicPay segue todas as normas de segurança de dados exigidas pelo PCI.

Como pagar boletos no PicPay

Existem duas maneiras diferentes de pagar um boleto no PicPay. A primeira é com o dinheiro que está na sua carteira digital. A segunda é através do cartão de crédito cadastrado em sua carteira.

Se preferir pagar através do cartão de crédito, é possível parcelar o valor em até 12 vezes. Para pagar, vá até o botão "Pagar" > Store > Pagar Conta. Tudo muito simples.

Como pagar empresas no PicPay

Você pode pagar empresas e estabelecimentos que aceitam as maquininhas Cielo. Para isso, basta escanear o QR Code da maquininha no aplicativo do seu smartphone, e a conta será paga, aparecendo uma confirmação na tela do celular.

Outra maneira é pesquisar pelo estabelecimento no aplicativo. Para isso, vá em "Locais"e escreva o nome da empresa que você quer pagar.

Como pagar pessoas físicas

Existem três formas diferentes de pagar uma pessoa pelo PicPay. Primeiramente, você pode pesquisar pelo nome da pessoa no aplicativo clicando em "Pagar" e digitando o nome da pessoa com o símbolo @ antes do nome. Após encontrar a pessoa, digite o valor e pague.

Em segundo lugar, você pode fazer o pagamento através de um link. A pessoa que vai receber o dinheiro pode mandar um link, e basta clicar nele para você fazer o pagamento.

Por fim, a terceira maneira é escaneando um QR Code. Cada usuário tem um código exclusivo no PicPay. Para escanear este código, clique no ícone do canto superior esquerdo e faça a leitura do código.

Como receber dinheiro no PicPay

Da mesma forma que citamos acima para fazer um pagamento, para receber você pode usar uma das três maneiras descritas. Após o dinheiro cair na sua conta PicPay, você pode solicitar o saque em sua conta corrente, bastando aguardar 2 dias úteis para receber. Porém, se você tem uma conta con Banco Original, o prazo é de até 1 hora útil.

Taxas

Para receber dinheiro, voce não pagará nenhuma taxa, porém, há um limite de envio de dinheiro de R$ 800 por mês. Acima disso você paga 1,99% da parte excedente. Se parcelar uma conta, você paga 3,49% ao mês. Entretanto, usuários PRO pagam 1,99% sobre os valores recebidos.

Cashback

O PicPay conta com Cashback, ou seja, o app devolve uma parte do dinheiro que você gasta. Você ainda ganha dinheiro simplesmente por pagar uma conta, podendo inclusive pagar outras contas com esse dinheiro que você recebe de volta. Funciona como se fosse um "Bônus".

PicPay PRO

O PicPay PRO é uma conta premium voltada para os comerciantes e profissionais liberais. Você poderá receber pagamentos parcelados de forma ilimitada. Com o PicPay Pro é possível parcelar suas contas sem juros e receber o valor integral assim que a transação for concluída, com um desconto de 1,99% do valore recebido.

PicPay Card

Assim como o Nubank, Banco Inter e outros concorrentes, o PicPay conta com um cartão de crédito digital sem anuidade, o PicPay Card. Basta solicitar o cartão pelo aplicativo e, se liberado depois da fintech fazer uma análise de crédito, você receberá um cartão físico com um limite de comras, como qualquer outro cartão.