A Samsung anunciou um novo monitor com uma webcam sem fio magnética no início desta semana. Trata-se do Samsung M8, um smart monitor de 32 polegadas com resolução 4K que possui como acessório uma webcam que pode ser posicionada da forma como o usuário quiser, graças a um sistema de imãs e tecnologia wireless.

A webcam do monitor M8 captura imagens em resolução Full HD (1080p) e se conecta a uma estrutura de carregamento fixada na traseira do monitor. A energia é fornecida à câmera assim que o usuário liga o monitor. Ao que parece, essa webcam não irá funcionar com outros monitores devido a esse sistema.

Não há tanta flexibilidade quanto a webcam magnética da Dell

Comparado a webcam magnética apresentada pela Dell no final do ano passado, onde era possível posicioná-la em qualquer parte da tela do monitor, a Samsung não permite o posicionamento de diferentes regiões da tela. Ao invés disso, o produto utiliza um sistema de rastreamento de rosto e zoom automático.

Monitor Samsung M8. Fonte: Samsung
Monitor Samsung M8. Fonte: Samsung

Sem assistente de voz e não há microfone na webcam

Ao contrário do monitor Samsung M7, o M8 não possui suporte ao controle por meio de voz utilizando assistentes como o Alexa e o Bixby. Estranhamente o microfone não está localizado na webcam e som no próprio monitor.

Quais foram as melhorias do Samsung M8 comparado ao M7?

De acordo com a Samsung, as melhorias do monitor M8 comparado ao M7 foram a estrutura, que é 75% mais fina, ficando com 11,4mm. Há tambem um novo design, onde foram disponibilizadas versões em diversas cores, assim como os monitores da Apple.

O novo monitor Samsung M8 possui carregamento de 65 W via USB-C, um contraste de 3.000:1, brilho de 400 nits e 99% de cobertura sRGB.

Lançamento e disponibilidade

O monitor Samsung M8 já está disponível para pré-venda por US$ 699,99 nas cores branco, azul, verde e rosa. O M8 foi anunciado pela primeira vez durante a CES 2022, porém na época não se sabia seu preço e nem que chegaria em várias cores.