Saiba como conservar o seu fone de ouvido [básico sobre fones]

Muitas pessoas costumam perder os seus fones de ouvido em pouco tempo por algum tipo de defeito ou desgaste. Porém, este tipo de problema pode ser consideravelmente atenuado com simples cuidados com o seu fone de ouvido.

Por Headphones Pular para comentários

Muitas pessoas costumam perder os seus fones de ouvido por algum tipo de defeito ou desgaste. Na grande maioria das vezes, isso ocorre em questão de um ano ou até mesmo meses. Porém, este tipo de problema pode ser consideravelmente atenuado através de simples cuidados com o seu fone de ouvido.

Pensando nisso, abordaremos algumas técnicas de organização, limpeza e conservação de fones de ouvido. O conteúdo ilustrado aqui é baseado em uma década de experiência com fones de ouvido, onde através de trocas de ideias em fóruns, grupos, comunidades, além da rotina diária de cuidados com os meus próprios, aprendi as melhores formas para conservá-los.

 

Como guardar seu fone de ouvido

A primeira coisa que temos que nos preocupar antes de guardar os fones de ouvido, é saber como organizar seu cabo para que não fique tensionado.

Quanto mais dobrado o cabo estiver, com ângulos muito pequenos, pior será para os fios internos e mais fácil será de causar um rompimento. Quando os fios de um cabo se rompem ou quebram parcialmente, o fone de ouvido apresentará um mal contato ou até mesmo irá parar de funcionar em um dos lados.

O melhor método para se organizar os cabos do seu fone é o "roadie wrap", onde demonstro através do pequeno vídeo abaixo.

 

Além de organizar o cabo, é importante prendê-lo para que não dobre com facilidade quando estiver sendo transportado.

Geralmente, para prender o cabo, são utilizadas tiras com velcro, chamadas de "Wire Winder Cable" ou tiras com imãs nas pontas, chamadas de "Magnetic Wire Winder Cable".

 Wire Winder Cable da AnkerWire Winder Cable da Anker

 Magnetic Wire Winder Cable da Zero AudioMagnetic Wire Winder Cable da Zero Audio

 

  • In-ear e earbuds (portáteis)

Para guardar este tipo de fones de ouvido, a melhor maneira é colocá-lo dentro de pequenas caixas rígidas chamadas de "cases" ou "Earphone Storage Case". É importante considerar o seu formato e volume, porque quanto mais fina e menor, mais fácil de guardá-la no bolso.

Case da Zero AudioCase da Zero Audio

 Pote de balas Altoids - Perfeita para guardar fonesPote de balas Altoids - Perfeita para guardar fones

 

  • Headphones e On ears (portabilidade limitada)

Como são fones grandes, pode-se guardá-los de duas formas. A primeira delas é fixa, feita para ser colocada em uma mesa, que são os suportes ou "headphone stands" que podem possuir diversas formas para se apoiar o fone de ouvido.

 Stand feito de madeira em formato de OhmStand feito de madeira em formato de Ohm

 Headphone stand da Woo AudioHeadphone stand da Woo Audio

 

A segunda forma é uma caixa para fones de ouvido ou "headphone case", que geralmente possui uma alça na ponta.

 Headphone case da GEEKRIAHeadphone case da GEEKRIA

 

Como realizar a limpeza do seu fone de ouvido

Dependendo do tipo de fone de ouvido, é necessário realizar procedimentos de limpeza diferentes. Confira abaixo como realizar a limpeza.

  • In-ear

Para realizar a limpeza dos fones in-ear iremos utilizar uma flanela, uma leiteira, um pote de plástico, um sabão de coco em barra e um papel toalha.

Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo in-earMateriais utilizados para a limpeza de fones do tipo in-ear

 

Siga os passos abaixo:

1 - Tire as eartips (ponteiras de silicone) do fone de ouvido in-ear;

2 - Passe a ponta da flanela umedecida com água no corpo do fone e depois passe a parte seca para tirar máximo possível de excesso de água;

3 - Aqueça a água na leiteira até que fique morna;

4 - Despeje a água morna no pote de plástico e mexa o sabão de coco em barra na água por uns 3 ou 4 segundos. Observação: não deixe o sabão dentro do pote com água;

5 - Coloque as eartips (ponteiras de silicone) dentro da água morna, que foi misturada com o sabão, e deixe de molho por 5 minutos;

6 - Retire as eartips (ponteiras de silicone) e enxague com água morna pura (sem sabão);

7 - Seque o excesso de água das eartips (ponteiras de silicone) com a flanela e deixe secando naturalmente em cima do papel toalha. Isso deve ser feito pois a água fica presa nas ranhuras das eartips;

Estrutura de um fone do tipo in-earEstrutura de um fone do tipo in-ear

Para evitar o excesso de cera na eartip (ponteira de silicone) do fone ou sujeira na região do nozle (bocal para sair o som) é utilizada uma ferramenta chamada "Hearing Aid cleaning tool" que você pode conferir abaixo. É muito comum encontrar ela dentro de cases de fones in-ear custom. A "Hearing Aid cleaning tool" é vendida geralmente em lojas e/ou clínicas de aparelhos auditivos.

 

Hearing Aid cleaning toolHearing Aid cleaning tool

 Hearing Aid cleaning toolHearing Aid cleaning tool

 Utilizando a ferramenta para tirar sujeiras dentro da eartipUtilizando a ferramenta para tirar sujeiras dentro da eartip

 

  • Earbuds

Como os fones de ouvido do tipo earbuds ficam com o seu corpo (house) em contato com a orelha, teremos que realizar de forma diferente a limpeza, comparado aos fones do tipo in-ear.

Iremos precisar de uma flanela, uma leiteira e um sabão de coco em barra.

Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo earbudMateriais utilizados para a limpeza de fones do tipo earbud

 

Siga os passos abaixo:

1 - Tire as espumas que cobrem os earbuds;

2 - Aqueça a água na leiteira até que fique morna;

3 - Despeje a água morna no pote de plástico e mexa o sabão de coco em barra na água por uns 3 ou 4 segundos. Observação: não deixe o sabão dentro do pote com água;

4 - Molhe a ponta da flanela na água com sabão e passe gentilmente no corpo do fone de ouvido (house);

5 - Molhe outra ponta da flanela com água limpa (sem sabão) e passe no corpo do fone de ouvido (house) até retirar todo o sabão;

6 - Seque o excesso de água do fone de ouvido com a parte seca da flanela e depois deixe secar naturalmente;

 

  • Headphones e On ears

Utilize pinceis com cerdas macias e uma flanela para retirar toda a poeira do headphone ou on-ear. Caso veja alguma sujeira aparente, umedeça a flanela, passe no local e depois seque.

Materiais utilizados para a limpezaMateriais utilizados para a limpeza

Caso as pads (almofadas) sejam confeccionadas com tecido liso ou veludo e estiverem muito sujas ou manchadas, você pode optar por lavá-las (caso forem removíveis). Para isso iremos precisar de uma leiteira, uma escova de dentes e um sabão de coco em barra.

1 - Tire as pads do seu headphone (caso forem removíveis);

2 - Aqueça a água na leiteira até que fique morna;

3 - Despeje a água morna no pote de plástico e mexa o sabão de coco em barra na água por uns 3 ou 4 segundos. Observação: não deixe o sabão dentro do pote com água;

5 - Coloque as pads (almofadas) dentro da água morna, que foi misturada com o sabão, e esfregue-as suavemente por 1 minuto. A escova de dentes pode ser utilizada neste momento caso alguma sujeira esteja difícil para remover.

6 - Lave as pads (almofadas) com água fria pura (sem sabão) até tirar todo o resíduo do sabão.

7 - Esprema as pads (almofadas) para tirar o excesso de água.

8 - Para secar você poderá optar por secar naturalmente na sombra pendurando no varal ou ou utilizar um secador de cabelo.

 

Como conservar o seu headphone

Para que as pads (almofadas) do seu headphone durem, é interessante se ter alguns cuidados. O primeiro deles, independente do material, é a utilização de uma toalha para evitar o contato do suor com as pads.

 Toalha para evitar o suorToalha para evitar o suor

 

O segundo fator para conservar melhor as pads do seu headphone é mantê-las limpas. Quando o material da pad é veludo, é interessante a utilização de uma escova de dentes para tirar o excesso de poeira acumulada (se estiver muito suja, lave).

No caso de pads confeccionadas com tecido liso ou com couro, é interessante passar a ponta da flanela umedecida com água para tirar o excesso de poeira e resíduos. Em seguida deve-se passar a parte seca para absorver o excesso de água. Mas se este método não resolver, utilize sabão neutro, mas para isso temos que seguir alguns passos:

Materiais utilizados: pulverizador (utilizado em jardins), bucha (utilizada em cozinha), detergente neutro (utilizado para lavar louça), flanela.

1 - Tire as pads do seu headphone (caso forem removíveis);

2 - Encha o pulverizador com 200ml de água e 1 colher de detergente neutro.

3 - Agite a mistura e aplique bem devagar e vá esfregando com a bucha, com cuidado, na superfície das pads.

4 - Passe um pano umedecido com água pura até tirar todo o resíduo do sabão da pad.

5 - Seque a pad com a parte seca da flanela o máximo que puder e deixe secando na sombra.

 Hidratante e flanela para passar nas pads e pinceis para tirar a poeiraHidratante e flanela para passar nas pads e pinceis para tirar a poeira

Quando o material da pad é de couro (natural, não sintético), é recomendável hidratá-la 2 vezes ao ano para evitar o ressecamento. Para realizar o procedimento precisaremos de uma flanela e um hidratante próprio para couro como, por exemplo, o Meguiar?s Gold Class (é caro por ser importado, mas tem um bom desempenho) e o TecClean (boa opção para caso não possa gastar muito). Siga os passos a seguir para realizar o procedimento:

1 - Tire as pads do seu headphone (caso forem removíveis);

2 - Tire todo a poeira das pads com a flanela;

3 - Aplique o hidratante na flanela (não aplique diretamente nas pads e utilize pouca quantidade)

4 - Realize movimentos circulares sem pressionar muito até que não reste mais resíduos/excessos.

O hidratante tem o propósito de hidratar o couro e formar uma camada protetora para que ele não resseque tão facilmente. Os maiores inimigos das pads de couro são a exposição ao sol do sol, o ressecamento pelo uso do ar-condicionado e o suor.

 

Sugestões?

Se você utiliza alguma outra técnica de limpeza do seu fone de ouvido ou guarda ele de maneira diferente, comente abaixo e ajude a aprimorar este tutorial colaborando com a disseminação do conhecimento.

 

Esse tutorial é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Minha foto
    O que é mais importante em um smartphone?
    Bateria(26,69%)
    Câmera(14,34%)
    Performance(51,39%)
    Aparência(2,79%)
    Tela(4,78%)