Oficina da Net Logo

Como descobrir o tamanho, tipo e a freqüência da memória RAM do seu PC?

Saiba o que é memória RAM, para que serve e como descobrir se você precisa atualizar esse hardware do seu PC.

Por | @oficinadanet Windows Pular para comentários

A memória RAM do seu computador é um dos seus componentes mais importantes: Ela é responsável por carregar e executar todos os softwares que você usa. Então, se você está diagnosticando problemas ou procurando atualizar, saber exatamente com quanto de RAM você trabalha. Saiba como descobrir qual o tipo e a freqüência da memória RAM do seu PC.

Aumentar a memória RAM no seu PC é uma ótima maneira de obter um pouco mais de velocidade para seu computador de mesa ou notebook, mas antes de comprar qualquer RAM, é importante saber qual é o tipo correto de memória para a sua máquina.

Uma das áreas mais difíceis de entender pode ser a RAM do seu computador. Se você está sentindo que sua máquina está sobrecarregada ao tentar abrir um programa um pouco mais pesado, saiba como verificar sua memória RAM.

Muitas vezes, as pessoas acabam trocando de computador, achando que o seu está lento demais e não tem como melhorá-lo. Mas uma forma de melhorar consideravelmente a velocidade de um computador sem gastar muito é otimizando e ampliando a sua memória RAM. Leia em destaque: Como desbloquear o Windows quando você esquece a senha?.

Dica: 5 Ações para dispensar o uso do CCleaner

O que é memória RAM?

A Memória de Acesso Aleatório, ou RAM, é o hardware físico dentro de um computador que armazena dados temporários, servindo como a memória de "trabalho" do computador.

A RAM permite que um computador trabalhe com mais informações ao mesmo tempo, o que geralmente tem um efeito crucial no desempenho total do sistema.

Alguns fabricantes populares de RAM incluem Kingston , PNY , Crucial Technology e Corsair.

Qual o objetivo da memória RAM?

Simplificando, o objetivo da RAM é fornecer acesso rápido de leitura e gravação a um dispositivo de armazenamento. Seu computador usa a RAM para carregar dados porque é muito mais rápido do que executar os mesmos dados diretamente de um disco rígido.

Pense na RAM como uma mesa de escritório. Uma mesa é usada para acesso rápido a documentos importantes, ferramentas de escrita e outros itens de que você precisa no momento. Sem uma escrivaninha, você guardaria tudo em gavetas e armários, significando que levaria muito mais tempo para realizar suas tarefas diárias, já que você teria que constantemente entrar nesses compartimentos de armazenamento para obter o que precisa, e depois gastar mais tempo guardando-os novamente.

Da mesma forma, todos os dados que você está usando ativamente em seu computador, são armazenados temporariamente na RAM. Esse tipo de memória, como uma mesa na analogia, fornece tempos de leitura / gravação muito mais rápidos do que o uso de um disco rígido. 

Como descobrir quanta memória RAM está instalada no meu computador sem nenhum programa?

1. Pressione a tecla Windows + R para ativar o comando Executar. No campo Abrir: digite dxdiag e clique em OK;

Na janela que aparece, você poderá ver quanta memória está dentro do seu PC em Memória.

Como descobrir o tipo e freqüência da RAM?

Para obter essas informações, você precisa de um programa de terceiros, como o software CPU-Z. Instale o programa e execute ele. Quando ele começar, digitalize o sistema, pois ele pode mostrar mais informações sobre o seu computador, exibidas em guias fáceis de navegar.

Descobrir o tipo de memória RAM e a freqüência

Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook. 

Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.1 MHz.

Quantidade de memória RAM

Ainda na guia "memory", em Size você verá a quantidade de memória RAM do seu PC. No exemplo abaixo, você pode ver que meu notebook tem 6 GB (6060Mbytes).

Na guia “SPD”, você pode consultar outras especificações da RAM, separadas por slot, caso seu PC use dois ou mais pentes de memória RAM. Na caixa “Memory Slot Selection” você pode selecionar um slot diferente para ver informações.

Como descobrir qual a memória RAM máxima meu PC suporta?

Antes de comprar mais memória RAM para seu computador ou notebook, é muito importante você saber qual a capacidade máxima de RAM da sua máquina. Afinal, o que adianta você comprar dois pentes de 8Gb, para fazer sua máquina ter 16GB de RAM, se a capacidade máxima dele for 8GB? Valeria mais a pena ter comprado dois pentes de 4GB, não é mesmo?

Lembre-se de que, quanto maior for a capacidade de um pente de memória, maior será seu preço no mercado. 

Para fazer a verificação é necessário acessar o site Mr Memory. Após acessar o site, que é em inglês, vá na caixa de pesquisa e insira o modelo do seu dispositivo (você também pode navegar pelo próprio site para encontrá-lo) e clique quando localizar o modelo.

Na próxima página, você poderá conferir a capacidade máxima de memória RAM do seu PC.

E então, as informações acima ajudaram você? Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para interagir conosco na seção de comentários.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #windows  #memoria RAM
Comentários
Carregar comentários