Há um tempinho atrás a gente fez um Roda Liso com o notebook Acer Nitro 5. Encontramos dois problemas nele: o primeiro, a placa de vídeo é uma GTX 1650, plaquinha de entrada lançada a 3 anos atrás e que já tá "pelando" para rodar os jogos atuais. O segundo problema foi a memória RAM. O nosso modelo veio com apenas 8 GB, funcionando em single-channel. Falamos sobre esses probleminhas no vídeo, testamos o notebook e acontece que ele não se saiu muito bem nos jogos.

Vocês sabem que a gente nunca faz upgrade e modificações nos notebooks e celulares que testamos aqui no Roda Liso, já que o objetivo é testar os produtos da forma que eles vêm de fábrica. Mas foram tantos comentários pedindo para a gente colocar mais 8 GB de memória no Acer Nitro, que decidimos fazer esse episódio especial.

Então bora testar o Acer Nitro 5 com mais um stick de memória RAM, totalizando 16 GB em dual-channel!

Disclaimer:

Lembrando que o nosso modelo de notebook em específico é o Acer Nitro 5 AN515-44-R4KA - então, antes de tudo, não adianta vir falar aí embaixo "ah mas o meu Acer Nitro 5 roda todos os jogos no ultra com 100 FPS". Sim, o seu Acer Nitro 5. O nosso é diferente! Existem vários modelos desse notebook, uns mais potentes que outros. Claro que os modelos com RTX 3050, por exemplo, vão apresentar muito mais performance que a nossa GTX 1650, já que esses modelos custam bem mais caro.

Ficha técnica - Acer Nitro 5 AN515-44-R4KA

Como instalar memória em notebook

No começo do post eu falei que esse notebook tem dois problemas, a placa de vídeo ultrapassada e pouca memória RAM. A placa é impossível trocar, tá soldada no notebook, mas a memória RAM qualquer pessoa consegue fazer esse upgrade em casa seguindo os passos que vou mostrar agora.

O primeiro passo é descobrir a frequência da memória que já está aqui dentro. Para isso, pressionamos CTRL, SHIFT, ESC, clicamos em mais detalhes, desempenho e depois memória. Olha só, o que nos interessa é a frequência. Aqui temos 3200 MHz, então bora procurar isso no Google.

a
A mais barata nessa frequência é essa da Husky. É a que eu compraria, se já não tivesse uma memória aqui sobrando.

Dá para usar um stick de memória numa frequência diferente do módulo que nós já temos instalado? Dá sim, mas saiba que ambas as memórias vão funcionar na frequência mais baixa. No caso, a gente vai colocar uma memória RAM da Adata, e a frequência máxima que as duas trabalham juntas é 2666 MHz, o que é mais baixo que 3200, mas não deve influenciar muito no resultado.

Para instalar a memória RAM no notebook é o seguinte: Desparafusamos a carcaça e abrimos o note. Dentro dele encontramos dois slots de memória, e só um deles está ocupado. A gente encaixa outro stick de memória ram DDR4 aqui no slot e é isso! Só parafusar tudo de volta, ligar o notebook e jogar.

Novamente
No gerenciador de tarefas vemos que o nosso upgrade foi um sucesso!

Tudo pronto, foi extremamente fácil, não? Bora ver como que ele ta rodando os jogos agora!

Elden Ring

Elden Ring
Elden Ring

Começando com o Elden Ring. No Roda Liso passado a gente conseguiu alcançar 38 frames de média com os gráficos no máximo, recebeu o selo Roda. Agora, com 16 GB de memória, nada mudou, continuamos com 38 frames de média. Mas guenta aí, então os comentários estavam enganados? Colocar mais memória RAM no Acer Nitro 5 não muda nada? Não é bem assim, olha só: na maioria dos jogos, a gente só teve diferença jogando num cenário mais realista pra esse notebook - baixando a qualidade dos gráficos e jogando no low.

No Elden Ring, antes do upgrade de memória e com os gráficos no mínimo, pegamos média de 46 frames com a mínima de 1% em 32.

Depois do upgrade, a nossa média de FPS foi para 56, cerca de 10 frames a mais do que no resultado anterior. Por pouco o Acer Nitro não recebe o selo Roda Liso aqui. O jogo ficou bem melhor de jogar com mais memória. Selo Roda.

Gráficos: Máximo

  • 8 GB: Média de 38 fps - 1% low em 27 fps
  • 16 GB: Média de 39 fps - 1% low em 29 fps

Gráficos: Mínimo

  • 8 GB: Média de 46 fps - 1% low em 32 fps
  • 16 GB: Média de 56 fps - 1% em 46 fps

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2

O Red Dead 2 foi um dos jogos que se saiu pior nos testes que a gente fez. Com os gráficos no Equilibrado, tava com o Selo Não Roda, pegou só 25 frames de média.

Só que o nosso upgrade resolveu esse problema também. A média agora está em 37 frames. Ok, não é um milagre, mas convenhamos que 37 fps é bem melhor que 25, e a estabilidade melhorou bastante também. Para um jogo pesadíssimo como Red Dead, eu achei super jogável essa framerate, considerando também que a maioria das pessoas que zerou esse jogo estavam jogando nos consoles da geração passada, com os gráficos piores que esses aqui e a framerate travada em 30.

Com mais memória, o Acer Nitro pode ostentar o Selo Roda no Red Dead Redemption 2.

Gráficos: Equilibrado

  • 8 GB: Média de 25 fps - 1% em 13 fps
  • 16 GB: Média de 37 fps - 1% em 30 fps

Gráficos: Desempenho

  • 8 GB: Média de 53 fps - 1% em 30 fps
  • 16 GB: Média de 59 fps - 1% em 50 fps

Fortnite

Fortnite
Fortnite

No Fortnite vocês estão assistindo ao teste com os gráficos no mínimo, já que a gente testou com tudo no máximo e não deu diferença nenhuma de performance com 8 GB para 16 GB de memória.

Com os gráficos no mínimo, o jogo fica bem feio, mas no teste passado recebeu o selo Roda Liso, já que pegamos média acima dos 60 frames. Já a estabilidade não tava boa para um jogo competitivo: com a mínima de 1% batendo os 32 FPS.

Com o nosso upgrade de memória, a coisa muda de figura! Alcançamos a média de 146 e com muita estabilidade. Olha o tanto de performance que a gente consegue arrancar do Acer Nitro! O jogo está muito bom de jogar, e fica agora com o selo Roda Competitivo!

Gráficos: Epic

  • 8 GB: Média de 38 fps - 1% em 25 fps
  • 16 GB: Média de 38 fps - 1% em 22 fps

Gráficos: Low

  • 8 GB: Média de 97 fps - 1% em 32 fps
  • 16 GB: Média de 146 fps - 1% em 91 fps

Counter Strike - Global Offensive

CS:GO
CS:GO

Agora no CS GO! Esse jogo já estava rodando competitivo com 8 GB de memória, alcançando média de 152 FPS com estabilidade em 79 frames. Esse é um resultado ótimo, mas no CS, quanto mais frames, melhor! Com o nosso upgrade de memória, conseguimos atingir média de 215 FPS e com muito mais estabilidade.

Eu fiquei impressionado com esse resultado: graças a um simples upgrade de memória, a gente conseguiu arrancar mais de 50 frames extras no CS.

A nossa tela de 144 Hz agradece a fluidez, e o jogo mantém o selo de Roda Competitivo.

Gráficos: Máximo

  • 8 GB: Média de 132 fps - 1% em 60 fps
  • 16 GB: Média de 163 fps - 1% em 83 fps

Gráficos: Mínimo

  • 8 GB: Média de 152 fps - 1% em 79 fps
  • 16 GB: Média de 215 fps - 1% em 109 fps

God of War

God of War
God of War

Mas nem todos os jogos tiveram bons resultados. Esse upgrade só faz diferença se é a memória RAM que está segurando a performance. No caso do God of War, o que limita a nossa performance no Acer Nitro 5 é a placa de vídeo. Pode colocar até 32 gigas de memória que não vai fazer diferença alguma.

Tanto com os gráficos no modo original e no low, mantivemos as mesmas médias de antes - um pouco abaixo dos 60 frames. O notebook vai continuar com o Selo Roda no God of War.

Gráficos: Original

  • 8 GB: Média de 49 fps - 1% em 29 fps
  • 16 GB: Média de 45 fps - 1% em 39 fps

Gráficos: Low

  • 8 GB: Média de 52 fps - 1% em 37 fps
  • 16 GB: Média de 54 fps - 1% em 48 fps

Forza Horizon 5

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5

Forza Horizon 5 foi um dos jogos que salvou o Acer Nitro 5 no último Roda Liso. Com os gráficos no médio, ele tinha recebido o Selo Roda, pegou exatos 60 frames de média.

O que já era bom, melhorou! Com o upgrade de memória, agora o Forza tá pegando 70 frames de média, com uma estabilidade muito boa. Pode não parecer uma mudança muito grande, mas dá pra sentir a diferença jogando. Já que temos uma tela de 144 Hz nesse notebook, qualquer framezinho a mais já melhora a experiência de jogar.

Forza 5 mantém o selo Roda Liso.

Gráficos: Médio

  • 8 GB: Média de 60 fps - 1% em 44 fps
  • 16 GB: Média de 70 fps - 1% em 57 fps

Valorant

Valorant
Valorant

Com o Valorant a gente teve um resultado bem parecido com o do CS GO. O jogo é tão bem otimizado que dá pra jogar competitivamente com os gráficos no máximo, e foi com essas configurações que a gente testou.

Antes do upgrade, tínhamos média de 134 FPS e mínimas de 1% em 71 frames.

Com mais memória, a média subiu para 176 frames. O que me deixou impressionado mesmo foi a estabilidade. A nossa mínima de 1% ficou em 117 frames - um resultado perfeito. Isso significa que até os frames mais lentos não ficam abaixo de 117.

Sem sombra de dúvida, o Acer Nitro 5 é um ótimo notebook para jogar FPS competitivo, e os nossos testes comprovam isso. Selo Roda Competitivo.

Gráficos: Máximo

  • 8 GB: Média de 134 fps - 1% em 71 fps
  • 16 GB: Média de 176 fps - 1% em 117 fps

Call of Duty - Warzone

COD - Warzone
COD - Warzone

Ok, conseguimos um grande salto de performance nesses joguinhos mais leves, tipo CS GO e Valorant. Só que, eles já tinham o selo roda competitivo antes do upgrade.

Eu quero é saber como que ficou o COD Warzone.

Antes, o Acer Nitro 5 tinha pego média de 51 frames. Dá para jogar assim? Dá, recebeu o Selo Roda. Mas pode ficar melhor.

Agora, com mais memória, o Warzone tá voando. A média subiu para 70 frames! Se você tá jogando Warzone nesse notebook só com 8 gigas de memória, fecha esse vídeo agora e compra mais um stick de ram. Vale muito a pena. A gameplay ficou ótima, e recebe o upgrade de Selo para Roda Liso!

Gráficos: Mínimo

  • 8 GB: Média de 51 fps - 1% em 35 fps
  • 16 GB: Média de 70 fps - 1% em 47 fps

Conclusão

Olha só, colocando as coisas na ponta da caneta:

Esse modelo do Acer Nitro tá custando aproximadamente R$ 4.500. O upgrade na memória RAM custou R$ 180. Significa que com 4% do valor total do produto, a gente consegue um enorme salto de performance na maioria dos jogos. O Red Dead, por exemplo, conseguiu escapar do Selo Não Roda, o que foi bem legal de ver. Então, no meu ponto de vista, vale muito a pena o upgrade de memória, não só pela performance em games, mas também usando ele normalmente para tarefas cotidianas.