Analisamos a versão mais recente do popular notebook Acer Nitro 5! Essa versão em específico acompanha um processador da geração passada, mas que ainda é extremamente potente, um Ryzen 7 4800H. Já a placa de vídeo dele é de entrada, uma GTX 1650 4GB GDDR6 da Nvidia.

Nesse artigo eu vou te dar 5 motivos principais que levariam uma pessoa a comprar o Acer Nitro 5.

Tela IPS de 144 Hz

Vamos começar pela tela. Comprando esse modelo em específico, o AN515-44-R4KA, você está praticamente levando pra casa um monitor gamer com alta taxa de atualização! E a melhor parte, a tela é do tipo IPS, considerada como o melhor tipo de painel. Excelente para assistir vídeos, filmes, trabalhar com edição de vídeos e imagens.

Acer Nitro 5 - Valorant
Acer Nitro 5 - Valorant

Fora isso, nos nossos testes, ela apresentou pouco ghosting, então a tela também é boa para jogar jogos FPS competitivos em altas taxas de atualização, como CS:GO, Valorant e Overwatch.

Armazenamento

Ele tem um SSD M.2 Nvme de 512 GB de capacidade. Graças a essa peça, o computador liga em menos de 10 segundos. E durante o uso cotidiano, não importa quantas mil abas ou programas você tem aberto, ele vai continuar responsivo. Combine isso com a tela de 144 Hz, e você tem uma excelente experiência ao executar tarefas cotidianas, como responder e-mails, enviar e receber imagens e vídeos no telegram e whatsapp, trabalhar no photoshop, etc.

Editar vídeos e streamar no notebook

O processador desse carinha aqui é um octa-core, Ryzen 7 4800H extremamente parrudo. Não é o objetivo desse notebook trabalhar com edição de vídeo e streamar, mas é uma tarefa que ele desempenha perfeitamente bem. Graças a placa de vídeo da NVIDIA, temos também recursos de NVDEC e NVENC para gravação e edição de gameplays, caso você seja um streamer.

Ryzen 5 4800H e RTX 1650 - AMD e NVIDIA, união sinistra!
Ryzen 5 4800H e GTX 1650 - AMD e NVIDIA, união sinistra!

Modularidade

O maior defeito do nosso Acer Nitro 5 é ele ter apenas 8 GB de memória ram. Mas isso pode ser corrigido com a compra e instalação de outro stick de memória.

É aí que entra outro motivo para comprar, ele é muito fácil de abrir e realizar manutenção, qualquer pessoa consegue. Você pode, por exemplo, trocar a memória RAM que já vem com ele, já que ela não é soldada no PCB, e instalar um total máximo de 32 GB.

Acer Nitro 5 - Slots de expansão
Acer Nitro 5 - Slots de expansão

No armazenamento, temos um slot M.2 já ocupado pelo SSD NVME de 512 GB, que também pode ser retirado. Temos mais um slot de expansão para SSD, também NVME, com um dissipador de calor incluso na carcaça do notebook, o que eu achei legal demais.

Se você quiser colocar um HD de notebook ou um SSD Sata, temos esse espaço aqui livre para isso. Os cabos necessários para realizar a expansão vêm na caixa.

No geral, é extremamente legal que a Acer estimule que você abra e melhore o produto conforme as suas necessidades. Essa modularidade é definitivamente um ponto positivo.

Qualidade da Construção

Para finalizar, o quinto motivo para comprar o Acer Nitro 5 é a construção dele. É um notebook muito bonito e bem construído. As bordas laterais da tela são finas, o teclado é retroiluminado na cor vermelha, e a sensação de toque é muito boa. Aparenta ser um produto premium. A refrigeração dele também funciona muito bem, temos uma ventoinha dedicada para a CPU e outra na placa de vídeo, e elas podem ser configuradas individualmente no software NitroSense.

Acer Nitro 5
Acer Nitro 5

No geral, elas conseguem manter o Acer Nitro numa temperatura bem aceitável, sem fazer muito barulho.

Conclusão

Já faz tempo que os modelos Acer Nitro são sinônimos de notebook gamer custo benefício. Muita gente tem algum modelo parecido com esse aqui em casa. Mas para jogar, esse modelo com a GTX 1650 talvez te deixe na mão. Lá no canal Roda Liso a gente testou ele em diversos jogos atuais, como Forza Horizon 5, God of War, Warzone, etc, e o desempenho dele me deixou decepcionado, para ser honesto. Então se for comprá-lo, compre para jogar jogos mais levinhos, da geração passada, pois os atuais tão martelando demais essa plaquinha de vídeo aqui.

Onde comprar?