Tá precisando compartilhar a tela do seu notebook ou desktop na Smart TV mas não tem um cabo HDMI sobrando em casa? Existe uma funcionalidade no próprio Windows que permite transmitir a tela pelo Wi-Fi. Nesse post vou te mostrar como espelhar a tela do notebook na Smart TV sem fio e sem precisar baixar nenhuma programa!

Como espelhar/transmitir notebook para a TV sem programas?

Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi

Tempo necessário: 2 minutos

Algumas Smart TVs possuem suporte para a transmissão de vídeo e áudio de notebooks e desktops através do Wi-Fi.

  1. Antes de tudo, você precisa se certificar de que a Smart TV e o computador estão conectados na mesma rede Wi-Fi. O compartilhamento não funcionará se um dos aparelhos estiver conectado numa rede diferente.

    Passo 1 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi
  2. Agora pressione em seu teclado ao mesmo tempo as teclas Windows e K;

    Passo 2 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi
  3. A sua Smart TV aparecerá na lista de opções de compartilhamento de tela. Clique nela. Se nenhuma opção aparecer disponível, prossiga para o próximo tutorial desse post, onde ensinamos a espelhar a tela através de um cabo HDMI;

    Passo 3 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi
  4. Pronto! Estamos compartilhando a tela do computador na Smart TV. Se aparecer uma mensagem na TV pedindo compartilhamento, pegue o controle e clique em aceitar. No meu caso, nenhuma mensagem apareceu, a TV aceitou o compartilhamento de imediato. Aqui também podemos configurar os tipos de espelhamento:

    Duplicar: A tela da TV transmite exatamente o que aparece no notebook;

    Estender: A tela da TV funciona como um "segundo monitor" podendo reproduzir conteúdos individuais enquanto você utiliza a tela do notebook normalmente;

    Segunda tela somente: Apenas a tela da TV é utilizada, funcionando como o monitor principal.

    Passo 4 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi
  5. Caso você queira alterar configurações do compartilhamento de tela, clique com o botão direito na área de trabalho e em Configurações de exibição;

    Passo 5 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi
  6. Aqui podemos alterar diversas configurações referentes as telas que estamos usando. Caso você tenha escolhido "Estender", é aqui onde alteramos o posicionamento das telas, basta clicar e arrastar o "1" e "2". 

    Passo 6 de: Como espelhar o notebook na TV pelo Wi-Fi

A TV não tem a opção de transmitir sem fio, e agora?

Se a sua SmartTV não tem opção de espelhar tela sem fio, ainda há esperanças. A melhor forma de espelhar a tela é através de uma conexão cabeada HDMI. Não é conveniente igual a versão sem fio, mas tem outras vantagens, como não depender da conexão ou velocidade da Wi-Fi e oferecer uma qualidade superior de imagem.

Para fazer isso é bem simples, siga o passo-a-passo:

1. Conecte um cabo HDMI na entrada da sua TV e no seu computador;

Conectando HDMI no Notebook
Conectando HDMI no Notebook
Entradas HDMI na traseira da TV
Entradas HDMI na traseira da TV

2. No controle da TV, aperte o botão "Source" e selecione HDMI 1 ou navegue no menu e encontre a opção de conectar em HDMI;

3. Agora no computador, pressione as teclas WINDOWS + P e clique em "Duplicar";

Após apertar Windows + P, você pode escolher qual opção deseja projetar.
Após apertar Windows + P, você pode escolher qual opção deseja projetar

4. Pronto! Se quiser desligar a imagem do notebook enquanto você usa a TV, ao invés de "Duplicar", selecione "Segunda tela somente".

Esse tutorial te ajudou de alguma forma? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos o mais cedo possível!