Olha a belezinha que a Acer enviou para a gente testar, o notebook Acer Nitro 5. Existem vários modelos da série Nitro 5, e esse aqui, o AN515-44-R4KA, foi o último a ser lançado.

Temos três grandes novidades nesse modelo.

  • O processador. É um octa-core fortíssimo da AMD, o Ryzen 7 4800H, com 8 núcleos e 16 threads.
  • O armazenamento. Ele conta com um SSD NVME de 512GB extremamente rápido. O note liga num piscar de olhos, e os jogos ficam pouquíssimo tempo nas telas de carregamento.
  • A tela. Aqui dentro tem praticamente um monitor gamer embutido. Full HD, taxa de atualização em 144 Hz, painel tipo IPS e com pouquíssimo ghosting.

Mas esse notebook não é perfeito. O nosso modelo tem apenas 8 GB de memória RAM, funcionando em single channel. A placa de vídeo dele também não é lá essas coisas, uma GTX 1650 4GB, modelo de entrada da geração anterior da Nvidia. Será que esses 8 GB de RAM vão conseguir acompanhar o resto do PC? E o quão longe dá pra ir com uma GTX 1650 hoje em dia? É isso que vamos descobrir nos testes!

Acer Nitro 5
Acer Nitro 5

Benchmarks Sintéticos

Antes dos jogos, bora ver ele trabalhando como Workstation? No benchmark sintético Cinebench, ele pegou 9963 pontos no multi-core e no single core 1245 pontos. Um resultado absurdamente bom. No quesito edição de vídeos, renderização no blender - ele bate de frente e até supera notebooks de quase o dobro do preço. O processador é muito bom mesmo. Já no Uningine Superposition, que testa mais a parte gráfica do PC, ele nos deixou na mão, pegou só 1836 pontos com média de FPS em 13 frames. Um sinal do que está por vir? Será que ele vai conseguir rodar os jogos? Bora descobrir!

Benchmark em Jogos

Call of Duty Warzone

Começando com Warzone! Se vocês observarem os dados do MSI afterburner, a placa de vídeo fica em praticamente 100% de uso e a memória ram também. Usando a configuração máxima que o jogo permite, pegou em média 47 FPS.

COD
COD (Configurações recomendadas)

Esse resultado já era de se esperar, o problema é que, mesmo abaixando os gráficos, a gente só conseguiu aumentar a média para 52 frames. O jogo ficou extremamente feio, e o FPS continuou lá embaixo.

Selo roda. Se você estiver desesperado para jogar Warzone, dá pra dar uma brincada com o Acer Nitro 5, mas eu esperava mais.

Elden Ring

Bora jogar Elden Ring? Nesse aqui, quem tá jogando toma porrada do jogo e o notebook apanha pra rodar. Média de 38 FPS com os gráficos no talo.

Elden Ring
Elden Ring (Max)

Mesmo com os gráficos no mínimo a gente não consegue bater 60 frames, apesar de chegar perto, a placa de vídeo não está dando conta de empurrar Elden Ring, mas fica com o Selo Roda.

CS:GO

Quando eu mencionei anteriormente as especificações do notebook, a galera mais chegada em FPS competitivo deve ter se ligado que esse notebook aparenta ser perfeito pra jogar competitivamente. O CS:GO tá numa boa, batendo 126 FPS de média.

CS:GO
CS:GO (Max)

Óbvio que ninguém joga CS com tudo no máximo, mas mesmo baixando os gráficos, a performance não mudou. Isso acontece porque o que está segurando os frames nem é a placa de vídeo, mas sim a memória RAM. Para passar dessa framerate a gente precisaria de outro stick de memória - aumentando a quantidade dela pra pelo menos 16 GB e habilitando o dual-channel. Mas dá pra jogar assim mais que tranquilo, selo roda competitivo.

Fortnite:

O Fortnite lançou o modo sem construção e a galera voltou a jogar, pegamos média de 38 FPS. O jogo tá bonitinho, selo roda, mas não tá rodando legal. Baixando os gráficos, a média fica quase batendo os 100 FPS, mas a estabilidade não fica muito boa, 1% low em 37 frames.

Fortnite
Fortnite (Epic)

Mais uma vez, a falta que faz mais um stick de memória, não é mesmo?

Valorant:

Se Valorant for o jogo que você mais joga, vai fundo no Acer Nitro. Tá rodando com média de 137 FPS. Acima de 120 frames vocês já sabem, selo roda competitivo!

Va
Valorant (Max)

Valorant é tão bem otimizado que a gente nem baixou os gráficos, a performance com tudo no máximo já está excelente.

Players Unknown Battlegrounds:

No Pubzinho, jogando o modo Team Deathmatch, o Acer Nitro pegou média de 41 frames, isso jogando com tudo no ultra, gargalando a placa de vídeo e memória ram. Selo roda. Abaixando os gráficos a média vai para 68 FPS. Com essa tela de 144 Hz, o ideal era a média bater pelo menos uns 100 frames. Mas o hardware infelizmente não tá colaborando.

PUBG
PUBG (Ultra)

Red Dead Redemption 2

Logo ao abrir o Red Dead 2 a gente já recebe uma mensagem avisando que o computador não preenche os requisitos mínimos. Então já sabe né? Média de 25 FPS e mínima de 1% em 13 frames. Isso com os gráficos no meio do slider, no modo "equilibrado". Não roda!

Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 (Equilibrado)

Diminuindo tudo a coisa melhora bastante, média em 55 frames, mas é uma pena em pleno 2022 jogar um jogo tão bonito quanto Red Dead nos piores gráficos possíveis.

Forza Horizon 5

Eu estava desanimando aqui com esse note mas a performance no Forza Horizon 5 me surpreendeu. Tá rodando liso! Média de 66 frames. Isso com os gráficos no preset médio.

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5 (Médio)

Botando os gráficos no ultra low, dá bastante diferença, a média vai para 87 frames. Mas obviamente, o jogo fica feio demais.

God of War

O God of War pegou média de 49 FPS naquela primeira boss fight, usando os gráficos originais, os mesmos do Playstation. Selo roda.

God of War
God of War (Original)

No low a coisa continua igual, pouquíssima mudança de performance. Dá pra jogar God of War aqui por ser um jogo mais cinemático, 60 FPS não é obrigatório, mas eu pessoalmente sinto falta da fluidez dessas taxas mais altas.

Snowrunners

Agora um joguinho bônus aí que pouca gente conhece, o Snowrunners!

É um jogo com um conceito bem simples: você utiliza veículos para completar missões de entrega em terrenos difíceis. Mas nada vai de acordo com os planos, e você quase sempre precisa enviar outro caminhão para resgatar o último que ficou atolado na lama.

Apesar de ser um jogo meio simples, é bem bonito e detalhado, pesando bastante pro notebook rodar. No ultra a gente pegou média de 44 frames.

Snowrunners
Snowrunners (Ultra)

Demos uma alterada nos gráficos, aumentamos umas coisas e diminuímos outras para bater 60. O jogo continua bonito e bem melhor de jogar. Fica aí a nossa recomendação de jogo, que o Acer Nitro 5 roda.

Conclusão

Seguinte, é interessante o notebook ter um processador cavalo octa-core como esse aqui, e uma tela de 144 Hz, mas de quê adianta se você só tem 8 GB de memória RAM? A gente não chegou a testar aqui, mas vimos os testes de outros reviewers. Se você for comprar esse notebook, separe uma graninha extra para colocar mais um stick de memória. O benefício de performance vai ser imenso, por ter mais memória, obviamente, mas também por elas estarem operando em dual-channel.

Não tem como negar, esse Acer Nitro aqui tá pelando muito pra rodar os jogos atuais, mesmo na qualidade baixa. Pagar 6 mil reais num notebook para jogar com tudo no low também é sacanagem.

Como alternativa, você pode economizar mais uma graninha e levar aquele DELL G15 que apareceu no último roda liso de notebook. Ele já vem com mais memória e com uma placa de vídeo bem melhor, uma RTX 3050.

Ficha técnica: Acer Nitro 5 AN515-44-R4KA