A gente curtiu bastante testar esse bichão aqui, o Acer Nitro 5, que é provavelmente o notebook gamer mais popular do Brasil. A nossa versão em específico tem um processador Ryzen 7 4800H e uma placa de vídeo GTX 1650. Já fizemos um Roda Liso, um 5 motivos para comprar e agora vamos finalizar com os 5 motivos para NÃO comprar! Começando pelo menos importantes e finalizando com defeitos no notebook que, honestamente, me fariam pensar duas vezes antes de comprá-lo.

Acer NItro 5
Acer NItro 5

Som ruim

É bem normal os falantes desses notebooks serem fracos e com o som insatisfatório, mas esse aqui consegue ser um pouco pior do que os outros. Quebra um galho, mas eu recomendaria usar algum headset ou fone bluetooth em combinação com esse notebook. Vai melhorar muito a experiência de uso. Não fique dependendo do som embutido para assistir filmes, séries ou jogar. Não se pode ter tudo, e o Acer Nitro acaba pecando na qualidade do áudio.

Teclado não é RGB

Ok, esse motivo é um pouco bobo, eu sei. Mas hoje em dia, todo gamer tem um quarto e setup tematizado com cores RGB, e aqui a gente só tem uma opção de cor. Entendo que o tema do Acer Nitro é vermelho, a gente tem esses detalhes de plástico na parte traseira, mas seria legal poder trocar as cores do teclado, assim como podemos em outros notebooks. É um detalhe simples, mas eu confesso que senti falta.

Acer Nitro 5 - O teclado é bonito, mas não é RGB
Acer Nitro 5 - O teclado é bonito, mas não é RGB

Não é portátil

Os notebooks gamers são famosos por serem grossos e nada portáteis, e esse aqui não é exceção. O bicho é pesado, com dois quilos e meio. A fonte dele também é grande e difícil de manusear, então não é um note para ficar levando de um lado para o outro o dia inteiro.

Assim como todo note gamer, você não vai jogar sem estar conectado na energia, e também não vai utilizá-lo deitado na cama, esquenta muito.

Ah, e nem pense em usá-lo só na bateria, dura pouquíssimo tempo. Então tenha isso em mente ao comprar não só o Acer Nitro, mas praticamente todo notebook gamer.

Acer Nitro 5
Acer Nitro 5

Pouca memória RAM

Agora vamos para a parte séria. Esse notebook vir de fábrica com apenas 8 GB de memória RAM é meio bizarro. Ele é um notebook gamer - é feito para jogar. E nos testes lá no canal Roda Liso a gente viu como a performance dele ficou fraca com apenas um stick de memória. De quê adianta colocar um processador potente desses, com oito núcleos e economizar na memória? Felizmente, nós podemos comprar e instalar outro stick, e eu recomendo que você faça isso se pretende jogar com ele, mas é sacanagem a Acer passar essa responsabilidade para o consumidor, ao invés de simplesmente lançar um produto um pouco mais caro, mas sem gargalos. 8 GB de memória de notebook tá aproximadamente 200 reais. Por essa diferença de preço, a gente tem um notebook que poderia ser muito melhor.

Acer Nitro 5 - Na imagem acima podemos ver os slots de expansão
Acer Nitro 5 - Na imagem acima podemos ver os slots de expansão

Placa de vídeo ultrapassada

Deixei o mais importante para o final. Esse é, na minha opinião, o deal-breaker desse produto - o principal motivo para NÃO comprar. Ao contrário da memória RAM, esse problema aqui não tem solução.

Acer Nitro 5
Acer Nitro 5

Nos testes do Roda Liso a gente teve dificuldade para rodar a maioria dos jogos modernos. Mesmo diminuindo os gráficos. As vezes fica impossível bater os 60 frames, como no Red Dead Redemption 2 e no Warzone.

Até em jogos mais competitivos, como PUBG e Fortnite, precisamos colocar os gráficos no ultra low para chegar nos 60 FPS. Então essa tela de 144 Hz é overkill para esse notebook, já que a maioria dos jogos chega nem perto dessa framerate, não importa o quão baixo os gráficos estejam. Acho que só CS GO, Valorant e Minecraft.

Conclusão

É um notebook gamer de entrada, justo, mesmo assim, custa entre 4 a 6 mil reais e apanha para rodar a maioria dos jogos que a galera está jogando atualmente.

Mas como corrigir esse problema? Bom, faltam aqui duas peças que a gente já falou sobre. Mais um stick de memória RAM para jogarmos em dual-channel. E substituir essa GTX 1650 por uma placa de vídeo melhor, como a RTX 3050 do Dell G15 que a gente testou no começo do ano. Pela diferença de preço de mais ou menos 500 reais, o G15 simplesmente entrega uma performance muito superior nos games.

Ryzen 4 4800H com GTX 1650
Ryzen 4 4800H com GTX 1650

Mas se você não tem interesse em jogar os lançamentos, quer só meter um Lolzinho,TFT, Overwatch, CS e Valorant, ou até títulos mais antigos como Witcher 3 e GTA V, esse note vai rodar sem problemas.