Caso você seja daquelas pessoas que cuidam dos seus aparelhos eletrônicos, em especial, o computador, é bem provável que os hardwares funcionem por um bom tempo. Entretanto, nada impede de que de uma hora para outra, eles apresentem algum problema.

É natural que com o tempo, e uso, as peças comecem a apresentar problemas. Além disso, atualizações muito pesadas de software podem comprometer e sobrecarregar o desempenho das peças. Como, por exemplo, a memória RAM do seu computador.

Por isso, vamos te mostrar abaixo, alguns sinais de que a memória RAM está comprometida, e que pode apresentar problemas em breve.

Por que uma falha de memória RAM é tão crítica?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Você pode se perguntar: por que é importante saber se a saúde da memória RAM está prestes a colapsar? Afinal de contas, a maioria das pessoas ficam anos com as telas de smartphones quebrados, por exemplo, e não trocam.

Embora não pareça, a RAM é muito importante, e você não pode ignorá-la. Ela também tem uma das maiores taxas de falha de todos os componentes de um gabinete.

Em suma, a RAM é quem determina quantos aplicativos a sua máquina pode executar ao mesmo tempo, sem travar. Os maiores consumidores de RAM costumam ser o sistema operacional, e o navegador da web. Além disso, quanto mais complexo for o programa que você executar, mais RAM ele vai precisar.

É como se fosse uma memória de curto prazo do seu PC. É ela quem vai armazenar os dados que o PC está usando. Os discos rígidos são a memória de longo prazo, usada para salvar as coisas que você precisa acessar entre as reinicializações.

Abaixo, confira 5 sintomas de problemas na memória RAM.

5 sinais de que a memória RAM do seu PC está com problemas

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, confira os principais problemas que surgem na memória RAM:

1. Desempenho decrescente

Um dos sinais mais comuns de falha na RAM, é a redução do desempenho. Se você notar, que quando começou a usar o PC ele funcionava bem, e com o tempo passou a ficar mais lento, isso é um sinal de problema.

O problema fica ainda mais evidente, se você tiver instalado, aplicativos com uso intensivo de memória, tais como o Photoshop, jogos pesados e navegadores de internet.

Obviamente, a RAM pode não ser a causa do problema. Nesse caso, a dica é verificar o uso do sistema, e se não conseguir ver a causa da degradação do desempenho, a causa pode estar na integridade da RAM.

Experimente reiniciar o seu PC, sem abrir nenhum aplicativo. Se o mesmo problema seguir acontecendo, talvez seja o momento de começar a comprar novos módulos de RAM.

2. Falhas aleatórias

Falhas constantes e aleatórias também podem indicar um problema na sua RAM. Mas antes de ter certeza, é necessário analisar.

Se você, por exemplo, tentar abrir um aplicativo x, e toda vez aparecer a tela azul de erro no Windows, provavelmente o problema é o software, e não o hardware. Porém, se você achar que as falhas acontecem sem um aviso prévio, e em momentos sem procedente, a sua RAM pode ser o problema.

3. A placa de vídeo falha ao carregar

Geralmente, quando você liga o computador, quase sempre é possível ouvir um sinal sonoro alto. Isso aponta que o hardware de vídeo e mídia do seu dispositivo foi reconhecido e inicializado.

Caso você não ouça o bipe, significa que ele não está carregando. E o motivo disso pode ser a RAM com problemas. Além disso, você verá uma mensagem de aviso na tela enquanto o sistema operacional tenta iniciar. É claro que isso também pode indicar um problema na placa de vídeo.

Porém, se você se questionar sobre os sinais de que uma RAM está com problema, ouça atentamente enquanto ela liga. Em geral, um bipe triplo significa que um erro de RAM foi encontrado.

4. Arquivos de dados corrompidos

Por vezes, é possível que ao tentar abrir um arquivo que você sempre acessa, esteja corrompido e não pode ser aberto. Além de ser uma lição sobre a importância de realizar backups regulares, é outro sinal claro de que sua RAM está à beira do abismo.

Se você encontrar mais e mais arquivos corrompidos, e o problema está piorando ao longo do tempo, a RAM é quase certamente a culpada. É porque a RAM defeituosa está fazendo com que a estrutura do seu disco rígido degenere; eventualmente, você não será capaz de inicializar sua máquina em tudo.

5. Exibição incorreta da RAM do sistema

É muito simples verificar a quantidade de RAM que o seu sistema encontra no Windows e no Mac. Além disso, você pode ver a quantidade máxima de RAM que você pode instalar.

Toque no botão direito do mouse no menu Iniciar no Windows, e vá até Sobre > Sistema. Além disso, você verá uma visão geral das estatísticas importantes da sua máquina, incluindo a quantidade de RAM instalada. Caso o seu sistema mostre os dados incorretos, pode ser um sinal de RAM ruim.

Por outro lado, se você estiver em um mac, navegue até a maça da Apple > Sobre esse Mac, e veja as informações o sistema. Assim como acontece com o Windows, você vai encontrar algumas das estatísticas do seu computador, o que inclui a quantidade de RAM.

Após essa consulta, analise: o valor coincide com a quantidade que a sua máquina precisa ter? Se você não tiver certeza, busque no Google, pelo número do produto do seu dispositivo.

Como verificar se sua RAM está com defeito?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Como dito, ter um dos sintomas acima, não significa, automaticamente, que há um problema de RAM. Pode haver centenas de outras causas, incluindo uma fonte de alimentação defeituosa, calor excessivo, um vírus / malware de computador, uma instalação de sistema operacional corrompido ou outro componente de hardware defeituoso.

No entanto, se você tiver vários desses problemas regularmente, é prudente executar alguns testes de diagnóstico, pois pode ser um sinal de que sua RAM está com defeito.

Como verificar se há problema na RAM no sistema Windows

O Windows vem com uma ferramenta de diagnóstico de memória interna. Para executá-lo, pressione a tecla Windows + R, digite mdsched e pressione Enter. Feito isso, o PC vai solicitar que você o reinicie.

Depois, ele executará alguns testes antes de reiniciar automaticamente e retornar à área de trabalho. Quaisquer problemas encontrados serão exibidos em uma notificação na barra de tarefas.

Como verificar se há problema na RAM no sistema macOS

Os Macs também possuem o seu próprio testador de memória embutido. Para usá-lo, reinicie o dispositivo e mantenha pressionado D enquanto ele inicializa. A partir disso, o sistema vai te levar a tela de diagnóstico. Nos modelos mais recentes, um teste de memória deve ser iniciado automaticamente.

Enquanto isso, nos modelos com versões mais antigas, será necessário selecionar a guia Testes de Hardware, marcar a caixa de seleção ao lado de Executar testes estendidos, e clicar em Testar.