O Google Chrome receberá em breve recursos para economia de memória e energia. A informação veio através do blog oficial do Google, onde é dito que os modos "Memory Saver" e "Memory Saver" serão lançados nas próximas semanas na versão para desktop (Windows e macOS) do Chrome. Já existem funcionalidades semelhantes a estas no Edge da Microsoft, mas este não é tão popular quanto o browser do Google.

Assim como as "guias adormecidas" do Microsoft Edge, o Chrome terá um sistema de "preservação" de memória, onde páginas que estiverem há muito tempo abertas, serão inativadas, permitindo que o computador realoque os recursos em tarefas mais críticas ou exigentes. Além disso, ao ativar o modo de economia de energia, o navegador do Google irá limitar alguns recursos ao nível de 20% de bateria no notebook. Confira em nossa matéria como ativar o "energy saver" em seu browser, além de entender como é o funcionamento deste recurso de forma mais detalhada.

Há opções de ajuste para cada um dos modos de economia de memória e energia

Google anuncia que modos de economia de memória e energia chegarão em breve em seu navegador Chrome. Fonte: Google
Google anuncia que modos de economia de memória e energia chegarão em breve em seu navegador Chrome. Fonte: Google

De acordo com a publicação no blog oficial do Google, os recursos "memory saver" (economia de memória) e "energy saver" (economia de energia) do Chrome contarão com opções de ajuste. Com isso, o usuário poderá equilibrar melhor o consumo de energia e memória do Google Chrome em seu computador, seja Windows ou macOS. Os usuários do Microsoft Edge relatam que as ferramentas semelhantes às anunciadas para o navegador do Google são eficientes e trazem benefícios eficazes para diversos computadores.

Lançamento e disponibilidade

Os recursos "memory saver" (economia de memória) e "energy saver" (economia de energia) do Chrome serão lançados nas próximas semanas, provavelmente antes do final de dezembro de 2022.

O que achou da novidade apresentada pelo Google para seu navegador Chrome? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!